Buscar

Controle Homeostático e Fisiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CONTROLE HOMEOSTÁTICO
Farmácia
A homeostasia mantém a estabilidade interna dentro de um intervalo de valores, ou seja, o corpo monitora o estado interno e toma medidas para corrigir perturbações que ameacem a sua função normal ativando um mecanismo compensatório e evitando o desequilíbrio que favorece o desenvolvimento da condição patológica. Ela depende do balanço de massa que requer de um sistema aberto uma entrada igual à saída sendo este por exemplo o corpo humano que tem muitas relações com o seu entorno que o afeta diretamente produzindo distúrbios internos do sistema que busca ser mantidos praticamente constantes.
Nesse contexto, Isa Picini, atleta fisiculturista treina musculação e pratica cardio duas vezes ao dia. Dessa forma, a desidratação e o aumento da sudorese mediante o esforço físico associado ao estresse térmico eleva a produção de suor e fluxo sanguíneo cutâneo, para combater a crescente temperatura temos como consequência, o mecanismo da sede que é estimulado por dois recursos homeostáticos principais: o aumento da desidratação celular e a redução do volume extracelular. Sendo este o resultado de uma interação complexa do fisiológico com o ambiente que leva a desidratação.
Somado a isso, podemos perceber que o diabetes é uma doença crônica que causa alterações no metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas. Dessa forma, foi realizado um estudo com a participação de sete homens. A composição corporal de todos os sujeitos em jejum foi avaliada pelo método de bioimpedância, os níveis de triglicerídeos e colesterol total e glicemia foram medidos com o auxílio de tiras reagentes, e por fim foram aferidos peso e altura para obtenção do índice de massa corporal em seguida iniciou-se um aquecimento em esteira. Após 30 minutos de descanso, 30 minutos de exercício agudo com aumento gradual da carga ajudando a manter a homeostase da glicemia, de modo que o exercício físico se torna uma das principais estratégias de tratamento estimulando o transporte de glicose no músculo esquelético independente da insulina. O açúcar no sangue diminuiu 21% após o exercício.
Outro fator importante a ser mencionado é que o estresse requer mecanismos de compreensão. J., sexo masculino, branco, 44 anos, 3º grau completo, gerente de banco, separado, um filho. Há três anos, J. sofreu um assalto na agência bancária onde era gerente administrativo: quatro homens armados, um deles com uma granada, entraram no banco, ameaçaram-no e agrediram-no fisicamente. Optou por abrir o cofre que tinha mais dinheiro por medo de ser morto. Teve uma arma colocada dentro de sua boca, e ao final, foi trancado no cofre, onde ficou por cerca de uma hora. Após o assalto, sem ser socorrido, teve de ir sozinho à delegacia.
Os fatores fisiológicos que geram uma resposta integrada a uma situação adversa são o que chamamos de conceito clássico de homeostase. é usado para representar uma coleção de alterações fisiológicas, comportamentais que têm impacto no sistema imunológico, ou seja, o organismo se desenvolve diante de desafios (estressores) de natureza física ou psicossocial, que perturbam a homeostase do organismo e, portanto, exigem esforços adaptativos para fornecer a função do organismo no momento nível condicional, independentemente das necessidades do organismo, a teoria da homeostase pode funcionar sob diferentes condições adaptativas, desde que essas novas condições permitem que o organismo se adeque melhor ao seu ambiente para sobrevivência e reprodução.
Então, a homeostase significa um processo de autorregulação pela qual os sistemas biológicos tentam manter o equilíbrio ou estabilidade enquanto se adapta às condições ambientais em mudança, permitindo o ser sobreviver.
REFÊNCIAS
BRITO, Ivana; HADDAD, Hamilton. A formulação do conceito de homeostase por Walter Cannon. Filosofia e História da Biologia, v. 12, n. 1, p. 99-113, 2017.
Bucasio, Erika et al. Transtorno de estresse pós-traumático como acidente de trabalho em um bancário: relato de um caso. Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul [online]. 2005, v. 27, n. 1 [Acessado 17 Maio 2022] , pp. 86-89. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0101-81082005000100011>. Epub 15 Set 2005. ISSN 0101-8108. https://doi.org/10.1590/S0101-81082005000100011.
DA SILVA, Maria Eduarda et al. Promoção da homeostase glicêmica em indivíduos diabéticos através do exercício físico: Uma revisão narrativa. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 7, p. 44576-44585, 2020.
DO NASCIMENTO, Ars Bassi. Ingestão de substancias doces: manutenção do equilíbrio homeostático ou pelo prazer do gosto?. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, v. 10, n. 2, p. 87-92, 1989.
GLASENAPP, Maikon Cristiano; VIEIRA, Ricardo Stanziola. ADOÇÃO DE UM MECANISMO HOMEOSTÁTICO GLOBAL COMO PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA REVERÊNCIA PELA VIDA.
LAUREANO, Daniela Pereira. Efeito de diferentes dietas sobre a modulação do comportamento alimentar em vias homeostáticas e hedônicas em ratas fêmeas. 2013.
ROSSI, Luciana; REIS, Vanessa Aparecida de B.; AZEVEDO, Camila Ortis E. de. Desidratação e recomendações para a reposição hídrica em crianças fisicamente ativas. Revista Paulista de Pediatria, v. 28, n. 3, p. 337-345, 2010.
Sartori, Michelle et al. História familiar positiva de diabetes altera a resposta cronotrópica ao exercício agudo. Revista Brasileira de Medicina do Esporte [online]. 2011, v. 17, n. 6 [Acessado 15 Maio 2022] , pp. 389-392. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1517-86922011000600003>. Epub 04 Maio 2012. ISSN 1806-9940. https://doi.org/10.1590/S1517-86922011000600003.
SOUSA, Maria Bernardete Cordeiro de; SILVA, Hélderes Peregrino A.; GALVÃO-COELHO, Nicole Leite. Resposta ao estresse: I. Homeostase e teoria da alostase. Estudos de Psicologia (Natal), v. 20, p. 2-11, 2015.

Continue navegando

Outros materiais