Buscar

Exercício TGP 13 6

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS TEORIA GERAL DO PROCESSO - PREPARATÓRIO AVALIAÇÃO FINAL
1 - O litisconsórcio é um instituto do direito processual civil que pode ser conceituado como a pluralidade de partes em um dos polos ou nos dois polos do processo. Dentre as várias modalidades de litisconsórcio, de acordo com o art. 114 do Novo Código de Processo Civil, o litisconsórcio necessário pode ser definido como: 
a) Litisconsórcio é uma mera opção de formação, em geral a cargo do autor. 
b) Trata-se do litisconsórcio que, por disposição da lei ou pela natureza da relação jurídica controvertida, a eficácia da sentença depender da citação de todos que devam ser litisconsortes.
c) Será litisconsórcio necessário quando o juiz tiver que decidir o mérito de modo uniforme para todos os litisconsortes.
d) Será formado o litisconsórcio necessário em que for possível uma decisão de conteúdo diverso para cada um dos litisconsortes.
2 - EM RELAÇÃO À CAPACIDADE PROCESSUAL E ÀS DESPESAS PROCESSUAIS, É CORRETO AFIRMAR:
a) Verificada a incapacidade processual ou a irregularidade da representação da parte, o juiz extinguirá o processo na primeira hipótese e suspendê-lo-á na hipótese de irregularidade.
b) A falta de consentimento de um cônjuge a outro, para ajuizamento de demandas, quando necessário mas não suprido pelo juiz, caracteriza mera irregularidade processual que não impede o prosseguimento válido do processo.
c) A sociedade ou associação sem personalidade jurídica pode opor a irregularidade de sua constituição quando demandada, por não possuir capacidade postulatória, razão pela qual não pode figurar como réu de um processo.
d) Vencida na ação uma parte beneficiária da gratuidade da justiça (assistência judiciária), esta não será condenada ao pagamento de honorários advocatícios e nem a ressarcir à parte vencedora as despesas que antecipou.
e) não apenas a pessoa natural, mas também a pessoa jurídica, brasileira ou estrangeira, com insuficiência de recursos para pagar as custas, as despesas processuais e os honorários advocatícios, tem direito à gratuidade da justiça.
3. DE ACORDO COM O CPC, O JUIZ DARÁ CURADOR ESPECIAL AO:
A) réu incapaz, quando citado por edital
B) incapaz, exclusivamente quando não tenha representante legal.
C) réu revel, apenas quando citado por edital.
D) réu preso, quando os interesses em litígio forem indisponíveis.
E) réu revel, desde que citado por edital ou com hora certa.
4- NO QUE SE REFERE AO INSTITUTO DO LITISCONSÓRCIO É CORRETO AFIRMAR:
A) A vontade de duas ou mais pessoas é elemento suficiente para que figurem juntos no mesmo polo processual, caso em que se tem litisconsórcio facultativo.
B) Nos casos de litisconsórcio necessário o regime de tratamento é sempre também de litisconsórcio unitário, pois o juiz não poderá decidir o mérito de modo não uniforme entre os litisconsortes.
C) A limitação ao litisconsórcio multitudinário (excesso de litisconsortes) pode ser feita pelo juiz de ofício ou a requerimento da parte e é viável tanto no litisconsórcio facultativo quanto no necessário.
D) O CPC vigente consagra o princípio da independência entre os litisconsortes, mas abre exceção em caso de litisconsórcio unitário, ao permitir que os atos de um dos litisconsortes aproveitem aos demais.
E) A sentença de mérito proferida em processo no qual não tenham sido citados todos os litisconsortes necessários será sempre nula.
5 - Quanto ao litisconsórcio, é correto afirmar:
A) No litisconsórcio simples, os atos e omissões de um prejudicarão os demais, e nem será possível qualquer benefício
B) ) No litisconsórcio facultativo-unitário, os atos e omissões de um não prejudicarão os demais e nem poderão beneficiá-los.
