Buscar

PROVA BIOQUIMICA 2013

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1) Paciente de 55 anos iniciou um quadro de icterícia e dor abdominal intenso. Após a realização de exames laboratoriais constatou-se que bilirrubina direta, ALT e amilase estavam aumentadas. Eletrocardiograma e enzimas cardíacas não apresentaram alterações. De acordo com os resultados laboratoriais e quadro clinico. Diga qual o diagnostico desse paciente, bem como uma possível explicação para a hiperbilirrubinemia. 
Amilase elevada> Pancreatite, causado por uma colestase.
Hiperbilirrubinemia: bloqueio da árvore biliar provoca a icterícia, e a entrada de bilirrubina no intestino e causa aumento da bilirrubina direta.
2) RN apresentou no seu terceiro dia de vida ictericia e exame laboratorial demonstrou valores de bilirrubina total de 16,5 mg/dL e direta 0,1 mg/dL. Não foram encontrados problemas de consangüinidade parental. Sugira um diagnostico e explique a hiperbilirrubinemia. 
Icterícia hemolítica
Hiperbilirrubinemia:
3) Uma moça de 27 anos, residente de uma pequena cidade do interior do Rio de Grande do Sul e com pouco recurso financeiro, esta com suspeita de esclerose múltipla. Sugira exames laboratoriais de baixo custo que possam auxiliar no diagnostico dessa jovem. 
IgG com albumina.
4) Grávida de 10 semanas vai ao laboratório para realizar exames de pré-natal (glicemia, HIV, toxoplasmose, CMV, HBSAg). Como resultado encontra-se: 
HIV negativo, CMV negativo, HBSAg negativo, toxoplasmose IgG reagente, toxoplasmose IgM negativo, glicemia 98mg/dL. 
Discorra sobre os resultado encontrados. Justifique sua resposta. 
Imunidade para rubéola> não é doença ativa. Faz um rastreamento para diabetes gestacional.
5) Cite as alterações protéicas observadas em pacientes com as seguintes patologias. 
a) Síndrome nefrótica
Alfa2- macroglobulina, albumina, antitripsina
b) Cirrose 
Beta, Gama
c) Ascite
Albumina,
d) Carcinoma hepatocelular
Alfa1 fetoproteína
e) Inflamação aguda
Alfa1-antiquimiotripsina, alfa1- glicoproteína ácida, hemopexina
6) Paciente de 48 anos foi internado com pancreatite. Na investigação da causa da pancreatite descobriu-se que o paciente apresentava deficiência de Apo CII. Qual a função dessa proteína, bem como as alterações bioquímicas ocorre na deficiência da mesma. 
Apo CII > cofator – não tem ativação da proteína lipase.
7) AMG é um senhor e queixa-se que após a ingestão de leite sente-se inchado e apresenta flatulência. O paciente salienta que após a ingesta de iogurte não tem a mesma sensação. Sugira um exame laboratorial que auxilie o diagnostico desse paciente. Explique a realização do exame e a interpretação dos resultados. 
Detectar intolerância a lactose atráves da dosagem da concentração de glicose no soro em diferentes tempos, após um período de jejum de 8 horas. A partir da ingestão de 50 g de lactose em 200 mL de água.
Procedimento técnico: A glicemia do paciente é coletada e dosada no tempo 0’ e após é dado uma sobrecarga de lactose para o paciente, onde é realizada a glicemia do paciente 15’, 30’,60’,90’.
Após ter obtido todas as dosagens de glicemia nos diferentes tempos realiza-se a subtração da maior concentração de glicose obtida.
Um paciente intolerante a lactose terá uma diferença mínima de 20 mg/dL entre o pico máximo e o basal. Já em um paciente normal a diferença será maior que 20 mg/dL.
Isso ocorre por que a deficiência da lactose impede que a lactose seja hidrolisada em glicose mais galactose no intestino impedindo de serem absorvidos, o que não irá aumentar a glicemia do paciente.
Sintomas observados: flatulência, dores abdominais, diarreia.
8) O que se pode presumir analisando os resultados abaixo, de um paciente diagnosticado com Diabetes Mellitus 
Glicemia = 105 mg/dL
Frutosamina, hemoglobina glicada, que servem para acompanhar um paciente com DM, isso por que tanto na hemoglobina quanto na frutosamina a glicose reage com nitrogênio terminal dos aminoácidos dessas proteínas, formando a cetoamina, que uma vez formada é estável pelo tempo de vida do eritrócito ou pela vida média da frutosamina.
Como a frutosamina possui uma vida média de 20 dias, o resultado do exame irá indicar o perfil glicêmico do paciente dos últimos 20 dias.
Ao contrário da hemoglobina glicada, porque o eritrócito possui uma vida média de 90-120 dias, portanto o resultado do exame irá indicar o perfil glicêmico do paciente nos últimos 90-120 dias.
Para realizar o exame de hemoglobina glicada é utilizado sangue total.

Continue navegando