Buscar

GESTÃO TRIBUTÁRIA - AP3

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO - UNIGRANRIO
KEVELYN PEIXOTO ALMEIDA - 1701637
Planejamento tributário em tempos de COVID
GESTÃO TRIBUTÁRIA
RIO DE JANEIRO
 2022
KEVELYN PEIXOTO ALMEIDA - 1701637
Planejamento tributário em tempos de COVID
GESTÃO TRIBUTÁRIA
Trabalho para a disciplina de Finanças Pessoais apresentado ao curso de Gestão Financeira da universidade UNIGRANRIO.
Professor: Hugo Cardoso
Turma: EEC138-60
RIO DE JANEIRO
2022
REGIME TRIBUTÁRIO
O regime de tributário é um sistema que estabelece a cobrança de impostos de todas as empresas que tem CNPJ, de acordo o seu montante. Além disso, ele também vai depender de vários outros fatores como o porte, o tipo de atividade exercida e o seu faturamento. 
No Brasil são três os tipos de regime tributários mais optados: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional, cada um com suas regras e particularidades.
Lucro Presumido
O Lucro Presumido é uma forma simplificada de tributação do Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas e Contribuição Social sobre o Lucro da empresa. Esse lucro é baseado na presunção do lucro da empresa em um período específico. O Lucro Presumido é o segundo regime tributário com mais empresas no Brasil, por ser um regime simples que lida com informações menos detalhadas. 
O Lucro Presumido pode ser usado por grande parte das empresas brasileiras, contudo elas precisam possuir lucro anual de até R$78 milhões.
As atividades que podem optar pelo Lucro Presumido são:
· Serviços hospitalares;
· Comércio de mercadorias ou produtos;
· Transportadores;
· Atividade rural;
· Construção civil. 
Lucro Real
Lucro Real apresenta maior complexidade, por exigir controle financeiro mais eficaz e por ser mais atento às informações da empresa, é um dos regimes tributários mais tradicionais. O cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica e da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido é baseado no lucro real da empresa.
A adesão ao lucro real é obrigatória para empresas que têm um faturamento bruto superior a R$78 milhões no período de apuração da tributação. 
Simples Nacional 
O Simples Nacional é um regime tributário para micro e pequenas empresas. Pois uma das principais regras é o porte da empresa, que é definido pelo seu faturamento. Ele surgiu para reduzir a burocracia e os custos para pequenos empresários, criando um sistema unificado de recolhimento de tributos, simplificando declarações, entre outras facilidades.
Nem todas as empresas podem aderir ao Simples Nacional por diversos fatores: faturamento, atividades, tipo de empresa e constituição societária. 
Além do limite de faturamento, até 4,8 milhões de reais anuais, existem outras condições que precisam ser atendidas para que uma empresa possa ser enquadrada neste regime tributário, como por exemplo:
· Não possuir outra empresa no quadro societário;
· Não ser sócia de outra empresa;
· Caso os sócios possuam outras empresas, a soma do faturamento de todas elas não pode ultrapassar o limite de 4,8 milhões de faturamento;
· Não possuir sócios que morem no exterior;
· Micro e pequenas empresas (ME) e Empresas de pequeno porte (EPP);
· Empresas que não possuam débitos em aberto com o Governo.
Benefícios do Simples Nacional: Pagamento de imposto Unificado, Facilidade de Regularização, Contabilização Simplificada.
 
 Planejamento Tributário
Planejamento Tributário é uma ferramenta legal que as empresas podem utilizar de forma preventiva e estratégica para conseguir através de atos legítimos uma economia tributária considerável.
Para que serve o planejamento tributário?
O planejamento tributário  busca reduzir ou adiar o ônus fiscal. Uma boa gestão tributária pode levar a redução de custos, criarem condições necessárias para expansão do negócio e, além disso, torna a atividade empresarial cada vez mais lucrativa, tendo em vista o melhor planejamento escolhido pelo time tributário da empresa. Fazer uso destas técnicas é uma forma de sobreviver no mercado, operando com preços passíveis de competição.
O planejamento tributário ajuda a identificar os tributos voltados para cada tipo de negócio. Por exemplo: uma empresa prestadora de serviços não pagará os mesmos impostos que uma empresa de produtos. Isso quer dizer que, em alguns casos, é possível usufruir da isenção de impostos e outros custos tributários. 
Além disso, o planejamento tributário é uma ferramenta de gestão financeira que ajuda empresas e empreendedores a compreenderem valores e prazos.
TRIBUTO E A PANDEMIA
O objetivo do governo de prorrogar o prazo de pagamento dos tributos no momento de pandemia foi para proporcionar um alívio de caixa momentâneo para as empresas, no momento que muitas delas estavam com sua receita menor ou até mesmo nenhuma receita. Para as empresas que estavam em crescente na pandemia, as empresas que se encaixavam no ramo de álcool em gel, por exemplo, postergar não seria uma boa opção, pois isso poderia fazer com que a empresa não fosse bem vista. Porém para as demais empresas, as pequenas e microempresas, por exemplo, essa prorrogação veio como um alivio momentâneo. 
“O governo anunciou uma série de medidas tributárias que adia, suspende ou altera o valor a serem recolhidos aos cofres públicos e também os prazos de pagamento ou entrega de declarações.” G1, 14 de Abril, 2020.
Se os empresários tivessem o costumo de fazer reservas financeiras teria uma minimização de empresas falindo durante a pandemia. O planejamento, por exemplo, foi uma espécie de sobrevivência durante a pandemia. Foi o diferencial para que as empresas conseguissem passar por essa fase difícil e de crise. Entre as pequenas e microempresas, a falta de planejamento tributário as colocou em desvantagem.
Referências:
Entenda o é Regime Tributário e quais são eles. Contábeis, 2020. Disponível em: <https://www.contabeis.com.br/artigos/6161/entenda-o-e-regime-tributario-e-quais-sao-eles/>. Acesso em 26 de Maio de 2022.
Simples Nacional: O Que é? Guia completo, faturamento, DAS e tabela 2022. Contabilizei. Disponível em: <https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/simples-nacional/>. Acesso em 26 de Maio de 2022.
ENTENDA SOBRE OS PRINCIPAIS ASPECTOS TRIBUTÁRIOS E FISCAIS DE UMA EMPRESA. J. F Granja. Disponível em: 
<https://blog.jfgranja.com.br/entenda-sobre-os-principais-aspectos-tributarios-e-fiscais-de-uma-empresa/#:~:text=O%20enquadramento%20tribut%C3%A1rio%20%C3%A9%20o,Lucro%20Real%20e%20Lucro%20Presumido>. Acesso em 26 de maio de 2022.
	
Planejamento tributário 2021: o que mudou. OMIE. Disponível em:
<https://blog.omie.com.br/blog/planejamento-tributario-2021-o-que-mudou>. Acesso em 26 de Maio de 2022.
5 vantagens de fazer um bom planejamento tributário. Justabrasil. Disponível: 
<https://cristianesoaresmendes.jusbrasil.com.br/artigos/512955057/5-vantagens-de-fazer-um-bom-planejamento-tributario>. Acesso em 26 de Maio de 2022.
Impostos, tributos e contribuições: veja o que foi adiado, suspenso ou reduzido durante a pandemia. G1, 2020. Disponível em:
<https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/04/15/impostos-tributos-e-contribuicoes-veja-o-que-foi-adiado-suspenso-ou-reduzido-durante-a-pandemia.ghtml>. Acesso em 26 de Maio de 2022.
image1.jpeg