Logo Passei Direto

Ferramentas de estudo

Solved questions

Leia o trecho a seguir: “O transtorno do uso de opioides envolve a autoadministração compulsiva e prolongada de opioides para propósitos não médicos. O Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-5) considera que o transtorno de uso de opioides ocorre se o padrão de uso causa comprometimento ou sofrimento clinicamente significativo.” Fonte: O’MALLEY, G.F.; O’MALLEY, R. Transtorno do uso de opióides e reabilitação. P.1. Manual MSD. 2018.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o processo de biotransformação dos opioides, ordene as fases a seguir de acordo com a sequência em que ocorrem no metabolismo:
( ) Níveis séricos alcançados.
( ) Atração para tecidos mais perfundidos.
( ) No fígado sofre desacetilação/N-desmetilação.
( ) Morfina sofre conjugação.
( ) No fígado sofre hidrólise/O-desmetilação.
5, 1, 2, 4, 3.
1, 2, 3, 5, 4.
1, 3, 2, 5, 4.
4, 1, 5, 2, 3.
3, 1, 4, 2, 5.

Leia o trecho a seguir: “O uso de inalantes tem sido largamente reconhecido como uma droga de abuso muito comum entre os adolescentes. A idade média de experimentação é entre os 14 e 15 anos, mas parece haver uma diminuição da idade de experimentação em populações mais vulneráveis, tais como ‘meninos de rua’, adolescentes com transtornos do humor ou de ansiedade, em conflito com a lei, onde a experimentação tende a ser ainda mais precoce, aos 7-9 anos”. Fonte: MARQUES, A. C. P. R. et al. Abuso e dependência de inalantes. Brasil. Associação Médica Brasileira, [s.I.], out. 2012, p. 4.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre inalantes, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Os inalantes se restringem a um pequeno grupo de substâncias voláteis.
II. ( ) Os inalantes são drogas de preferência de adolescentes pela facilidade de acesso.
III. ( ) As substâncias mais utilizadas como drogas inalantes são as com maior concentração de voláteis, baixo custo e fácil obtenção.
IV. ( ) A rápida ação dos inalantes se deve à rápida absorção pela mucosa nasal.
F, V, F, V.
F, F, V, V.
V, F, V, F.
V, F, F, V.

Conhecido como álcool da madeira, este composto químico é altamente inflamável e sua chama é invisível, o que o torna mais perigoso. O metanol sofre oxidação no organismo e seus metabólitos são responsáveis por seus efeitos tóxicos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a toxicocinética do metanol, pode-se afirmar que, independentemente da via de exposição ao metanol, sua toxicidade será a mesma, o que varia é:
o efeito tóxico.
o metabolismo.
o nível sérico.
o tempo de absorção.
o nível tóxico.

Leia o excerto a seguir: “Após a ingestão da bebida alcoólica, o processo de deglutição permite seu inexorável trajeto através do canal esofágico, sendo imediatamente conduzido para a cavidade estomacal, onde se iniciará o processo de absorção e posteriormente de distribuição. Cerca de 25% do etanol ingerido é inicialmente absorvida a partir do estômago, enquanto que a maior parte da substância, 75%, é absorvido pela mucosa duodenal.” Fonte: LEMOS, A. J. G.; ANDRADE, S. P.; ALMEIDA MOTA, M. S. Efeitos toxicológicos desencadeados pelo etanol no organismo humano: uma revisão. Scire Salutis, Guaraí, v. 7, n. 2, p. 3, 2017.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o mecanismo de toxicidade do etanol, analise as afirmativas a seguir:
I. O principal órgão responsável pela absorção do etanol é o estômago.
II. A biotransformação principal ocorre no fígado, onde o etanol sofre a ação de enzimas.
III. As enzimas responsáveis pela biotransformação do etanol são a álcool desidrogenase e a acetilcolinesterase.
IV. A enzima aldeído desidrogenase atua sobre o acetaldeído, resultando em acetato.
V. Os fatores genéticos são capazes de influenciar no processo de biotransformação.
I, III, IV e V.
II, III e IV.
I, II, IV e V.
II, III e V.
I, III e IV.

Leia o trecho a seguir: “Toda droga com potencial de adição causa seu próprio espectro característico de efeitos agudos, porém, todas compartilham a capacidade de induzir fortes sensações de euforia e recompensa. Com exposição repetida, as drogas que provocam adição induzem alterações adaptativas, como tolerância (i.e., escalonamento da dose para manutenção do efeito) ”. Fonte: KATZUNG, B. G.; TREVOR, A. J. Farmacologia Básica e Clínica-13. Porto Alegre: McGraw Hill Brasil, 2017, p. 552.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a dependência, tolerância e síndrome de abstinência, analise as afirmativas a seguir:
I. A tolerância ocorre quando a administração repetida de uma droga provoca um desvio da curva dose-resposta.
II. A tolerância pode ser inata, ou seja, desde a primeira administração o indivíduo pode apresentar variações na sensibilidade às drogas.
III. A dependência de uma droga pode ser física e/ou psicológica, sendo que a segunda é mais complexa e difícil de ser tratada.
IV. As mesmas alterações que levaram à tolerância causam uma supersensibilização do organismo, causando a dependência.
III e IV.
II e III.
I e II.
II e IV.

A intoxicação por metanol geralmente ocorre por ingestão acidental, como em bebidas alcoólicas adulteradas, ou propositalmente, como em tentativas de suicídio. Os efeitos dessa intoxicação podem ser semelhantes à intoxicação por etanol ou muito mais graves.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o metanol e seus sinais e sintomas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A intoxicação por metanol resulta em sintomas digestivos e respiratórios, como náuseas, vômitos, dores abdominais e dificuldade respiratória.
II. O álcool metílico é uma substância estimulante do sistema nervoso central.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta do I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Leia o trecho a seguir: “O uso e abuso de drogas constituem um fenômeno complexo, com origem e consequências do tipo biológico, psicológico e social. É analisado como um sintoma familiar, visto como uma forma de lidar com os conflitos, a função deste sintoma é denunciar a falha no sistema familiar e indicar mudanças no seu comportamento com o jovem.” Fonte: BERNARDY, C. C. F.; OLIVEIRA, M. L. F. O papel das relações familiares na iniciação ao uso de drogas de abuso por jovens institucionalizados. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. 44, n. 1, p. 11-17, mar. 2010.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que a doença que leva à busca frequente do prazer ou alívio de tensões, por meio de drogas, de forma impulsiva, compulsiva e repetitiva é o(a):
síndrome de abstinência.
dependência.
vício.
depressão.
tolerância.

Leia o trecho a seguir: “O tratamento das intoxicações por metanol e etilenoglicol é similar e inclui medidas gerais como terapia com antídotos, terapia com co-fatores e hemodiálise. As medidas de suporte são as mesmas adotadas para qualquer intoxicação grave [...].” Fonte: ANDRADE FILHO, A.; CAMPOLINA, D.; DIAS, MARIANA BORGES. Toxicologia na prática clínica. Belo Horizonte. Folium, 2001, p. 46.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o tratamento de intoxicação por metanol, pode-se afirmar que os antídotos mais utilizados em casos de intoxicação por metanol são o(a):
isopropanol e etanol.
glicose e o etanol.
formol e o fomepizol.
morfina e isopropanol.
etanol e o fomepizol.

Leia o trecho a seguir: “Analgésicos opioides são indicados para alívio de dores moderadas a intensas, particularmente de origem visceral. Em doses terapêuticas são razoavelmente seletivos, não havendo comprometimento de tato, visão, audição ou função intelectual.” Fonte: LOPES, L. C. (Org.). Formulário terapêutico nacional 2010. Brasília: Ministério da Saúde, 2. ed., 2010, p. 83.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o mecanismo de toxicidade dos opioides, analise as afirmativas a seguir:
I. A absorção dos opioides depende da via de administração e do pH do meio em que será absorvido.
II. Os opioides formam uma classe muito homogênea, sendo que todos seus representantes têm absorção e metabolismo semelhante.
III. De maneira geral, os opioides são metabolizados no fígado e, depois, no rim, em duas fases.
IV. Entre os opioides, a codeína se destaca por ter boa absorção na administração oral.
II e III.
III e IV.
I, II e IV.

Leia o trecho a seguir: “Opioides são universalmente utilizados no tratamento da dor oncológica e dor aguda, embora alguns clínicos ainda resistam ao uso destes analgésicos principalmente pelo temor de uma de suas complicações, a depressão respiratória, e pela falta de conhecimento de alguns aspectos farmacológicos como a tolerância, a dependência física e psicológica”. Fonte: RIBEIRO, S.; SCHMIDT, A. P.; SCHMIDT, S. R. G. O uso de opioides no tratamento da dor crônica não oncológica: o papel da metadona. Rev. Bras. Anestesiol., Campinas, set. 2002, v. 52, n. 5, p. 645.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os sinais e sintomas dos opioides e opiáceos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Os efeitos tóxicos dos opioides podem ocorrer mesmo em doses normais.
II. Pessoas com problemas hepáticos ou renais podem não metabolizar ou eliminar corretamente as drogas, o que leva à intoxicação.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é proposição falsa, e II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Material
Study with thousands of resources!

Solved questions

Leia o trecho a seguir: “O transtorno do uso de opioides envolve a autoadministração compulsiva e prolongada de opioides para propósitos não médicos. O Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-5) considera que o transtorno de uso de opioides ocorre se o padrão de uso causa comprometimento ou sofrimento clinicamente significativo.” Fonte: O’MALLEY, G.F.; O’MALLEY, R. Transtorno do uso de opióides e reabilitação. P.1. Manual MSD. 2018.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o processo de biotransformação dos opioides, ordene as fases a seguir de acordo com a sequência em que ocorrem no metabolismo:
( ) Níveis séricos alcançados.
( ) Atração para tecidos mais perfundidos.
( ) No fígado sofre desacetilação/N-desmetilação.
( ) Morfina sofre conjugação.
( ) No fígado sofre hidrólise/O-desmetilação.
5, 1, 2, 4, 3.
1, 2, 3, 5, 4.
1, 3, 2, 5, 4.
4, 1, 5, 2, 3.
3, 1, 4, 2, 5.

Leia o trecho a seguir: “O uso de inalantes tem sido largamente reconhecido como uma droga de abuso muito comum entre os adolescentes. A idade média de experimentação é entre os 14 e 15 anos, mas parece haver uma diminuição da idade de experimentação em populações mais vulneráveis, tais como ‘meninos de rua’, adolescentes com transtornos do humor ou de ansiedade, em conflito com a lei, onde a experimentação tende a ser ainda mais precoce, aos 7-9 anos”. Fonte: MARQUES, A. C. P. R. et al. Abuso e dependência de inalantes. Brasil. Associação Médica Brasileira, [s.I.], out. 2012, p. 4.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre inalantes, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Os inalantes se restringem a um pequeno grupo de substâncias voláteis.
II. ( ) Os inalantes são drogas de preferência de adolescentes pela facilidade de acesso.
III. ( ) As substâncias mais utilizadas como drogas inalantes são as com maior concentração de voláteis, baixo custo e fácil obtenção.
IV. ( ) A rápida ação dos inalantes se deve à rápida absorção pela mucosa nasal.
F, V, F, V.
F, F, V, V.
V, F, V, F.
V, F, F, V.

