Buscar

resposta equilibrio quimico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Para explicar o deslocamento químico nessas situações, utiliza-se o princípio de Le Chatelier, segundo o qual “se um sistema em equilíbrio for perturbado por alguma alteração, como a concentração de uma das substâncias, o sistema deslocará a sua posição de equilíbrio de modo a anular o efeito da perturbação, a fim de restabelecer uma nova situação de equilíbrio”.
Tendo esse princípio claro, é possível responder as situações problema:
Na primeira situação, pode-se considerar que a concentração da substância na água foi alterada, pois o sistema absorve água. Como a umidade do ar presente no ambiente é maior, a concentração de água em contato com a sílica aumenta, e consequentemente, é maior do que no sistema anterior. Assim aumentando a concentração da água, o sistema deslocará a sua situação de equilíbrio para a direita, de modo a consumir o excesso de água do sistema e voltar ao equilíbrio. Isso quer dizer que mais moléculas de água vão se ligar ao CoCl2 e o mesmo ficará mais úmido, resultando na saturação de umidade da sílica, fazendo com que seu aspecto passe de azul para rosa.
Na situação inversa, se a sílica estiver úmida e a umidade do ar baixa, a situação de equilíbrio vai se deslocar no sentido contrário, ou seja, para a esquerda. Isso porque estamos diminuindo a concentração da substância água do sistema que também deixa de ser apenas o dessecador e passa a ser o ar mais seco. Nessa situação, a reação vai avançar no sentido de formar mais moléculas de água. A água vai evaporar para o ambiente e diminuir a quantidade de moléculas ligadas ao CoCl2 presente na sílica, passando a apresentar uma coloração mais azulada, dependendo da quantidade de água que será perdida para o ambiente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais