Buscar

AD1 - BIOCEL II

Prévia do material em texto

AD1 – BIOLOGIA CELULAR II
1- Mitocôndrias e cloroplastos são organelas produtoras de energia que surgiram na evolução das células eucariontes muito depois dos peroxissomos. Responda em, no máximo, 300 caracteres com espaços ou 50 palavras para as duas partes da questão:
A- Qual a grande vantagem evolutiva que as células com peroxissomos adquiriram em relação às que não possuíam esta organela? (2,5 pontos)
Alguns seres primitivos não estavam adaptados a tanta concentração de O2, que começou a ser emitido logo após o oxigênio ser metabolizado por organismos fotossintetizantes. As células que possuíam os peroxissomos se deram bem, porque ela possuí um conjunto de enzimas oxidativas, dentre elas a catalase. A catalase é responsável por quebrar o peróxido de hidrogênio (água oxigenada) e transformar em água e O2. Os peroxissomos são responsáveis pela desintoxicação.
B- Que vantagem as células com mitocôndrias adquiriram em relação às que possuíam peroxissomos? (2,5 pontos)
A grande vantagem das mitocôndrias, é que no processo de oxidação das moléculas tóxicas, a energia liberada na quebra das moléculas é revertida ATP, que é usada como fonte de energia pelas células. Nos peroxissomos essa energia é liberada na forma de calor.
https://edisciplinas.usp.br/mod/book/view.php?id=2433760&chapterid=19656
2- Apenas uma parte dos microtúbulos do fuso mitótico se liga a cromossomos. Cite quais são e explique a função que os outros microtúbulos têm no processo de divisão celular? (Responda em, no máximo, 450 caracteres com espaços ou até 100 palavras) (2,5 pontos)
Os microtúbulos cinetocoriais se ligam ao cinetócoro no centrômero dos cromossomos para posicioná-los na região equatorial da célula, formando uma placa equatorial de cromossomos. Mais tarde as cromátides-irmãs serão separadas, puxadas em lados opostos por esses microtúbulos.
Os microtúbulos astrais e interpenetrantes tem a função de dar estabilidade, estruturação nas células que vão sofrer mitose.
Os microtúbulos astrais são aqueles que irradiam a partir de cada um dos centrossomos. Eles partem dos centrossomos e irradiam para todas as direções mas não interagem com outros microtúbulos do fuso mitótico. Sua principal função é conectar o centrossoma à membrana plasmática, e assim, com a ajuda de proteínas motoras, acaba puxando os centrossomas em direção a membrana, um pra cada lado,  ajudando a separa-los.  Já os interpenetrantes são aquele partem dos centrossomos em direção ao centro do fuso mitótico, e cada um desses microtúbulos de cada um dos centrossomos se encontram no meio do fuso. Ester microtúbulos são dinamicos e sua interação com o microtúbulos do cinetocoro ajuda a reunião dos cromossomos. 
3- O envoltório nuclear é muito mais que uma simples membrana. Quais as funções dos complexos de poro e da lâmina nuclear?  (Responda em, no máximo, 500 caracteres com espaços ou 100 palavras) (2,5pontos)
N

Continue navegando