Conhecido como álcool da madeira, este composto químico é altamente inflamável e sua chama é invisível, o que o torna mais perigoso. O metanol sofre oxidação no organismo e seus metabólitos são responsáveis por seus efeitos tóxicos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a toxicocinética do metanol, pode-se afirmar que, independentemente da via de exposição ao metanol, sua toxicidade será a mesma, o que varia é:
o efeito tóxico.
o metabolismo.
o nível sérico.
o tempo de absorção.
o nível tóxico.

Leia o excerto a seguir: “Após a ingestão da bebida alcoólica, o processo de deglutição permite seu inexorável trajeto através do canal esofágico, sendo imediatamente conduzido para a cavidade estomacal, onde se iniciará o processo de absorção e posteriormente de distribuição. Cerca de 25% do etanol ingerido é inicialmente absorvida a partir do estômago, enquanto que a maior parte da substância, 75%, é absorvido pela mucosa duodenal.” Fonte: LEMOS, A. J. G.; ANDRADE, S. P.; ALMEIDA MOTA, M. S. Efeitos toxicológicos desencadeados pelo etanol no organismo humano: uma revisão. Scire Salutis, Guaraí, v. 7, n. 2, p. 3, 2017.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o mecanismo de toxicidade do etanol, analise as afirmativas a seguir:
I. O principal órgão responsável pela absorção do etanol é o estômago.
II. A biotransformação principal ocorre no fígado, onde o etanol sofre a ação de enzimas.
III. As enzimas responsáveis pela biotransformação do etanol são a álcool desidrogenase e a acetilcolinesterase.
IV. A enzima aldeído desidrogenase atua sobre o acetaldeído, resultando em acetato.
V. Os fatores genéticos são capazes de influenciar no processo de biotransformação.
I, III, IV e V.
II, III e IV.
I, II, IV e V.
II, III e V.
I, III e IV.

Leia o trecho a seguir: “Toda droga com potencial de adição causa seu próprio espectro característico de efeitos agudos, porém, todas compartilham a capacidade de induzir fortes sensações de euforia e recompensa. Com exposição repetida, as drogas que provocam adição induzem alterações adaptativas, como tolerância (i.e., escalonamento da dose para manutenção do efeito) ”. Fonte: KATZUNG, B. G.; TREVOR, A. J. Farmacologia Básica e Clínica-13. Porto Alegre: McGraw Hill Brasil, 2017, p. 552.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a dependência, tolerância e síndrome de abstinência, analise as afirmativas a seguir:
I. A tolerância ocorre quando a administração repetida de uma droga provoca um desvio da curva dose-resposta.
II. A tolerância pode ser inata, ou seja, desde a primeira administração o indivíduo pode apresentar variações na sensibilidade às drogas.
III. A dependência de uma droga pode ser física e/ou psicológica, sendo que a segunda é mais complexa e difícil de ser tratada.
IV. As mesmas alterações que levaram à tolerância causam uma supersensibilização do organismo, causando a dependência.
III e IV.
II e III.
I e II.
II e IV.

A intoxicação por metanol geralmente ocorre por ingestão acidental, como em bebidas alcoólicas adulteradas, ou propositalmente, como em tentativas de suicídio. Os efeitos dessa intoxicação podem ser semelhantes à intoxicação por etanol ou muito mais graves.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o metanol e seus sinais e sintomas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A intoxicação por metanol resulta em sintomas digestivos e respiratórios, como náuseas, vômitos, dores abdominais e dificuldade respiratória.
II. O álcool metílico é uma substância estimulante do sistema nervoso central.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta do I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Leia o trecho a seguir: “O uso e abuso de drogas constituem um fenômeno complexo, com origem e consequências do tipo biológico, psicológico e social. É analisado como um sintoma familiar, visto como uma forma de lidar com os conflitos, a função deste sintoma é denunciar a falha no sistema familiar e indicar mudanças no seu comportamento com o jovem.” Fonte: BERNARDY, C. C. F.; OLIVEIRA, M. L. F. O papel das relações familiares na iniciação ao uso de drogas de abuso por jovens institucionalizados. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. 44, n. 1, p. 11-17, mar. 2010.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que a doença que leva à busca frequente do prazer ou alívio de tensões, por meio de drogas, de forma impulsiva, compulsiva e repetitiva é o(a):
síndrome de abstinência.
dependência.
vício.
depressão.
tolerância.

