Logo Passei Direto
Material
Study with thousands of resources!

Text Material Preview

Atividade individual
	Matriz de atividade individual
	Disciplina/Turma: Transformação Digital 
	Estudante: Isabela dos Santos Neco
	1. 	Introdução
	A Rigras é uma empresa de transporte do grupo Suzantur, sediada na cidade de Ribeirão Pires, foi fundada em junho de 1982, sendo a primeira e atualmente única empresa com fins de meio de transporte da cidade, é considerada uma empresa de micro porte, na área administrativa conta apenas com 10 funcionários, e faz a operação de 11 linhas pela cidade, facilitando a vida dos habitantes até a locomoção onde se concentra o grande ponto de partida da cidade à CPTM – Estação Antônio Bespalec.
A cidade na qual a empresa Rigras está localizada é denominada como uma estância turística, sendo formada a partir da instalação da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí, se tornando município apenas em 1953. Em 2021, a população estimada é de 125.238 habitantes, por ser uma estância turística e uma cidade relativamente pequena comparada com a grande metrópole de São Paulo, nossos meios de locomoção e opções acabam sendo escassos, tendo então apenas uma companhia como a líder no mercado.
O transporte público é um meio essencial no nosso dia a dia, seja a locomoção para casa, trabalho, escolas e universidades, lazer e etc, e quando uma pequena cidade conta somente com um meio de transporte público entre os bairros a demanda acaba sendo muito maior, ainda mais em horários de pico. A Rigras no passado tinha outra empresa concorrente, conhecida como Irmãos Correia está obtinha o maior número de linhas, mas após um caso de falência, vendeu suas partes para os proprietários da Rigras, tornando a mesma um só e líder nessa empreitada.
Portanto, a partir deste momento que a empresa Rigras entra, sendo seus clientes fiéis todos os habitantes da cidade, e a Prefeitura o seu maior apoio nesta jornada, a empresa em si fornece uma boa frota de ônibus, com funcionários preparados e uma limpeza de qualidade, porém os meios de utilização estão um pouco ultrapassados comparados com a região do Grande ABC e a Capital de São Paulo, onde o processo de utilização de cartões de vale transporte temos a opção solicitar para uso apenas os que são emitidos pela empresa da cidade, dispensando os cartões da TOP e bilhete único, atrapalhando a visibilidade da cidade e o leque de opções para pagamento, e a falta de um serviço de qualidade de atendimento via chat com opções de pagamentos de tarifas, emissão de primeira e segunda via de cartões de estudantes, idosos, VT, especiais, e outros.
A rigras necessita que uma transformação digital seja empreendida na mesma, para gerar maior visibilidade no transporte da cidade, investimento dos órgãos gorvenamentais, conforto aos seus usuários, facilitando a vida dos mesmos com um APP de fácil acesso e totalmente digital, com atendimento personalizado para todas as idades.
A empresa tem como missão oferecer um transporte seguro e de qualidade a todos. Como nossa cidade conta com atrações anuais, e recebemos também visitantes de outros lugares, a segurança dos passegeiros e conforto é algo fundamental.
	2. Objetivos estratégicos
	A Rigras visa trazer aos seus usuários o maior conforto, acessibilidade, locomoção e segurança, tornando sua viagem agradável.
 Com novas ideias e tecnologias surgindo no ano de 2023, temos o enfoque como objetivo a implementação de um APP totalmente novo e capacitado as necessidades de todos os clientes, sendo possível comprar o seu bilhete a qualquer momento, pagando apenas com seu cartão de débito ou crédito, apple e google pay e PIX.
 O projeto é basicamente melhorar e aumentar as funções do APP da empresa Rigras, dispondo maiores funções, sem a necessidade de um cartão fisico para pagar sua passagem, tem como plano o cartão digital proposto no APP, bem como mapas de rotas, horários em tempo real para acompanhar o percusso do seu ônibus, transferência de linhas, trânsito, acidentes, schedule, trazendo maior conforto para os estudantes, trabalhadores e a sociedade em um bem geral.
 Com essa proposta, não só a qualidade da empresa irá subir, diminuindo atrasos, falta de troco e outras questões que desempenham uma frustração no usuário, bem como aumentara seu lucro captando um maior número de clientes para o uso de sua organização como meio de transporte, e turistas desfrutando de uma rota rápida e segura, sem pagar autos preços de uber ou táxi. 
	3. Liderança e cultura organizacional
	 
