Buscar

AD1 BotânicaI- 2022-1 Daiane Vieira

Prévia do material em texto

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas EAD
AD1 BOTÂNICA I – 2022/1
Nome: Daiane Vieira - 20112020197
Polo: Nova Friburgo 
Questão 1 (0.5 Ponto) - Correlacione os ecossistemas e biomas com suas respectivas características.
(1) Estuários (2) Ecossistemas de Praias (3) Ecossistemas de costões rochosos
(4) Recifes de corais (5) Restinga (6) Manguezal (7) Floresta Amazônica
(8) Cerrado (9) Caatinga (10) Mata Atlântica
(10) Bioma caracterizado por apresentar uma grande quantidade de espécies vegetais e animais endêmicos. 
(2) Ecossistema costeiro entre o ambiente terrestre e o marinho, constituído por substrato inconsolidado móvel (areia).
(5) Ecossistema formado a partir de processos de transgressão e regressão marítima.
(1) Ecossistema de alta variabilidade ambiental, em que a água do mar é diluída pela água doce, proveniente da drenagem dos rios.
(8) Bioma no qual a vegetação está adaptada as frequentes queimadas, e se beneficia da ação do fogo para promover a quebra da dormência das sementes.
(6) Ecossistema caracterizado por apresentar uma intensa ciclagem de nutrientes, e por apresentar uma alta taxa de reprodução e desova de animais.
(3) Ecossistema costeiro entre o ambiente terrestre e o marinho, constituído por substrato consolidado (duro).
(9) Bioma dominado vegetacionalmente por um misto de pequenas árvores, arbustos decíduos (que perdem as folhas), geralmente com espinhos ou acúleos, e/ou de cactáceas e bromélias.
(4) Ecossistema que constituírem estruturas de organismos vivos geralmente formando bancos, que se elevam desde o fundo até a superfície.
( 7 ) Bioma caracterizado por apresentar a maior formação vegetacional tropical do planeta.
Questão 2 (1.0 Ponto) - Os fungos são microrganismos unicelulares (leveduras) ou multicelulares (filamentosos), formados por células eucarióticas. Levando em conta sua estrutura filamentosa, as hifas septadas costumam apresentar poros. Com base nestas informações, explique qual seria a função destes poros para estas hifas? 
As hifas que possuem septos apresentam poros, que são por onde as células compartilham substâncias e se comunicam com outras células.
Questão 3 (1.5 Ponto) - Consideradas unidades básicas da vida, as células eucariontes são classificadas em dois grupos: célula animal e célula vegetal. Na aula de Biologia Celular ao comparar a célula animal com a célula vegetal, você aprendeu que as estruturas celulares são, basicamente, idênticas. Contudo, ao analisar a célula vegetal é possível identificar características peculiares. Diante destas informações, relembre quais estruturas compõem a célula ilustrada abaixo identificando as estruturas indicadas de A até N.
	
	A: Membrana nuclear
	B: Núcleo
	C: Nucléolo
	D: Peroxissomo
	E: Complexo de Golgi
	F: Cloroplasto
	G: Mitocôndria
	H: Retículo endoplasmático rugoso
	I: Lamela média
	J: Parede Celular
	J1: Parede celular primária
	J2: Lamela média
	K: Membrana plasmática
	L: Espaço intercelular
	M: Retículo endoplasmático liso
	N: Vacúolo
Fonte: Bob, B. B.; Wilhelm G.; Russell L. J. Biochemistry and molecular biology of plants. 2 ed. 2015.
Feito a identificação, responda: 
a) As estruturas identificadas são de que tipo de célula? 
Célula vegetal
b) Como chegou a essa conclusão?
Devido ao grande vacúolo, a presença de parede celular e cloroplastos.
c) Com base na resposta anterior, caracterize e apresente as principais funções das estruturas mencionadas na resposta b.
Vacúolo→ Esta organela ocupa grande parte do espaço intracelular celular, é preenchido de líquido composto de água, cristais, sais entre outras substâncias que estão em excesso na célula, ele é coberto por uma membrana, o tonoplasto. Ele mantém a pressão osmótica das plantas.
 