Leia o trecho a seguir: “O tratamento das intoxicações por metanol e etilenoglicol é similar e inclui medidas gerais como terapia com antídotos, terapia com co-fatores e hemodiálise. As medidas de suporte são as mesmas adotadas para qualquer intoxicação grave [...].” Fonte: ANDRADE FILHO, A.; CAMPOLINA, D.; DIAS, MARIANA BORGES. Toxicologia na prática clínica. Belo Horizonte. Folium, 2001, p. 46.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o tratamento de intoxicação por metanol, pode-se afirmar que os antídotos mais utilizados em casos de intoxicação por metanol são o(a):
isopropanol e etanol.
glicose e o etanol.
formol e o fomepizol.
morfina e isopropanol.
etanol e o fomepizol.

Leia o trecho a seguir: “Analgésicos opioides são indicados para alívio de dores moderadas a intensas, particularmente de origem visceral. Em doses terapêuticas são razoavelmente seletivos, não havendo comprometimento de tato, visão, audição ou função intelectual.” Fonte: LOPES, L. C. (Org.). Formulário terapêutico nacional 2010. Brasília: Ministério da Saúde, 2. ed., 2010, p. 83.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o mecanismo de toxicidade dos opioides, analise as afirmativas a seguir:
I. A absorção dos opioides depende da via de administração e do pH do meio em que será absorvido.
II. Os opioides formam uma classe muito homogênea, sendo que todos seus representantes têm absorção e metabolismo semelhante.
III. De maneira geral, os opioides são metabolizados no fígado e, depois, no rim, em duas fases.
IV. Entre os opioides, a codeína se destaca por ter boa absorção na administração oral.
II e III.
III e IV.
I, II e IV.

Leia o trecho a seguir: “Opioides são universalmente utilizados no tratamento da dor oncológica e dor aguda, embora alguns clínicos ainda resistam ao uso destes analgésicos principalmente pelo temor de uma de suas complicações, a depressão respiratória, e pela falta de conhecimento de alguns aspectos farmacológicos como a tolerância, a dependência física e psicológica”. Fonte: RIBEIRO, S.; SCHMIDT, A. P.; SCHMIDT, S. R. G. O uso de opioides no tratamento da dor crônica não oncológica: o papel da metadona. Rev. Bras. Anestesiol., Campinas, set. 2002, v. 52, n. 5, p. 645.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os sinais e sintomas dos opioides e opiáceos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Os efeitos tóxicos dos opioides podem ocorrer mesmo em doses normais.
II. Pessoas com problemas hepáticos ou renais podem não metabolizar ou eliminar corretamente as drogas, o que leva à intoxicação.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é proposição falsa, e II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Text Material Preview

