Buscar

ENSINO E APRENDIZAGEM_HISTORIA E GEOGRAFIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A BNCC, aclara que, em relação ao processo de ensino e aprendizagem, “ a utilização de objetos materiais pode auxiliar o professor e os alunos a colocar em questão o significado das coisas do mundo, estimulando a produção do conhecimento histórico em âmbito escolar.” Exercendo essa prática, professores e alunos poderão desempenhar o papel de agentes do processo de ensino e aprendizagem, diante dos conteúdos propostos.
 
Sobre os processos que devem ser considerados como imperativos para o desenvolvimento do aluno nos anos iniciais do Ensino Fundamental para o componente curricular de História, associe a primeira coluna que apresenta cada um desses processos, com a segunda coluna que dispõem de suas finalidades.
 
I. Identificação.
II. Comparação.
III. Contextualização.
IV. Interpretação.
V. Análise.
 
1. Trata-se de uma habilidade bastante complexa, pois problematiza a própria escrita da história.
2. Permite que o aluno localize o objeto histórico no tempo e espaço, sabendo localizar momentos e lugares específicos de um evento.
 3. Permite que o aluno amplie seus conhecimentos ao traçar relações entre os fatos históricos.
4. Desenvolve o criticismo, desenvolvendo o senso crítico do aluno sobre os fenômenos históricos.
5. Estimula os alunos a questionar o objeto histórico, ampliando o processo de elaboração do documento e das relações vividas em sociedade.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação entre as colunas:
 
Alternativas:
· a)I – 1; II – 2; III – 3; IV – 4; V – 5
· b)I – 3; II – 1; III – 2; IV – 5; V – 4 
· c)I – 5; II – 3; III – 2; IV – 4; V – 1Alternativa assinalada
· d)I – 4; II – 5; III – 2; IV – 1; V – 3
· e)I – 2; II – 1; III – 3; IV – 5; V – 4
2)
 A Base Nacional Comum Curricular é a referência curricular mais atual que atende à legislação educacional brasileira. Antes da homologação da BNCC tínhamos os Parâmetros Curriculares Nacionais, publicados em 1998, como principal documento norteador dos currículos no Brasil. A BNCC não substitui os PCNs, mas traz novas orientações em relação às diretrizes educacionais do país. Sendo assim, é importante considerar também o que é proposto pelos PCNs para as etapas da Educação Básica.
 
Sobre os PCNs analise as afirmações a seguir:
I - Em 1998, os Parâmetros Curriculares Nacionais tornaram-se as principais diretrizes educacionais brasileiras, orientando que os currículos fossem compostos por uma base comum, dando origem a duas etapas da Educação Básica: o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.
II - Os PCNs apresentam orientações tanto sobre os conteúdos quanto sobre as metodologias gerais de ensino, propondo objetivos comuns para cada disciplina com o intuito de permitir a equidade na educação pública brasileira.
III – Foi a partir dos PCNs que nos anos iniciais do Ensino Fundamental as disciplinas de História e Geografia voltaram para os currículos, visto que foram substituídas por Estudos Sociais durante a Ditadura Civil-Militar no Brasil.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmações corretas:
Alternativas:
· a)Apenas a afirmativa I está correta.
· b)Apenas a afirmativa II está correta.
· c)Apenas a afirmativa III está correta.
· d)Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
· e)Apenas as afirmativas II e III estão corretas.lternativa assinalada
3)A Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil define seis direitos de aprendizagem, que, segundo o documento, asseguram (...) as condições para que as crianças aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los, nas quais possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural. (BRASIL, 2018, p. 37)
 
