Buscar

Organização do Ambiente na Educação Infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Para ambientar e organizar a Educação Infantil, na faixa etária de 3 a 4 anos, é mister:
·         Ter áreas próprias para diferentes tipos de atividades como por exemplo:  leitura, artes, jogos, música, etc. Em uma área determinada, é necessário ter os materiais próprios e acessíveis para os educandos, como livros, lápis, tintas, instrumentos, etc.
·         Ter a disposição os móveis e objetos de maneira a dispor de facilidade de circulação, de visibilidade e de supervisão das crianças.
·         Decidir pelo seguinte: cores, iluminação e decoração que tenham agradabilidade, sendo harmônicas para os pequenos.
·         Fazer a organização do ambiente através dos labores das crianças com fotos e cartazes.
·         Mostrar para as crianças como fazer a organização dos materiais.
Outras dicas são benéficas para se ter um ambiente acolhedor e auxiliar o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças de 03 a 04 anos:
- Espaço aconchegante: Ter cantinhos aconchegantes com almofadas, tapetes e poltronas onde as crianças possam ler livros, descansar ou simplesmente relaxar.
- Espaço sensorial: Inserir materiais sensoriais como massinha, areia, água, tecidos variados e objetos de diferentes texturas para estimular os sentidos das crianças.
- Cantinho da leitura: Tenha uma área específica com livros adequados para a faixa etária, de fácil acesso e organizados de forma atraente para incentivar o interesse pela leitura.
- Espaço para atividades práticas: Guardar um espaço para atividades práticas como pintura, recorte e colagem, modelagem, etc.
- Cantinho da música e movimento: É necessário guardar espaço com instrumentos musicais simples, como chocalhos e tambores, para que as crianças explorem sons e movimentos.
-  Roda de conversa: Ter sempre um espaço onde as crianças possam se reunir para conversar, compartilhar experiências, etc.
- Área de jogos e brincadeiras: Usar jogos educativos, quebra-cabeças, blocos de construção e outros materiais que estimulem o raciocínio lógico, a concentração e a resolução de problemas.
Organizar o ambiente deve ser a meta principal dos profissionais da educação de forma a incentivar a autonomia, a criatividade e a exploração dos discentes.

Continue navegando