Buscar

Criptococose: Causas e Tratamento

Prévia do material em texto

Criptococose
A criptococose é uma micose sistêmica causada principalmente pelos fungos Cryptococcus neoformans ou Cryptococcus gattii.
As pessoas podem não ter sintomas ou podem ter dor de cabeça e confusão, tosse e peito dolorido, ou uma erupção cutânea, dependendo de onde se encontra a infecção.
Diagnóstico: baseia-se na cultura e no exame do tecido e de amostras de líquido.
Os medicamentos antifúngicos (principal: fluconazol) são administrados por via oral ou, se a infecção for grave, por via intravenosa.
O Cryptococcus neoformans ocorre principalmente no solo que está contaminado com fezes de pássaros, principalmente de pombos. Ele é encontrado no mundo todo. Cryptococcus gattii em geral está presente no solo ao redor de árvores. Os surtos ocorreram no noroeste do Pacífico, Papua Nova Guiné, norte da Austrália e na região mediterrânea da Europa. Ao contrário do Cryptococcus neoformans, o Cryptococcus gattii não está associado a aves.
A infeção por Cryptococcus era relativamente rara até começar a epidemia da AIDS. A criptococose é a infecção fúngica potencialmente fatal mais comum em pessoas com AIDS.
O fungo tende a infectar pessoas que têm o sistema imunológico debilitado, entretanto, algumas formas da doença podem também se desenvolver em pessoas com um sistema imunológico normal. Ela também tem mais probabilidade de ocorrer em pessoas que apresentam outros distúrbios pulmonares, têm 50 anos de idade ou mais ou que fumam tabaco.

Mais conteúdos dessa disciplina