Buscar

PREPARAÇÃO DE UM AROMATIZANTE ARTIFICIAL ACETATO DE ISOAMILA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXPERIMENTO 5- PREPARAÇÃO DE UM AROMATIZANTE ARTIFICIAL: ACETATO DE ISOAMILA
Questionário
1) Desenhe o mecanismo da reação em meio ácido
	Em meio ácido, a primeira etapa é a protonação do oxigênio da carbonila do ácido acético, tornando o carbono (da carbonila) mais eletrofílico e assim, facilitando o ataque do nucleófilo (álcool). Em seguida, ocorre a transferência de prótons (prototropismo) gerando um bom grupo abandonador (água). Após a eliminação da água, há a formação de uma carga positiva no carbono, para estabilizar a carga os elétrons disponíveis do oxigênio formam a ligação pi (π) dando origem novamente à carbonila, consequentemente a formação de carga positiva no oxigênio. Os pares de elétrons livres do oxigênio da molécula de água abstraem o próton do oxigênio carregado positivamente, regenerando então o ácido e dando origem ao produto de interesse. 
2) Comente o porquê da utilização de NaHCO3 saturado na extração e o porquê não se deve utilizar NaOH concentrado.
	A adição de base no processo é necessária para a extração do ácido acético em excesso (Esquema 1) do meio reacional ao final da reação, assim, obtendo o produto de interesse puro.
 A adição de base, além de ser utilizada na extração, reage com o ácido sulfúrico (Esquema 2) adicionado durante o processo, assim, mantendo o meio com caráter básico. 
O hidróxido de sódio (NaOH) é uma base forte comparada ao bicarbonato de sódio. No meio reacional há a presença de um ácido forte (H2SO4) e a reação entre uma base e um ácido forte provoca uma reação perigosa. Sendo assim, por questões de segurança é recomendável o uso de uma base mais fraca no qual, a reação irá ocorrer com riscos menores. 
3) Cite outros ésteres que possam ser encontrados na natureza e suas utilizações (lípídeos, gorduras,...).
 Os ésteres em geral, possuem odor agradável e estão associados com o aroma e sabor de frutos e flores. Sendo assim, os ésteres possuem alta aplicação nas indústrias como flavorizantes, contribuindo para o aroma característico do alimento. Por exemplo: 
 
Figura 1. Etanoato de etila (aroma de maçã).
Figura 2.Butanoato de etila (aroma de abacaxi).
	Os ésteres também estão presentes na composição dos cerídeos como por exemplo, o palmitato de merissila, no qual é encontrado nos favos de cera de abelha. E na composição dos glicerídeos: óleos e gorduras.

Mais conteúdos dessa disciplina