20/11/2021 16:59 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_73893_1/grades/assessment/_4380845_1/overview/attempt/_15434307_1/review/inline-feedback?… 1/8
Conteúdo do exercício
Ocultar opções de resposta 
Pergunta 1 -- /1
Leia o trecho a seguir:
“O transtorno do uso de opioides envolve a autoadministração compulsiva e prolongada de opioides para 
propósitos não médicos. O Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-5) considera 
que o transtorno de uso de opioides ocorre se o padrão de uso causa comprometimento ou sofrimento 
clinicamente significativo.” 
Fonte: O’MALLEY, G.F.; O’MALLEY, R. Transtorno do uso de opióides e reabilitação. P.1. Manual MSD. 2018. 
Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/t%C3%B3picos-especiais/drogas-recreativas-e-
intoxicantes/transtorno-do-uso-de-opioides-e-reabilita%C3%A7%C3%A3o#. Acesso em: 14 dez. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o processo de biotransformação dos opioides, 
ordene as fases a seguir de acordo com a sequência em que ocorrem no metabolismo:
( ) Níveis séricos alcançados.
( ) Atração para tecidos mais perfundidos.
( ) No fígado sofre desacetilação/N-desmetilação.
( ) Morfina sofre conjugação.
( ) No fígado sofre hidrólise/O-desmetilação.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
5, 1, 2, 4, 3.
Resposta correta1, 2, 3, 5, 4. 
1, 3, 2, 5, 4.
10/10
Nota final
Enviado: 12/11/21 19:29 (UTC-3)
https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/t%C3%B3picos-especiais/drogas-recreativas-e-intoxicantes/transtorno-do-uso-de-opioides-e-reabilita%C3%A7%C3%A3o#.
20/11/2021 16:59 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_73893_1/grades/assessment/_4380845_1/overview/attempt/_15434307_1/review/inline-feedback?… 2/8
Ocultar opções de resposta 
4, 1, 5, 2, 3.
3, 1, 4, 2, 5.
Pergunta 2 -- /1
Leia o trecho a seguir:
“O uso de inalantes tem sido largamente reconhecido como uma droga de abuso muito comum entre os 
adolescentes. A idade média de experimentação é entre os 14 e 15 anos, mas parece haver uma diminuição da 
idade de experimentação em populações mais vulneráveis, tais como ‘meninos de rua’, adolescentes com 
transtornos do humor ou de ansiedade, em conflito com a lei, onde a experimentação tende a ser ainda mais 
precoce, aos 7-9 anos”. Fonte: MARQUES, A. C. P. R. et al. Abuso e dependência de inalantes. Brasil. Associação 
Médica Brasileira, [s.I.], out. 2012, p. 4.
 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre inalantes, analise as afirmativas a seguir e 
assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Os inalantes se restringem a um pequeno grupo de substâncias voláteis.
II. ( ) Os inalantes são drogas de preferência de adolescentes pela facilidade de acesso.
III. ( ) As substâncias mais utilizadas como drogas inalantes são as com maior concentração de voláteis, baixo 
custo e fácil obtenção.
IV. ( ) A rápida ação dos inalantes se deve à rápida absorção pela mucosa nasal.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F, V, F, V.
F, F, V, V.
V, F, V, F.
V, F, F, V.
Resposta corretaF, V, V, F.
Pergunta 3
--
/1
20/11/2021 16:59 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_73893_1/grades/assessment/_4380845_1/overview/attempt/_15434307_1/review/inline-feedback?… 3/8
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Conhecido como álcool da madeira, este composto químico é altamente inflamável e sua chama é invisível, o que 
o torna mais perigoso. O metanol sofre oxidação no organismo e seus metabólitos são responsáveis por seus 
efeitos tóxicos. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a toxicocinética do metanol, pode-se afirmar que, 
independentemente da via de exposição ao metanol, sua toxicidade será a mesma, o que varia é:
o efeito tóxico.
o metabolismo.
o nível sérico.
Resposta corretao tempo de absorção.
o nível tóxico.
Pergunta 4 -- /1
Leia o excerto a seguir:
“Após a ingestão da bebida alcoólica, o processo de deglutição permite seu inexorável trajeto através do canal 
esofágico, sendo imediatamente conduzido para a cavidade estomacal, onde se iniciará o processo de absorção e 
posteriormente de distribuição. Cerca de 25% do etanol ingerido é inicialmente absorvida a partir do estômago, 