 A empresa Suzantur CEO da Rigras responsável pelo transporte na cidade de Ribeirão Pires, tem outras cidades como gestora de outros meios de transporte. A cultural de uma empresa é a base fundamental para uma dinâmica saudável que forncerá prósperos resultados no futuro organizacional. A forma como seus colaboradores recebem e retribui este trabalho também é fundamental, eles são o nosso ponto de partida entre a empresa e os nossos clientes. Sendo assim os principais pontos para serem trabalhos para alcançar o fator sucesso nesta transformação digital, são:
- Ambiente propício para a TD: Integração, colaboração, perpiscaz e agilidade.
- Cultura organizacional: Habilidades, competências, organização, inconformismo, tolerância ao erro, inconformismo, metas, ideias e planejamento.
 Para Chiavenato (1999), a cultura organizacional é a reunião de hábitos e crenças, por meio de atitudes, valores e expectativas compartilhados entre os integrantes de uma instituição, que caracteriza sua mentalidade e modo de agir dentro no ambiente interno e externo.
De acordo com o Dr. Eliyahu M. Goldratt, “Valor é criado através da remoção de uma limitação significativa para o cliente, de uma maneira que não era possível antes, em uma extensão que nenhum outro competidor pode entregar”.
 Vejamos, o ambiente no qual a transformação digital irá ser implementada é de extrema importância, nele centralizamos nossos ideais, estrategias, foco e metas a serem cumpridas. A forma como nossos clientes são acolhidos no nosso sistema de transporte representa nosso trabalho, e como nossos funcionários estão capacitados, levando nossos clientes para essa revolução, este é o ponto chave da cultura que a empresa entrega.
	4. Funções e competências 
	 Como toda transformação em uma empresa ela traz um grande impacto, agora uma transformação digital este trabalho acontece em dose dupla. As principais competências ou skills que buscamos para avalancar neste projeto é a colaboração como ponto chefe, empatia entre os funcionários e clientes por ambos os lados, alfabetização digital, adaptalidade, resiliência e discernimento.
 Estes são os pilares para um bom projeto alcançar ao topo da pirâmide. Com a TD a oportunidade de carreiras e cargos irão aumentar, por isso os funcionários precisam se preparar para está mudança, gerando mais empregos e novas oportunidades no mercado, bem como para aqueleds que estão na empresa como nosso colaborar conta com treinamentos especializados de atendimento ao cliente, inovação e implementação digital como nossa nova ferramenta e a alfabetização digital.
 O treinamento, essencial para a aquisição das novas habilidades para atender às necessidades das empresas digitais, e será flexível para se adaptar ao ecossistema no qual essas competências serão exercidas. É por isso que o treinamento digital tem um papel importante a desempenhar para encontrar soluções relevantes, a capacidade de treinar qualidades intrínsecas de mobilidade, personalização, virtualização e colaboração (MARLEIX, 2017). 
	5. Infraestrutura
	 Neste projeto de transformação digital iremos contar com um investimento na construção do aplicativo e na forma como ele será promovido na cidade e nas redes sociais. Uma empresa será contratada com enfoque na construção do APP em seu design, contando com uma empresa para monitoração do mesmo e auxilio dos funcionários caso haja problemastécnicos.
 Uma equipe de apoio para customer support ao cliente será contratada para auxiliar e olhar de perto cada caso e dúvida que seja posta pelos nossos usuários, um outro pequeno grupo também sera disposto caso haja duvidas via redes sociais.
 Novos materiais de trabalho serão adquiridos como computadores e headphones, auxiliando aqueles com dificuldades em como baixar o app até ao adicionar saldos para a compra dos tickets. A empresa Rigras irá oferecer todo o suporte necessário aos seus funcionários para essa passagem pela transformação digital seja ultrapassada com sucesso.
	6. Modelo de negócios
	
