Buscar

1ªPROVA BANCO DE DADOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Existem no mercado várias tecnologias para a criação de banco de dados, conforme a necessidade de empresas ou organizações. Uma dessas tecnologias é relativamente nova, e as empresas fazem uso dela para lidar com um grande volume de dados não estruturados, em que a análise pode resultar no relacionamento das pessoas com as empresas. Como essa tecnologia é classificada?
A) NoSQL.
B) MYSQL.
C) XML.
D) Big Data.
2.Com a evolução do hardware e dos meios de comunicação, as arquiteturas utilizadas para atender às necessidades dos sistemas de banco de dados e a forma como os SGBDs atuam sofreram significativas mudanças, ao passo que, atualmente, a escolha pela arquitetura ideal é cercada de várias dúvidas e questões, que deverão ser superadas antes da implementação do banco de dados. Acerca das arquiteturas de banco de dados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Na arquitetura centralizada, há um computador com grande capacidade de processamento (mainframe) responsável por hospedar o SGBD, acrescido de terminais sem capacidade de processamento.
( F ) Na arquitetura cliente-servidor, o cliente (back end) executa as tarefas do aplicativo fornecendo a interface do usuário, enquanto o servidor (front end) executa as consultas no banco de dados e retorna os resultados.
( ) Na arquitetura distribuída, a informação está dividida em diversos servidores; todavia, as consultas oriundas dos aplicativos são realizadas sempre no servidor definido pelo DBA.
( V ) Na arquitetura paralela, o objetivo principal é compartilhar os recursos de processamento de dados.
(V ) Na arquitetura distribuída, há um maior risco de falhas na segurança dos dados, uma vez que estes encontram-se armazenados em vários locais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - V - V - F - V.
B) V - F - F - F - V.
C) V - F - V - V - F.
D) V - F - F - V – V.
3.O banco de dados é parte integrante do Sistema de Informação, em que os dados são coletados, processados, organizados e armazenados. A parte de coleta, tratamento e processamento dos dados é feito por programas específicos, como ERP, CRM, Web service, sites etc. Todavia, o analista/desenvolvedor deverá optar por um banco de dados para o armazenamento e a organização desses dados, o qual deverá ser escolhido, levando-se em conta critérios técnicos e financeiros. Acerca dos diversos tipos de bancos de dados existentes no mercado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V) O banco de dados MySQL caracteriza-se por ser um software livre quando utilizado para fins não comerciais, destacando-se principalmente nas aplicações web.
( V ) O Oracle é um dos bancos de dados mais robustos no mercado, sendo responsável pelo armazenamento de boa parte das informações das principais organizações do mundo.
( F) O PostgreSQL é um banco de dados exclusivamente voltado para orientação a objetos.
(V) O fato do SQL Server ser um banco de dados desenvolvido pela Microsoft permite-lhe possuir uma maior integração nativa com seus produtos e tecnologias.
( V) O banco de dados PostgreSQL funciona tanto na plataforma Windows como Linux.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - F - V - V - F.
B) V - V - F - V - V.
C) F - V - V - F - V.
D) V - F - F - V – F.
4 .A evolução dos bancos de dados é dividida em três grupos distintos, conforme suas características, como organização hierárquica, relacional e orientado ao objeto. Sabendo disso, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Primeira Geração.
II- Segunda Geração.
III- Terceira Geração.
( II ) Baseado no conceito de dados relacional, com o seu surgimento na década de 70, é utilizado até nos dias atuais em aplicações como Planejamento de Recursos Empresariais (ERP).
( III) Como destaque tecnológico, traz o conceito de banco de dados orientado a objetos. Seu surgimento ocorre nos anos 80.
( I) Surgiu na década de 60, possuindo basicamente duas formas de organização: o modelo hierárquico e o em rede. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) II - III - I.
B) II - I - III.
C) III - II - I.
D) I - II – III.
5. Em um banco de dados existem vários tipos de usuários que atuam em sua construção e acesso. Alguns têm um foco mais gerencial, enquanto outros apenas se concentram na manipulação de dados da base. Dentre eles existe o Administrador de Banco de dados. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta as características de um Administrador de Banco de Dados:
A) O Administrador de Banco de dados é responsável por toda a administração0 do banco de dados. Atividades como instalação, configuração e melhorias em performance fazem parte do seu dia a dia. Também possui tarefas relacionadas ao gerenciamento de acesso de usuários na base e um constante monitoramento visando garantir uma alta disponibilidade do sistema.
B) O Administrador de Banco de dados utiliza o sistema que foi desenvolvido pelo programador para acessar o banco de dados. Normalmente desconhece as estruturas onde os dados estão armazenados. Consegue manipular somente o que o sistema permite. Ele é a sua fronteira com o SGBD.
C) O Administrador de Banco de dados tem a tarefa de fazer o mapeamento dos dados que deverão ser armazenados no banco. Isso envolve a criação/manutenção de tabelas e demais objetos de acordo com a tecnologia do SGBD. Este usuário tem um grande foco em performance, pois quando vai definir a estrutura de organização dos dados é crucial que ela seja performática.
D) O Administrador de Banco de dados é o sistema que irá acessar o banco de dados. É imprescindível que o sistema desenvolvido manipule os dados de forma correta, para evitar a perda ou falta de confiança neles.