enquanto que a maior parte da substância, 75%, é absorvido pela mucosa duodenal.” 
Fonte: LEMOS, A. J. G.; ANDRADE, S. P.; ALMEIDA MOTA, M. S. Efeitos toxicológicos desencadeados pelo 
etanol no organismo humano: uma revisão. Scire Salutis, Guaraí, v. 7, n. 2, p. 3, 2017.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o mecanismo de toxicidade do etanol, analise as 
afirmativas a seguir:
I. O principal órgão responsável pela absorção do etanol é o estômago.
II. A biotransformação principal ocorre no fígado, onde o etanol sofre a ação de enzimas.
III. As enzimas responsáveis pela biotransformação do etanol são a álcool desidrogenase e a acetilcolinesterase.
IV. A enzima aldeído desidrogenase atua sobre o acetaldeído, resultando em acetato.
V. Os fatores genéticos são capazes de influenciar no processo de biotransformação. 
Está correto apenas o que se afirma em:
20/11/2021 16:59 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_73893_1/grades/assessment/_4380845_1/overview/attempt/_15434307_1/review/inline-feedback?… 4/8
Ocultar opções de resposta 
I, III, IV e V.
II, III e IV.
Resposta corretaI, II, IV e V.
II, III e V.
I, III e IV.
Pergunta 5 -- /1
Leia o trecho a seguir:
“Toda droga com potencial de adição causa seu próprio espectro característico de efeitos agudos, porém, todas 
compartilham a capacidade de induzir fortes sensações de euforia e recompensa. Com exposição repetida, as 
drogas que provocam adição induzem alterações adaptativas, como tolerância (i.e., escalonamento da dose para 
manutenção do efeito) ”.
Fonte: KATZUNG, B. G.; TREVOR, A. J. Farmacologia Básica e Clínica-13. Porto Alegre: McGraw Hill Brasil, 2017, 
p. 552. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a dependência, tolerância e síndrome de 
abstinência, analise as afirmativas a seguir:
I. A tolerância ocorre quando a administração repetida de uma droga provoca um desvio da curva dose-resposta.
II. A tolerância pode ser inata, ou seja, desde a primeira administração o indivíduo pode apresentar variações na 
sensibilidade às drogas.
III. A dependência de uma droga pode ser física e/ou psicológica, sendo que a segunda é mais complexa e difícil 
de ser tratada.
IV. As mesmas alterações que levaram à tolerância causam uma supersensibilização do organismo, causando a 
dependência.
Está correto apenas o que se afirma em:
III e IV.
II e III.
I e II.
II e IV.
Resposta corretaI, II e III.
20/11/2021 16:59 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_73893_1/grades/assessment/_4380845_1/overview/attempt/_15434307_1/review/inline-feedback?… 5/8
Ocultar opções de resposta 
Pergunta 6 -- /1
A intoxicação por metanol geralmente ocorre por ingestão acidental, como em bebidas alcoólicas adulteradas, ou 
propositalmente, como em tentativas de suicídio. Os efeitos dessa intoxicação podem ser semelhantes à 
intoxicação por etanol ou muito mais graves.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o metanol e seus sinais e sintomas, analise as 
asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A intoxicação por metanol resulta em sintomas digestivos e respiratórios, como náuseas, vômitos, dores 
abdominais e dificuldade respiratória.
Porque:
II. O álcool metílico é uma substância estimulante do sistema nervoso central.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Resposta corretaA asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta do I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserçõesI e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Pergunta 7 -- /1
Leia o trecho a seguir:
“O uso e abuso de drogas constituem um fenômeno complexo, com origem e consequências do tipo biológico, 
psicológico e social. É analisado como um sintoma familiar, visto como uma forma de lidar com os conflitos, a 
função deste sintoma é denunciar a falha no sistema familiar e indicar mudanças no seu comportamento com o 
jovem.”
20/11/2021 16:59 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_73893_1/grades/assessment/_4380845_1/overview/attempt/_15434307_1/review/inline-feedback?… 6/8
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Fonte: BERNARDY, C. C. F.; OLIVEIRA, M. L. F. O papel das relações familiares na iniciação ao uso de drogas de 
