Buscar

UNIDADE I - Prática de Ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental e o Estágio Supervisionado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Nádia Valéria Borges Amâncio 
RGM: 18900976
UNIDADE I - O papel do Gestor Educacional e o Financiamento da Educação Pública
1. O PNE possui 20 metas. Análise e cite duas metas do Plano e as comente, analisando se você acredita ser possível que se efetivem até o ano de 2024, prazo do PNE.
	O Plano Nacional de educação (PNE) é constituído por possui diretrizes, metas e estratégias, elas devem ser efetivas até 2024 (prazo final do PNE). 
	Analisando as metas do PNE: meta 2 e meta 6.
Meta 2: universalizar o ensino fundamental de 9 (nove) anos para toda a população de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos e garantir que pelo menos 95% (noventa e cinco por cento) dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência deste PNE. Essa meta envolve questões sociais, econômicas e culturais, pois alunos não conseguem concluir o ensino fundamental na idade recomentada devido a diversos fatores. 
	O Ministério da Educação juntamente com os governos estaduais, federais e municipais devem criar diversas estratégicas para que essa meta seja alcançada. Em parceria com as famílias realizar um acompanhamento a fim de que esses alunos sejam monitorados e que estabeleçam condições adequadas para o sucesso escolar. A população brasileira vive em situação de extrema vulnerabilidade social, crianças indígenas, com deficiências, quilombolas, ribeirinhas e da zona rural. São necessárias políticas específicas deem conta de suas demandas e peculiaridades. Ações como a criação de mais escolas nas zonas rurais, garantia de transporte escolar capaz de vencer características geográficas. Situações diversas que demandam ações específicas como a busca ativa, ou seja, ir atrás das crianças e descobrir por que elas não frequentam a escola e dar soluções particulares. A realização da busca ativa é uma das estratégias previstas para se atingir a meta, no entanto, demanda um esforço 
intersetorial que nem sempre é simples de se concretar. Para que as crianças estejam na escola é preciso uma articulação de políticas envolvendo a saúde, infraestrutura, assistência social, transporte, entre outros.
Dentre esses problemas e outros, acho que não será possível a implementação dessas metas, devido as grandes dificuldades que nosso país enfrenta.
Meta 6: oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% (cinquenta porcento) das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% (vinte e cinco porcento) dos(as) alunos(as) da educação básica. 
	Essa meta nos demonstra como seria importante o oferecimento da educação em tempo integral, pois aumentaria a qualidade do ensino e consequentemente a responsabilidade dos alunos diante a educação. Aos pais uma ótima opção para que o filho não fique sem ocupação em tempo integral. Essa meta será possível ser realizada no prazo correto, caso haja rapidez em construção de novas escolas, contratação de profissionais da educação e liberação de verbas para merenda escolar e para outros recursos necessários, porém atualmente na realidade em que estamos vivendo, a prioridade será para saúde. Ou seja, o governo precisa criar estratégias que supra a necessidade escolar após pandemia.
Referências Bibliográficas: 
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Diretoria de Estatísticas Educacionais (Deed). Nota técnica nº 20, de 21 de novembro de 2014. Brasília, DF, 2014a.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Diretoria de Estatísticas Educacionais). Nota técnica nº 41, de 17 de dezembro de 2014. Brasília, DF, 2014b.

Mais conteúdos dessa disciplina