Buscar

Avaliação Final (Discursiva) Fundamentos da Qualidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Os produtos japoneses, até meados do século XX, eram tidos como produtos baratos e sem qualidade. No entanto, com o término da Segunda Guerra Mundial, o Japão estava pobre, arruinado e totalmente destruído, dispondo apenas da força humana. Houve um grupo de jovens empresários que dedicaram-se à construção de uma nova nação. Até hoje, são conhecidas as marcas daqueles empresários: Nikon, Sony, Toyota, Yamaha, Honda. Isso fez com que o Japão saísse da condição de vítima para a condição de vencedor, liderando o ranking econômico mundial, através da produção e exportação de produtos de qualidade, reconhecidos pela alta tecnologia de ponta utilizada no país. Disserte sobre os fatores que contribuíram com a evolução da qualidade no Japão e, que, de forma indireta, influenciaram outros países.
FONTE: BUENO, Marcos. Gestão pela qualidade total: uma estratégia administrativa. Um tributo ao Mestre do Controle da Qualidade Total Kaoru Ishikawa. Disponível em: <http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0210.pdf>. Acesso em: 16 mar. 2017.
	Resposta Esperada:
- A contribuição dos experts americanos W. E. Deming e J. Juran.
- A criação e ação da Japanese Union of Scientist and Engineers (JUSE).
- A padronização ampla dos produtos.
- A ampla comunicação e educação pública.
- A liderança e direção centralizadas.
- Envolvimento e comprometimento da alta administração empresarial.
- O desejo de elevar a qualidade à condição de tópico de importância nacional.
	2.
	O controle de processos é de fato fundamental para que a organização seja competitiva dentro de seu ambiente concorrencial. Fazem parte do controle de processo os métodos de controle e os indicadores, bem como os responsáveis pelas ações relacionadas aos processos. Para que o controle possa ser realizado, é necessário avaliar o desempenho do processo, compará-lo com as metas estabelecidas e aplicar ações corretivas quando estes apresentam desvios que refletem no não atingimento dessas metas. Considere a seguinte situação-problema:
A produtividade de uma linha de montagem de cabides de polipropileno é mensurada por um dispositivo de contagem de peças acabadas, localizado na última esteira antes do processo de embalagem. O sistema fornece as informações para o gestor do processo que avalia a produtividade constantemente, comparando com a meta estipulada, que é de 190 peças boas para cada 200 peças processadas. Caso encontre alguma divergência, o gestor contata o operador de processo para que este tome as providências para corrigir o problema. Por fim, o operador atua corrigindo o processo para que este volte à normalidade, atingindo os valores estipulados pela meta.
Com base no exposto, responda aos itens a seguir:
a) Determine o índice de produtividade (%) que corresponde ao valor da meta.
b) Determine cada um dos itens do fluxograma de acordo com a sua inter-relação no processo descrito (processo, sensor, meta, gestor e operador).
c) Qual a principal vantagem do monitoramento em tempo real para a organização que o aplica?
	
	Resposta Esperada:
a) IP(%) = (Peças boas/Total produzido)*100 = (190/200)*100 = 95%.
b) 1 ? Sensor
    2 ? Operador
    3 ? Gestor
c) Quando a informação está disponível em tempo real, o tempo entre o apontamento do problema e a efetiva solução do mesmo é menor, o que evita desperdícios.

Mais conteúdos dessa disciplina