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
 
Com base no exposto acima, complete as lacunas da afirmação a seguir:
O primeiro direito de aprendizagem proposto pela BNCC é o da __________, para que a criança inserida em pequenos ou grandes grupos amplie o seu __________ e desenvolva o respeito a __________ individual e cultural.
Assinale a alternativa que completa as lacunas corretamente:
Alternativas:
· a)expressão – autoconhecimento – igualdade.
· b)convivência – autoconhecimento – diversidade.Alternativa assinalada
· c)participação – esforço – identidade.
· d)convivência – valor – igualdade.
· e)participação – valor – diversidade.
4)O espaço físico é também um espaço social, e tem a função primordial de orientar as crianças no processo de estruturar funções motoras, sensoriais, simbólicas, lúdicas e relacionais, através de diferentes dimensões de percepção, tais como: odor (o cheiro do próprio corpo, os odores dos diferentes ambientes, o cheiro dos materiais, das outras pessoas), o ritmo (a rotina escolar com divisões de tempo para atividades dirigidas, descanso e alimentação, o ciclo circadiano, a percepção das diferenças entre o dia e a noite), cores (dos objetos á disposição da criança ao mobiliário da escola e de casa), sabor, sons, regras (limites físicos entre os ambientes e também as regras de convivência).
Fonte: BARBOSA, Maria Carmem Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Organização do espaço e do tempo na escola infantil. Educação infantil: pra que te quero, p. 67-79, 2001
 
Levando em consideração o desenvolvimento da percepção da criança na educação infantil, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas:
(  ) Diferenças e semelhanças entre os diferentes espaços em que vivencia suas experiências vai além de apresentar as características desses espaços. Passa pela compreensão das funções que esses espaços exercem na vida das crianças, para além da divisão do que seria a “educação escolar” e a “educação dada em casa”.
(  ) Diferenças e semelhanças entre os diferentes espaços em que vivencia suas experiências e a compreensão das funções que esses espaços exercem em suas vidas não precisam ser abordadas com as crianças da educação infantil.
(  ) A organização dos ambientes da escola, no sentido de situar as crianças dentro deste espaço, assume grande importância no processo de ensino e aprendizagem.
(   ) A organização dos ambientes da escola, no sentido de situar as crianças dentro deste espaço, só deve ser trabalhado com as crianças a partir do segundo ano do ensino fundamental.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas:
· a)V – V – F – F
· b)F – F – V – V
· c)V – F – V – FAlternativa assinalada
· d)V – F – V – V
· e)V – V – V – F
5)
Há tempos, são questionadas as finalidades de práticas pedagógicas de Geografia pautadas em metodologias de ensino que giram em torno do uso exclusivo de uma apostila ou de um livro didático. São questionadas, também, as aulas de Geografia direcionadas pela exposição oral de conteúdos listados e subdivididos em unidades temáticas que pouco, ou nada, se relacionam umas com as outras. São práticas pedagógicas em que o giz, a lousa e o material impresso (apostila ou livro didático) imperam como únicos recursos didáticos. Esses recursos estão sempre em posição de destaque em detrimento dos demais aportes disponíveis no contexto atual. Aulas que se pautam em conteúdos estipulados em currículos instrumentais, que desconsideram os alunos e os seus desejos, os seus contextos de vida, as suas realidades, os seus sonhos e as suas potencialidades.
 
 
Analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
 
I. É indispensável ao ensino de Geografia propiciar ao aluno desafios intelectuais e, por conseguinte, ultrapassar o saber comum, uma vez que, nem sempre o desafio intelectual do aprendiz e a atividade de estudo vão ser mobilizados quando os professores ficam ancorados nos contextos de vida, assim, é preciso ir além, sabendo que aprender geografia é uma atividade intelectual e que só há engajamento do aluno quando este confere sentido à atividade realizada.
 
PORQUE
 
II. O currículo deve propiciar a ampliação do universo cultural do aluno, contudo, precisa se pautar pelo critério da relevânciae não do excesso, no caso da BNCC, percebemos a seleção de conteúdos relevantes, mas, por outro lado, o excesso é uma marca da proposta, uma vez que, há uma grande quantidade de conteúdos elencados para o ensino fundamental e, quando grandes quantidades de conteúdos são prescritas de fora para dentro, seja por uma comissão seja pelo ministério, os professores passam a preocupar-se com a forma de dar conta deles.
 
GUIMARÃES, Iara Vieira. Ensinar e aprender Geografia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ensino Em Re-Vista. Uberlândia, MG. v.25. n. Especial. p.1036-1055, 2018
A respeito dessas asserções assinale a alternativa correta:
Alternativas:
· a)As asserções I e II são proposições falsas.
· b)A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
· c)A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
· d)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
· e)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.Alternativa assinalada

Mais conteúdos dessa disciplina