Parede Celular→ Sua estrutura é formada pela lamela média e parede celular, compostas por moléculas de celulose e pectina. A parede celular é rígida. essa rigidez é responsável por não deixar a membrana plasmática se romper, pois ela está limitando-a. 
Cloroplastos→ É o tipo de plastídio responsável pela realização da fotossíntese, eles contém a clorofila, um pigmento de cor verde que absorve energia luminosa e transforma em energia química.
Questão 4 (1.0 Ponto) - A epiderme é a camada mais externa de células que reveste os órgãos vegetativos, formada por uma ou mais camadas de células vivas, de diferentes formas, tamanhos, justapostas e com grandes vacúolos. Apresentam células e estruturas especializadas que podem ocorrer em caules jovens e órgãos foliares de diferentes Angiospermas. Como exemplos, podemos citar: células buliformes, estômatos, tricomas, acúleos, papilas, espinhos, escamas, litocistos, células silicosas e suberosas. Destas informações, identifique qual característica não pertence à epiderme e explique como chegou a esta conclusão.
Os espinhos, pois não pertencem a epiderme, eles possuem tecidos vasculares que podem ser de origens foliares ou caulinares. 
Questão 5 (0.5 Ponto) - Considerando os diferentes meristemas, seus respectivos tecidos formados e funções, preencha corretamente as lacunas abaixo: 
A enxertia é uma técnica utilizada para dar melhores condições à planta, sendo muito utilizada para espécies frutíferas. Nesse processo, é promovida a união dos tecidos de duas plantas de espécies diferentes, através da atuação, principalmente, do meristema de cicatrização , passando a formar um organismo com duas partes: o enxerto e o porta-enxerto.
Sob condições de alagamento, a planta pode sofrer deficiência de oxigênio, o que caracteriza o estresse por hipóxia. Nesse sentido, para reduzir os danos ocasionados por este estresse é observado um aumento da atuação dos hormônios giberelinas, que por sua vez estimulam a atuação do meristema intercalar , responsável pelo crescimento em comprimento do caule primário, evitando a submersão. 
A espécie Euterpe oleracea (açaizeiro) apresenta grande valor econômico. O palmito é extraído da parte mais jovem do caule, próximo de onde ocorre uma intensa divisão celular do meristema apical. Os tecidos de revestimento e preenchimento do palmito são formados a partir da protoderme e do meristema fundamental . As fibras das folhas do açaizeiro são formadas pelos tecidos colênquima e esclerênquima que conferem às folhas sustentação .
Sob condições de seca, algumas plantas apresentam como estratégia de tolerância a perda foliar, através da atuação do __meristema de abscisão__. Essa estratégia é realizada para reduzir a perda de água por transpiração. 
Questão 6 (1.5 Ponto) - Caracterize anatomicamente os tecidos que compõem o sistema fundamental.
Parênquima → tecido formado de células vivas que possuem a parede celular fina e exibem um formato poliédrico, são composta por celulose, substâncias pécticas e hemicelulose. 
Colênquima → formado por células vivas, o colênquima apresenta a parede primária de suas células bem espessas e irregulares
Esclerênquima → formado normalmente por células mortas, possuem a parede celular espessa e lignificadas.
Questão 7 (0.5 Ponto) – Os tecidos do corpo da planta são, didaticamente, divididos em três sistemas de tecido. O sistema de revestimento, o sistema fundamental e o sistema vascular. Neste sentido, quais tecidos compõem o sistema condutor? Xilema→ é o tecido condutor de água, sais minerais, entre outras substâncias inorgânicas.
Floema→ sua principal função é fazer o transporte de produtos da fotossíntese, a partir das folhas por todo o corpo da planta.
Questão 8 (1.5 Ponto) - Boa parte dos nossos ecossistemas estão em declínio. Problemas antrópicos como o aumento das áreas naturais impactadas, as altas taxas de desmatamento, as queimadas, a poluição, dentre outros, justificam o esforço para o replantio de grandes áreas com espécies nativas arbóreas. Em um desses replantios em Santa Catarina, notou-se que alguns animais da Mata Atlântica aprenderam a alimentar-se de cascas de pinheiros, tendose tornado um problema para este cultivo. Neste contexto, qual o tecido que é fonte de alimento para estes animais? Justifique sua resposta.
A periderme, ela é um tecido secundário do sistema de revestimento da gimnosperma citada, ela substitui a epiderme do caule da planta, formando uma camada protetora na madeira, a casca. O tecido da periderme é composto pelo súber, feloderme e felogênio.
Questão 9 (0.5 Ponto) - Os organismos unicelulares possuem uma organização fotossintetizantes mais simples que os demais. Podemos encontrá-los em ambientes aquáticos ou encharcados, um exemplo, são os fitoplânctons. Baseado nisso, quais são as estratégias que eles possuem para se locomoverem ou flutuarem no ambiente aquático e por quê? 
Esses organismos flutuam na coluna d’agua, isso é devido ao processo evolutivo em que eles adquiriram um meio de alterar o tamanho corporal, se tornando assim mais leves. Com isso eles conseguem flutuar e se manter na superfície, ondem podem captar a energia luminosa.
Questão 10 (1.5 Ponto) – Diferencie briófitas de traqueófitas em relação à presença de vasos condutores. 
As briófitas não possuem vasos condutores, sendo assim plantas avasculares. Elas realizam o transporte de substâncias através das ligações celulares. Já as plantas traqueófitas são aquelas que possuem vasos condutores, são eles: Xilema e floema. Que são responsáveis por conduzirem os nutrientes ao longo das plantas fazendo com que chegue em todas as partes.
Referencias: 
HENRIQUE, Anaize Borges et al. Botânica I – Vol.1. Rio de Janeiro : Fundação CECIERJ, 2008.