Buscar

Aspergilose (Tipos e sintomas)


Prévia do material em texto

Aspergilose (Tipos e sintomas)
A aspergilose possui várias formas:
Aspergilose pulmonar: A aspergilose geralmente se desenvolve em espaços abertos do organismo, como as cavidades que se formam nos pulmões, causadas por doenças pulmonares preexistentes. A infecção pode também se desenvolver nos canais auditivos e nos seios paranasais. Nos seios paranasais e nos pulmões, a aspergilose manifesta-se normalmente sob a forma de uma massa arredondada (aspergiloma) composta por uma rede intrincada de fibras micóticas, coágulos de sangue e glóbulos brancos do sangue. A bola de fungo aumenta gradualmente, destruindo o tecido pulmonar no processo, mas geralmente não se espalha para outras áreas. Sintomas: pode ser assintomática, mas também pode causar expectoração repetida de sangue e, raramente, hemorragia grave e até mesmo a morte.
Aspergilose invasiva: Com menor frequência, a aspergilose pode chegar a ser muito agressiva e se espalhar rapidamente pelos pulmões e, por vezes, através da corrente sanguínea, até o cérebro, coração, fígado e rins. Essa disseminação rápida surge principalmente em pessoas com um sistema imunológico muito debilitado. Sintomas: tosse, febre, dor no peito, calafrios, choque, delírio, coágulos sanguíneos, insuficiência renal, insuficiência hepática e dificuldade para respirar. A morte pode ocorrer rapidamente.
Aspergilose broncopulmonar alérgica: Algumas pessoas que têm asma ou fibrose cística desenvolvem uma reação alérgica crônica com tosse, respiração sibilante e febre se o Aspergillus colonizar o revestimento das vias aéreas. É uma reação de hipersensibilidade complexa do organismo em resposta à presença de Aspergillus fumigatus. 
Aspergilose superficial: esta forma é incomum. Ela pode desenvolver-se em queimaduras, sob bandagens, após lesões nos olhos, ou nos seios paranasais, na boca ou no canal auricular. Sintomas: coceira, dor, congestão nasal e sangramento do nariz.