C) No litisconsórcio necessário-unitário, os atos e omissões de um não prejudicarão os demais e nem poderão beneficiá-los.
D) No litisconsórcio unitário, os atos e omissões de um prejudicarão os demais.
E) No litisconsórcio unitário, os atos e omissões de um não prejudicarão os demais, mas poderão beneficiá-los.
6 - HAVERÁ LITISCONSÓRCIO NECESSÁRIO
A) ativo, entre os cônjuges, na ação que verse sobre direito real imobiliário, salvo se casados sob regime de separação absoluta de bens
B) passivo, entre os cônjuges, na ação fundada em obrigação contraída por um deles, em proveito da família.
C) entre alienante e adquirente quando ocorrer a alienação de coisa ou de direito litigioso.
D) sempre que ele for unitário.
7 - Em matéria de competência, assinale a alternativa correta.
A) A competência determinada por critério territorial é sempre relativa.
B) A prevenção é efeito da citação válida.
C) No caso de continência, as demandas devem ser reunidas para julgamento conjunto, salvo se a ação continente preceder a propositura da ação contida, caso em que essa última terá seu processo extinto sem resolução do mérito.
D) Compete à autoridade judiciária brasileira julgar as ações em que as partes se submetam à jurisdição nacional, desde que o façam expressamente.
8 - Coexistem, em juízos cíveis de comarcas distintas, dois processos, ainda não sentenciados. Em um deles, o credor de uma obrigação contratual pleiteia a condenação do devedor a cumpri-la, ao passo que, no outro, o devedor persegue a declaração de nulidade do mesmo contrato.
Nesse cenário, é correto afirmar que os feitos:
A) devem ser reunidos para julgamento conjunto pelo órgão judicial onde tiver ocorrido a primeira citação válida;
B) devem ser reunidos para julgamento conjunto pelo órgão judicial onde tiver ocorrido a primeira distribuição;
C) devem ser reunidos para julgamento conjunto pelo órgão judicial que tiver proferido o primeiro provimento liminar positivo;
D) não devem ser reunidos, suspendendo-se o curso daquele que foi distribuído em segundo lugar, no aguardo do julgamento do primeiro;
E) não devem ser reunidos, extinguindo-se aquele que foi distribuído em segundo lugar, em razão da litispendência.
9 - Quando alguém, na pendência de uma causa entre outras pessoas, tendo interesse jurídico em que a sentença seja favorável a uma das partes, intervém no processo para prestar-lhe colaboração ocorre o instituto do(a)
A) denunciação da lide.
B) assistência.
C) chamamento ao processo.
D) amicus curiae.
10. Julgue os itens a seguir:
I - Os honorários advocatícios contratuais são contemplados pelas despesas processuais em sentido amplo e, por consequência, nos ônus sucumbenciais quando houver requerimento expresso nesse sentido.
II - Os honorários periciais são contemplados pelas despesas processuais em sentido amplo e, por consequência, nos ônus sucumbenciais.
III - Na sentença, havendo sucumbência recíproca, o magistrado deverá compensar os honorários advocatícios entre os procuradores das partes litigantes, determinando, ainda, o rateio das custas e despesas processuais.
IV - a concessão de gratuidade não afasta a responsabilidade do beneficiário pelas despesas processuais e pelos honorários advocatícios decorrentes de sua sucumbência, que ficarão sob condição suspensiva de exigibilidade e somente poderão ser executados se, nos cinco anos subsequentes ao trânsito em julgado da decisão que as certificou, o credor demonstrar que deixou de existir a situação de insuficiência de recursos que justificou a concessão de gratuidade, extinguindo-se, passado esse prazo, tais obrigações do beneficiário.
 
a) apenas a I e II estão corretas.
b) apenas a II, III e IV estão corretas,
c) apenas a II e III estão corretas.
d) apenas a III e IV estão corretas.
e) apenas a II e IV estão corretas.

Continue navegando