Buscar

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS 
INSTITUTO DE PATOLOGIA TROPICAL E SAÚDE PÚBLICA 
DEPARTAMENTO DE BIOCIÊNCIAS E TECNOLOGIA 
Curso de Graduação: Biomedicina 
ATIVIDADE ASSÍNCRONA no 004 
Dermatófitos 
Nome do aluno:Renata Marques de Souza
Matrícula :201610782
Goiânia, 22 de setembro de 2020 
Atividade 
01. Os agentes da Dermatofitose podem ser diferenciados no exame direto? Caracterize-o 
R: Os dermatófitos em geral apresentam morfologia semelhante entre si ao exame microscópico direto podendo ser diferenciado de acordo com as características macroscópicas e microscópicas das culturas. Em pele e unhas o aspecto mais observado é o da presença de filamentos micelianos septados de tamanho variável e que podem estar ramificados. É possível observar a presença de artroconídeos nos quais os filamentos micelianos separam-se fisicamente em nível dos septos e posteriormente os mesmos arredondam-se formando cadeias semelhantes a um colar de contas. 
02. Os pelos dos indivíduos humanos podem ser acometidos por dermatófitos? Justifique. 
R:Os indivíduos humanos podem ser acometidos por dermatófitos,visto que as espécies de dermatófitos são divididas em zoofílicas, geofílicas e antropofílicas, dependendo de seu habitat primário (animais, solo ou humanos, respectivamente).A transmissão das dermatofitoses ou tinhas ocorre pelo contato direto com animais e humanos infectados, ou indireto por fômites contaminados, e as formas clínicas variam de acordo com o agente etiológico (espécie) e o sítio anatômico acometido.
03.Caracterize macroscopicamente e microscopicamente a cultura de 
dermatófitos. 
R: Os dermatófitos são divididos em três São divididos em três gêneros, de acordo com a morfologia de seus conídios: Epidermophyton, Microsporum e Trichophyton. 
Características: microscópicas:
Epidermophyton Hifas septadas hialinas e macroconídios em clava ou raquete presos na hifa, não apresenta microconídios. 
Características macroscópicas: Colônia filamentosa aveludada de cor amarelo esverdeado (lembrando “limão podre” – limão maduro) e reverso castanho. Anverso. 
Características: microscópicas:
Microsporum Hifas septadas hialinas e macroconídios em naveta ou fuso, com parede irregular grossa, com mais seis células no interior.
Características macroscópicas: Colônia filamentosa penugenta (hifas ralas na superfície, lembrando a penugem das aves) com sulcos e aspecto raiado, reverso cor amarelo canário ou alaranjado. Reverso.
Características: microscópicas:
Trichophyton Hifas septadas hialinas e microconídios em gotas pequenas implantados paralelamente na hifa (tirse), lembrando pregador no varal. 
Características macroscópicas: Colônia filamentosa pulverulenta, cor amarelo sulfuroso (amarelo enxofre) com sulco no centro e reverso castanho avermelhado. 
 
04. Qual a tinha ou tínea mais frequente no couro cabeludo de crianças e como se apresenta?
R: A tinea capitis ou (Tinha do couro cabeludo) é causada por fungos do gênero Microsporum spp ou Trichophyton spp, sendo o Microsporum canis e o Trichophyton tonsurans os principais agentes etiológicos.
Afetando principalmente crianças.Esses processos são ocasionados, basicamente, por espécies de fungos antropofílicos, ou seja, que parasitam, preferencialmente, a queratina dos seres humanos.Apresenta se Inicialmente, essa condição se manifesta como uma lesão circular, semelhante a um anel, de coloração avermelhada e escamosa, acompanhada de alopecia, que pode se tornar agudamente inflamada, formando lesões ulceradas.

Mais conteúdos dessa disciplina