Buscar

Ciência e tecnologia dos materiais


Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Engenharia de Produção 
Semestre: 7º 
Disciplina: Ciência e tecnologia dos materiais.
Professora: Msc. Giselle de Souza Silva
ATIVIDADE 1
Para validar as respostas é necessário preencher o gabarito.
	GABARITO
	1
	2
	3
	4
	A
	D
	D
	C
1. No estudo da ciência dos materiais, temos uma classificação para melhor entendimento e estudo. Entre os materiais, temos uma classe chamada de materiais cerâmicos. As cerâmicas podem ser descritas em relação aos elementos que a constituem, em geral são formadas por elementos metálicos e não-metálicos. Além disso, essa classe de materiais possui determinadas características. Analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa que contém as afirmações verdadeiras:
I - São caracterizados por serem isolantes térmicos e elétricos.
II- Possuem limitações quanto aos esforços de tração ou compressão.
III- São Materiais de baixa densidade e a alta flexibilidade.
a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
c) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
d) Todas as afirmativas estão corretas.
1. Ao estudar ligas ferrosas, vemos uma divisão em dois grandes materiais, o aço carbono e o ferro fundido. Em relação ao aço carbono, tem-se subdivisões em que o aço com baixo teor de carbono faz parte. Sabendo disso, analise as afirmações abaixo e marque a alternativa que contenha apenas as afirmativas verdadeiras sobre os aços com baixo teor de carbono:
I- O Tratamento térmico por austenitização, têmpera e revenimento aumentam as propriedades mecânicas dos aços com baixo ter de carbono.
II- Os aços com baixo ter de carbono têm como uma de suas características altas taxas de resfriamento.
III- Os microconstituintes de aços com baixo teor de carbono são a ferrita e a perlita.
IV- A elevada ductilidade e tenacidade são características dos aços com baixo teor de carbono.
Quais das afirmações estão corretas?
a) I, II.
b) I, III.
c) II, IV.
d) III, IV.
1. Aços de baixo teor de carbono desempenham um papel significativo na indústria devido à sua versatilidade e aplicabilidade em diversas áreas. Considerando os aços com baixo teor de carbono, qual é uma característica distintiva dessas ligas e como ela influencia suas propriedades mecânicas?
a) Resistência à corrosão.
b) Ductilidade e tenacidade excepcionais.
c) Elevado teor de carbono.
d) Resistência mecânica aumentada por tratamento térmico.
1. Dentre as Ligas não ferrosas variadas, temos uma classe de ligas que engloba materiais com aplicações especiais, como uso em turbinas de aeronaves e reatores nucleares. Dentre as alternativas abaixo, assinale a que apresenta essa classe de materiais:
a) Ligas não ferrosas diversas.
b) Metais refratários.
c) Superligas.
d) Metais nobres.
1. RESPONDA: Pesquise e responda o significado de cada palavra abaixo:
a) Tenacidade;
R: A tenacidade é a capacidade de um material absorver energia antes de sofrer deformação permanente ou fratura.
b) Dureza;
R: Refere-se à sua resistência à deformação plástica ou à penetração de um corpo duro. Em termos mais simples, a dureza mede a capacidade de um material resistir a arranhões, cortes ou penetração.
c) Abrasão;
R: Abrasão é uma operação que usa o atrito para remover partículas de um material, esfregando a peça que deve sofrer o processo em um outro material mais duro (abrasivos).
d) Revenido;
R: O revenimento é um tratamento térmico que tem como objetivo reduzir a fragilidade imposta ao material em decorrência do resfriamento abrupto da têmpera e tensões decorrentes da transformação martensítica.
e) Ductilidade;
R: A ductilidade é a capacidade de um material sofrer deformação plástica sem fraturar quando submetido a tensão. Materiais dúcteis podem ser esticados ou alongados em fios finos sem quebrar.
f) Têmpera;
R: É uma técnica de tratamento térmico que envolve aquecer um metal previamente temperado a uma temperatura abaixo de seu ponto crítico e, em seguida, resfriá-lo de maneira controlada.
g) Viscosidade;
R: A viscosidade mede a resistência de um líquido em fluir (escoar) e não está diretamente relacionada com a densidade do líquido, que é a relação massa/volume.
h) Maleabilidade;
R: A maleabilidade é a capacidade de um material ser deformado por compressão sem fraturar, resultando em uma mudança permanente em sua forma. Materiais maleáveis podem ser facilmente laminados ou martelados em chapas finas sem quebrar.
i) Material refratário;
R: É um material capaz de manter sua resistência a altas temperaturas. São utilizados em revestimentos de fornos, incineradores e reatores.
j) Deformação plástica;
R: São permanentes, isto é, permanecem após a tensão aplicada ser retirada. Deformações plásticas são irreversíveis, sendo acompanhadas por deslocamentos atômicos permanentes.
k) Deformação elástica;
R: Não são permanentes, isto é, são deformações que desaparecem quando a tensão aplicada é retirada. Dito de outra forma, as deformações elásticas são reversíveis, sendo resultado da ação de forças conservativas. 
l) Deformação por fluência; 
R: É a deformação plástica que ocorre em um corpo submetido a uma tensão constante abaixo do limite de escoamento, em função do tempo.
m) Ponto de fusão;
R: O ponto de fusão designa a temperatura a qual uma substância passa do estado sólido ao estado líquido. Esta temperatura é a mesma quando a substância se solidifica, ou seja, passa do estado líquido para o estado sólido.
n) Cristalinidade dos materiais;
R: A cristalinidade se refere ao grau de ordem estrutural de um sólido. 
o) Versatilidade;
R: Se refere à capacidade de se adaptar, de ser flexível e de desempenhar diferentes funções.
p) Resistência a tração;
R: É uma propriedade mecânica fundamental dos materiais que descreve a máxima tensão que um material pode suportar antes de falhar ou quebrar.
q) Fadiga;
R: É um procedimento utilizado para avaliar a resistência e a durabilidade dos materiais quando submetidos a carregamentos cíclicos. Ele simula as condições reais de uso, onde os materiais estão sujeitos a repetidas cargas, como as que ocorrem em estruturas mecânicas e componentes diversos.
r) Cisalhamento;
R: É realizado aplicando forças tangenciais opostas em uma área específica do material. Pode ser realizado por meio de máquinas de ensaio, onde uma força é aplicada perpendicularmente à área de cisalhamento e é medida a resistência à deformação.
image1.jpeg