Buscar

Prévia do material em texto

Blastomicose
Infecção pulmonar causada pela inalação de esporos do fungo Blastomyces dermatitidis;
- Sintomatologia: os pacientes têm febre, calafrios, suores intensos, por vezes, dor no peito, inchaço, dificuldade respiratória e tosse;
- Uma amostra de expectoração ou tecidos infectados é retirada e enviada para o laboratório para cultura, tirando-se também uma radiografia torácica.
Os esporos do Blastomyces penetram no corpo através das vias respiratórias quando são inalados. Desse modo, a blastomicose afeta principalmente os pulmões, mas os fungos por vezes propagam-se pela corrente sanguínea até outras áreas do corpo, mais comumente a pele. Ela também pode se disseminar para a glândula prostática, epidídimos, testículos, vesículas seminais, rins, vértebras, extremidades de ossos longos, a camada mais profunda da pele, o sistema nervoso central, as membranas que revestem a boca ou o nariz, a glândula tireoide, os linfonodos e a medula óssea.
A blastomicose pode ocorrer em pessoas que têm o sistema imunológico normal. No entanto, ela pode ser mais comum e mais grave em algumas pessoas com o sistema imunológico debilitado.
- Diagnóstico: através de análise e cultura de amostra de material infectado e radiografia do tórax;
- Tratamento: com antifúngicos. Forma grave - anfotericina B; forma leve a moderada: itraconazol por via oral.

Mais conteúdos dessa disciplina