Buscar

CONTEXTUALIZADA DIREITO DO TRABALHO E PREVIDENCIÁRIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONTEXTUALIZADA DIREITO DO TRABALHO E PREVIDENCIÁRIO
Nome: Elvanes Nascimento Reis
Curso: ciências contábeis
Matrícula: 01460725
O princípio da solidariedade sustenta a ideia de previdência social, pois é através dele que se impede a adoção de um sistema puramente de capitalização em todos os seus segmentos, vez que o mais bem-sucedido deve contribuir mais do que o desafortunado. Neste passo, consubstanciado a solidariedade dentro da seguridade social, temos seus reflexos espraiados em inúmeras aplicações, e dentro do ramo da previdência que se reflete em direitos inerentes aos trabalhadores, notamos os entendimentos jurídicos do princípio da solidariedade e as consequências pelas suas aplicações. 
Acerca da solidariedade distributiva, temos o objetivo constitucional positivado de garantia de uma sociedade solidária e que busca dirimir e reduzir a desigualdade, como escrito no artigo 3º, I e III da CRFB/88, tornando então viável as despesas à sociedade relativas à proteção previdenciária, atingindo uma parcela maior de pessoas contribuindo com pagamentos de benefícios à baixo custo. 
Todas as nossas Constituições Federais previram a irretroatividade da lei, de forma a proteger o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada. No campo da Previdência Social, os direitos adquiridos são de grande importância, como no caso da aposentadoria. 
O artigo 3º da CF88 tem como um de seus objetivos a construção de uma sociedade solidária. Todos os residentes no país terão direito à previdência social, proporcionando benefícios a todos, independentemente de terem contribuído ou não. O legislador acertou em proibir essas distinções, mas poderia ter estendido a norma também a servidores públicos, militares e parlamentares. 
 Conforme art.194 da constituição federal os princípios a seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.
REFERÊNCIAS:
CONTEUDO JUIDICO. “O princípio da vedação ao retrocesso social na interpretação do Supremo Tribunal Federal e sua aplicação no direito da Seguridade Social”. Disponível em: https://conteudojuridico.com.br/consulta/Artigos/59271/o-princpio-da-vedao-ao-retrocesso-social-na-interpretao-do-supremo-tribunal-federal-e-sua-aplicao-no-direito-da-seguridade-social#:~:text=Para%20Sarlet%2C%20o%20princ%C3%ADpio%20da,suprimir%20ou%20restringir%20esses%20direitos. Acesso em 01 de junho de 2023.
DISPOSITIVOS CONSTITUCIONAIS SUJEITOS A REGULAMENTAÇÃO. “Constituição Federal – 194, Parágrafo único”. https://www.camara.leg.br/internet/infdoc/novoconteudo/html/leginfra/ArtCF2130.htm. Acesso em 05 de junho de 2023. 
JUSBRASIL. “Direito previdenciário: princípios da solidariedade, proporcionalidade e razoabilidade”. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/direito-previdenciario-principios-da-solidariedade-proporcionalidade-e-razoabilidade/112109011 . Acesso em 07 de junho de 2023.
MODELO INICIAL. “Artigo 3 constituição federal ;1988”. Disponível em : https://modeloinicial.com.br/lei/CF/constituicao-federal/art-3. Acesso em 07 de junho de 2023.
1