abuso por jovens institucionalizados. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. 44, n. 1, p. 11-17, mar. 2010. Disponível 
em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342010000100002&lng=en&nrm=iso. Acesso 
em: 06 jan. 2021.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que a doença que leva à busca 
frequente do prazer ou alívio de tensões, por meio de drogas, de forma impulsiva, compulsiva e repetitiva é o(a):
síndrome de abstinência.
Resposta corretadependência.
vício.
depressão.
tolerância.
Pergunta 8 -- /1
Leia o trecho a seguir:
“O tratamento das intoxicações por metanol e etilenoglicol é similar e inclui medidas gerais como terapia com 
antídotos, terapia com co-fatores e hemodiálise. As medidas de suporte são as mesmas adotadas para qualquer 
intoxicação grave [...].” 
Fonte: ANDRADE FILHO, A.; CAMPOLINA, D.; DIAS, MARIANA BORGES. Toxicologia na prática clínica. Belo 
Horizonte. Folium, 2001, p. 46.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o tratamento de intoxicação por metanol, pode-se 
afirmar que os antídotos mais utilizados em casos de intoxicação por metanol são o(a):
isopropanol e etanol.
glicose e o etanol.
formol e o fomepizol.
morfina e isopropanol.
Resposta corretaetanol e o fomepizol.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342010000100002&lng=en&nrm=iso.
20/11/2021 16:59 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_73893_1/grades/assessment/_4380845_1/overview/attempt/_15434307_1/review/inline-feedback?… 7/8
Ocultar opções de resposta 
Pergunta 9 -- /1
Leia o trecho a seguir:
“Analgésicos opioides são indicados para alívio de dores moderadas a intensas, particularmente de origem 
visceral. Em doses terapêuticas são razoavelmente seletivos, não havendo comprometimento de tato, visão, 
audição ou função intelectual.” 
Fonte: LOPES, L. C. (Org.). Formulário terapêutico nacional 2010. Brasília: Ministério da Saúde, 2. ed., 2010, p. 
83.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o mecanismo de toxicidade dos opioides, analise 
as afirmativas a seguir:
I. A absorção dos opioides depende da via de administração e do pH do meio em que será absorvido.
II. Os opioides formam uma classe muito homogênea, sendo que todos seus representantes têm absorção e 
metabolismo semelhante.
III. De maneira geral, os opioides são metabolizados no fígado e, depois, no rim, em duas fases.
IV. Entre os opioides, a codeína se destaca por ter boa absorção na administração oral.
Está correto apenas o que se afirma em:
II e III.
III e IV.
I, II e IV.
Resposta corretaI e IV.
I e II.
Pergunta 10 --
Leia o trecho a seguir:
20/11/2021 16:59 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_73893_1/grades/assessment/_4380845_1/overview/attempt/_15434307_1/review/inline-feedback?… 8/8
Ocultar opções de resposta 
“Opioides são universalmente utilizados no tratamento da dor oncológica e dor aguda, embora alguns clínicos 
ainda resistam ao uso destes analgésicos principalmente pelo temor de uma de suas complicações, a depressão 
respiratória, e pela falta de conhecimento de alguns aspectos farmacológicos como a tolerância, a dependência 
física e psicológica”. 
Fonte: RIBEIRO, S.; SCHMIDT, A. P.; SCHMIDT, S. R. G. O uso de opioides no tratamento da dor crônica não 
oncológica: o papel da metadona. Rev. Bras. Anestesiol., Campinas, set. 2002, v. 52, n. 5, p. 645. Disponível em: 
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-70942002000500015&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 
14 dez. 2020.
 Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os sinais e sintomas dos opioides e opiáceos, 
analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Os efeitos tóxicos dos opioides podem ocorrer mesmo em doses normais.
Porque:
II. Pessoas com problemas hepáticos ou renais podem não metabolizar ou eliminar corretamente as drogas, o que 
leva à intoxicação. 
A seguir, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é proposição falsa, e II é uma proposição verdadeira.
Resposta corretaAs asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-70942002000500015&lng=en&nrm=iso.