6. Atualmente, os bancos de dados são essenciais para muitas empresas e estão no coração de muitos sistemas computacionais. Ter acesso rápido às informações é muito importante para a correta tomada de decisões em um negócio. Se você pretende trabalhar com desenvolvimento de softwares precisará trabalhar com bancos de dados em algum momento. A história dos bancos de dados é dividida em gerações. Sobre essas gerações, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://dicasdeprogramacao.com.br/a-historia-dos-bancos-de-dados/. Acesso em: 28 jan. 2019.
A) A quarta geração, conhecida como geração platina, surgiu nos anos 2000 e é marcada pelos bancos de dados XML. F
B) A terceira geração é a dos bancos de dados relacionais, surgiu na década de 1970 e é utilizada até hoje. F
C) A primeira geração surgiu na década de 1960, na qual existiam basicamente duas formas de organização: o modelo hierárquico e em rede. Ambos trabalhavam com o conceito de registro, que é uma coleção de campos (atributos), os quais contêm apenas um valor de dado.
D) A segunda geração é uma geração que tem o seu destaque tecnológico. É uma geração marcada pelo novo conceito, denominado banco de dados orientado a objetos. F
7. A arquitetura de banco de dados se constitui de formas diversas. Uma dessas formas é denominada de Arquitetura Paralela, a qual tem como objetivo principal compartilhar os recursos de processamento de dados. Com relação a esse modelo de arquitetura, assinale a alternativa CORRETA:
A) Podemos destacar como principal característica a grande distância que existe entre os computadores interligados.
B) Constitui-se basicamente de terminais sem nenhuma capacidade de processamento de dados que se conectam em mainframes.
C) É uma arquitetura que não tem como objetivo compartilhar recursos de processamento, já que tem muita limitação quanto à quantidade de terminais conectados.
D) Nesse tipo existem várias operações rodando simultaneamente, já que há uma demanda grande com relação ao processamento de dados.
8.O Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) trata-se de um software utilizado na gestão de uma base de dados, sendo este respaldado por um conjunto de funções que tem por finalidade facilitar a sua criação, modificaçãoe exclusão, bem como na inserção, atualização e exclusão de seus registros. Acerca das diversas funções desempenhadas pelo SGBD, analise as sentenças a seguir:
I- O SGBD cria um sistema de segurança que protege a base de dados de acessos não autorizados, ao estabelecer regras e os tipos de operações que podem ser realizadas por determinados usuários. V
II- Com vistas a garantir a integridade e a consistência dos dados, o SGBD possui um controle de V acesso simultâneo.
III- Além da linguagem SQL, alguns SGBDs oferecem outras linguagens de programação para a V implementação de rotinas.
IV- O SGBD possibilita a criação de controles em nível de objeto, ou seja, se um objeto for definido como somente leitura, todos os demais seguirão a mesma lógica.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A) Somente a sentença III está correta.
B) As sentenças I, II e III estão corretas.
C) As sentenças III e IV estão corretas.
D) As sentenças I e IV estão corretas.
9. Nos últimos anos, houve um aumento enorme no interesse pelos bancos de dados multimídia frente aos novos tipos de informação que passaram a estar presentes em vários segmentos de aplicações. Tipos de dados, como textos com livres formatos, documentos web, gráficos estruturados, imagens estáticas ou com animação, voz e sons, tornaram-se cada vez mais comuns no ambiente corporativo. Acerca dos bancos de dados multimídia, analise as sentenças a seguir:
I- Para o armazenamento de dados multimídia, pode ser utilizado um tipo de dado binário, como, por exemplo, o BLOB.V
II- Dentre as principais características de um banco de dados multimídia, destacam-se o suporte a objetos gigantes, o fornecimento de dados em ritmo variável e a recuperação baseada na igualdade.
III- O grande consumo de espaço para o armazenamento caracteriza o dado multimídia.
IV- Dentre os tipos de dados multimídia mais comuns, normalmente encontrados nos bancos de dados multimídia, destacam-se a imagem, a animação, o vídeo e o áudio.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças II e IV estão corretas.
B) As sentenças I, II e IV estão corretas.
C) As sentenças I, III e IV estão corretas.
D) Somente a sentença III está correta.
10. Segundo Aronoff (1989), “O Sistema de Informação Geográfico (SIG) é um sistema computadorizado que proporciona quatro tipos de capacidades de manipulação de dados georreferenciados: (1) entrada de dados; (2) gerenciamento de dados; (3) manipulação e análise; e (4) saída de dados”. Para tanto, os referidos dados são armazenados em um SGBD, o qual, além de possuir a capacidade de controlar e manipular os dados espaciais, realiza a gerência de transações, controle de integridade e concorrência. Acerca do SIG e do SGBD, analise as sentenças a seguir:
I- O banco de dados relacional e geográfico denominado PostgreSQL corresponde a um sistema de gerenciamento de banco de dados de código aberto que utiliza a extensão PostGIS para armazenar dados georreferenciados.
II- O nível mais interno de um Sistema de Gerenciamento de Bancos de Dados Geográficos oferece ao usuário, principalmente, a álgebra com os mapas carregados no sistema.F
III- O SIG se diferencia dos demais sistemas de informação convencionais, uma vez que impossibilita armazenar os atributos descritivos e das geometrias dos diferentes tipos de dadosF geográficos.
IV- Os SIGs permitem a inserção e a integração de informações espaciais provenientes de diversas origens, em uma única base de dados.V
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ARONOFF, S. Geographic information systems: a management perspective. Ottawa: DL Publications, 1989.
A) As sentenças II e III estão corretas.F
B) As sentenças I e IV estão corretas.
C) As sentenças II e IV estão corretas.
D) Somente a sentença III está correta.F

Outros materiais