Logo Passei Direto
Material
Study with thousands of resources!

Text Material Preview

Karina Ramos Azevedo 
Orientador: Letiéri Calvete 
Portfólio de Consultoria ambiental
INTRODUÇÃO
Em virtude dos grandes impactos ambientais, a coleta seletiva tornou-se um dos assuntos cada vez mais relevante a ser abordado, seja dentro do setor público, como propostas de governantes, dentro do setor privado, onde as empresas entendem que essa responsabilidade é compartilhada, ou até mesmo dentro de nossas casas. 
Um dos problemas das grandes cidades, é a elevada quantidade de lixo produzida frente a dificuldade em destiná-los de modo ambientalmente aceitável, a gestão adequada do lixo é um dos desafios constantes em todo mundo. Na cidade de São Paulo não poderia ser diferente, a cidade, que possui uma população estimada com mais de 12 milhões de habitantes, de acordo com o IBGE de 2020, produz diariamente em torna de 20 mil toneladas de resíduos de todos os tipos, essa quantidade de lixo torna-se mais alarmante quando você compara os atuais índices de reciclagem da cidade, que hoje está entre 2% a 4%.
É necessário ter em mente que a coleta seletiva é um fator que contribui para a redução do impacto ambiental promovido pelo consumo em excesso, esse é o primeiro passo para entender a importância de introduzir o ensinamento desde cedo para os cidadãos. 
Além disso, a coleta seletiva impulsiona a reciclagem como forma de fonte renda para catadores de material reciclável, contribuindo para economia do município. Possibilita o município economizar com gastos de limpeza urbana, resultando em destinar essas verbas para setores mais carentes. 
Tratando-se de benefícios ambientais para os municípios podemos relacionar alguns:
1. Menos extração de novos recursos naturais, ao separar o lixo evitamos que parte dos nossos resíduos seja destinado aos aterros e garantimos a reciclagem e a reutilização, preservando a extração de novos recursos naturais. 
2. Mitigando a contaminação do solo, rios, lençóis freáticos etc., quando destinamos os resíduos para aterros sem realizar essa seletividade, é possível que o descarte indevido de resíduos de produtos químicos, como fertilizantes, pesticidas e herbicidas aconteça.
3. Centros de reciclagem e triagem, são espaços que possibilitam um aprendizado sobre educação ambiental, sendo possível a formação de futuras gerações com um olhar mais sustentável para o mundo. 
Atualmente existe leis como a Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010 que impulsiona e incentiva a destinação adequada de resíduos sólidos em grandes cidades. O tema sobre melhorias socioambientais é pauta sempre em encontros de grandes líderes mundiais, é perceptível que é um assunto de importância grandiosa.
Conclui-se, a coleta seletiva se torna cada vez mais necessária em grandes cidades, possibilitando ambientes mais agradáveis de se viver proporcionando uma qualidade de vida para todos. Ela é definitivamente um dos primeiros e mais importantes passos para uma rotina alinhada com o meio ambiente, com o planeta e com a saúde de todos. 
OBJETIVO
O projeto será educação ambiental dentro das escolas municipais, utilizando uma das premissas básicas da sustentabilidade, o sistema tripartite, onde é criado um canal de comunicação entre, poder público, empresas privadas e comunidade. A escolha da temática vai de encontro com uma das metas da cidade de São Paulo, que já visualizava a necessidade de reduzir em 500 mil toneladas a quantidade de resíduos encaminhados aos aterros sanitários diariamente, essa proposta faz parte do plano de metas criado pela gestão municipal. 
O objetivo desse projeto é possibilitar para futuras gerações a compreensão dos conceitos de meio ambiente, sustentabilidade, preservação e conservação, sendo assim, o projeto busca a formação de cidadãos conscientes e críticos fortalecendo as boas práticas que contribuem para um mundo mais equilibrado.
No ambiente escolar, ela possui grande importância visto que desde cedo as crianças aprendem a lidar com o desenvolvimento sustentável tornando hábitos comuns a reciclagem e a importância de se preocupar com o meio ambiente. 
Reforçando, que a coleta seletiva inicia dentro das nossas casas, e com isso replicando para outros lugares, o projeto visa parceria com espaços de reciclagens já existentes dentro do município, com a secretaria de educação para auxiliar dentro das escolas, e com os jovens de receberem essas informações e replicarem da melhor forma possível. 
Conclui-se que a educação ambiental é um canal extremamente importante para mudar hábitos diários da população, a conscientização da população é um fator importante para que as políticas ambientais alcancem sucesso, assim construindo valores sociais, atitudes e competências voltadas para a conservação da natureza.
JUSTIFICATIVA
O projeto de “Coleta Seletiva Dentro das Escolas”, pode ser oferecido tanto pelo poder publico como setor privado, entendendo que essa responsabilidade é todos. 
Podem ser oferecidos por prefeituras, para aplicar dentro das escolas municipais da sua cidade, envolvendo secretaria de educação e meio ambiente, compreendendo que a educação municipal é uma obrigatoriedade, e quanto mais clara e objetiva ela for, auxiliará no desenvolvimento sustentável da cidade.
Outro cliente em potência, são empresas privadas que se preocupam com a temática de sustentabilidade do negócio, e entendem que é responsabilidade de todos contribuir para uma sociedade mais bem informada, além obviamente de impulsionar para o desenvolvimento na educação do município. Essa parceria seria feita com o poder público, secretaria de educação para autorização de acesso aos alunos dentro das escolas.
É interessante ressaltar que esse projeto, contrato por qualquer cliente, tanto setor privado ou público, terá parceria com pontos de entrega voluntaria do município, a ideia é utilizar esse recurso para formar uma comunicação completa sobre a temática. 
Conclui-se que esse projeto foi criado para atender clientes que visam um mundo mais sustentável, e entendem que o equilíbrio do ecossistema detende de boas práticas de todos. 
REFERÊNCIAS:
Ministério do Meio Ambiente – Projetos Sociais
Secretaria Municipal de Educação
Mistério do Meio Ambiente - Coleta Seletiva
Mistério do Meio Ambiente - Resíduos Sólidos
VG Resíduos 
	4