	7. Tecnologias e canais digitais
	 A Rigras irá promover o novo aplicativas nas redes sociais bem como facebook e instagram, contamos também com a divulgação de canais digitais de parceiros da cidade, além de revistas locais e jornais do ABC de São Paulo, propagandas na rodoviária da região e postos de recarga do seu cartão Rigras.
 O link para baixar o APP será disponibilizado nas duas plataformas das redes sociais, sendo anúncios pagos, para focar na nossa comunidade. Usaremos o Google ADS para os resultados de pesquisas sejam maiores.
	8. Conclusão
	
 Com a transformação digitais tais certezas ruíram. Esta transformação é “O uso de todas as tecnologias digitais disponíveis, para melhorar o desempenho dos negócios e contribuir para um aumento geral no padrão de vida” (SAUVAGE, 2019). 
 Podemos ver como a transformação digital afeta e irá trazer maiores benefícios a nossa vida, todas as nossas crenças e divagações vai ser contemplado pela tecnologia. Como podemos observar a empresa Rigras não trará somente benefícios para o seu bem próprio, mas como os usuários irão desfrutar de uma tecnologia saudável, empreendedora e que facilitara o seu dia a dia.
 Podemos dizer que “O uso de todas as tecnologias digitais disponíveis, para melhorar o desempenho dos negócios e contribuir para um aumento geral no padrão de vida” (SAUVAGE, 2019). 
 E este é o próximo passo que a Rigras irá disponibilizar - gerar valor, empreendimentos e empregos distribuindo bem o uso do valor ocasionado da transformação digital. O APP RIGRAS é uma proposta de sucesso, contando que a cidade no momento não contém concorrentes, é o momento perfeito para ganhar a confiança ainda mais dos que temos e não abrindo portas para novos concorrentes e ideias de mercado no setor de transporte público.
	9. Referências
	
CASTRO, Guto. ROL 1 Transformação Digitial – 1o/2/2023. 1 vídeo publicado no Zoom. Minutos: 031min a 039min. [S.l.]: FGV, 2023. Disponível em: <https://ide-fgv-
br .zoom.us/rec/share/h-u2mijNkbBS670cj4slb0A41ES-16- EtacVNAE8facFxgXOtTY_UF5ktjhycf4V.S-WboNEc3IgN91u-?startTime=1668033195000 Senha: EPx5#o3u>. Acesso em 1 mar. 2023. 
MARC Sauvage, Définition : Transformation Digitale en 2019 et ses enjeux + exemple https://www.inboundvalue. com/blog/que-signifie-la-transformation-digitale-en-2000-mots. Acesso em 3/04/2023. 
https://www.goldrattconsulting.com.br/inovacao-e-transformacao-digital/. Acesso em 4/04/2023.
GLC Summit 2017 - Global Learning Council, Paving the Way for the Digital Future. www. globallearningcouncil.org/events/2017-glc-summit/ Acesso em 02/04/2023.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos, 2ª ed.  Rio de Janeiro: Campus, 1999.
SUZANTUR, Conheça a nossa história. Disponivel em: https://suzantur.com.br. Acesso em 4/04/2023.
ABC do ABC, Ribeirão Pires. Disponivel em: https://www.abcdoabc.com.br/ribeirao-pires/institucional. Acesso em 4/04/2023.
ROGERS, David L. Transformação digital: repensando o seu negócio para a era digital. São Paulo: Autêntica Business, 2017.
CI&T. Nestlé Brasil aplica dados e inteligência para melhorar experiência do consumidor. [S.l]: CI&T, 2019. Disponível em: 4/4/2023.
AUDACES. Transformação Digital: Benefícios e impactos nas indústrias de confecções. [S.l]: Audaces, 2022. Disponível em: <https://audaces.com/transformacao-digital/>. Acesso em: 4/4/2023.
FGV. Webinar FGV Action Experience: Transformação digital no varejo.  [S.l]: FGV, 2021. 1 vídeo (66 min). Publicado pelo canal FGV. Disponível em: <https://youtu.be/IwXbUzutfmU>. Acesso em: 3/4/2023.
	
	1
	8 
	
	8