Buscar

PROJETOS VARIADOS

Prévia do material em texto

PROJETO 1 – SAPOS
PRODUTO FINAL (compartilhado com os alunos): Produzir uma revista com textos informativos sobre a transformação de girinos em sapos.
Justificativa: 
As crianças em geral têm muito interesse por animais. Neste sentido, a escolha deste projeto cria um contexto de estudo e pesquisa muito envolvente para elas, o que contribui para que se esforcem e de dediquem em todas as etapas e também na construção do produto final.
A produção de uma revista com textos informativos é uma estratégia importante, pois possibilita a sistematização e socialização dos conhecimentos dos alunos sobre o assunto estudado. No projeto “Sapos” os alunos, com ajuda do professor, trabalharão com diferentes tipos de textos, imagens e outras fontes de pesquisa para obtenção de informações sobre a evolução de girinos em sapos.
O que se espera que os alunos aprendam:
1. Procedimentos de pesquisa mediante o uso de vários instrumentos, tais como: observação direta da metamorfose dos girinos, leitura de textos informativos (leitura de imagens, leitura por antecipação de significados, leitura realizada por adultos.
2. Fazer uso da escrita como registro dos conhecimentos construídos ao longo do processo (situações de registro espontâneos e produção de textos tendo o professor como escriba).
3. Desenvolver a capacidade de ler textos informativo
4. Escrever textos informativos, respeitando intuitivamente suas características básicas
5. Usar a escrita e o desenho como recursos para a documentação, organização sistemática das informações e socialização dos conhecimentos adquiridos.
6. Revisar textos
7. Conhecer as etapas que levam o girino a se transformar em sapo
8. Valorizar o trabalho em grupo
9. Colaborar com a preservação da fauna
10. Ter interesse em pesquisar novos assuntos, consultando diferentes fontes de informação.
O que o professor deve garantir no decorrer do projeto
1. Selecionar, com antecedência, materiais sobre o assunto – cartazes, vídeos, fotos, livros, enciclopédias.
2. Levar para a classe livros com textos informativos (especialmente sobre sapos) para os alunos consultarem sempre que preciso.
3. Propor questões que façam os alunos pensarem sobre o texto específico, sua diagramação, a função da ilustração etc.
4. Favorecer as iniciativas individuais e coletivas, acolhendo as ideias dos alunos e possibilitando que elas sejam colocadas em prática.
5. Garantir, sempre que possível, o trabalho em grupos, para que os alunos possam ser parceiros de fato, colocando em jogo os saberes individuais, tanto nas atividades de escrita como nas de leitura.
6. Incluir a participação dos alunos a cada retomada do planejamento do projeto.
DESCRITORES QUE VÃO SER TRABALHADOS:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Etapas previstas
1. Promover uma conversa sobre os sapos. Construir um quadro que deverá ser preenchido ao longo do projeto a partir das seguintes questões: “o que já sabemos”; “O que queremos descobrir”; “O que aprendemos”.
2. Promover a troca de conhecimentos entre os alunos, sensibilizando-os para o assunto.
3. Buscar em livros e revistas informações para responder as questões levantadas pelo grupo no item: o que queremos descobrir.
4. Levar para a sala alguns girinos para observação.
5. Registro das transformações observadas, realizado pela professora a partir do que foi ditado pelas crianças.
6. Apresentar um vídeo que trate do assunto, ressaltando alguns pontos que devem ser observados
7. Organizar uma atividade de desenho de observação das transformações ocorridas no girino para ilustrar a revista (o produto final).
8. Escrita de textos informativos para a revista a partir do conhecimento construído no decorrer da pesquisa (o professor ou um aluno como escriba).
9. Escrita de legendas para as figuras que farão parte da revista.
10. Selecionar imagens e/ou desenhos que mais gostarem para compor a revista.
11. Produção de uma revista com textos informativos, referentes a transformação de girinos em sapos.
PROJETO 2 – LEITURA DE POESIAS
Justificativa
As situações deste projeto têm como intenção maior que os alunos vivenciem o papel de leitores, mesmo antes de saberem ler convencionalmente.
Em geral as crianças se sentem bastante atraídas por este tipo de texto e muitas vezes já o conhecem por intermédio de músicas infantis, parlendas e outros textos da tradição oral que tem predomínio da linguagem poética.
As poesias, parlendas, trava-línguas, os jogos de palavras, memorizados e repetidos, possibilitam as crianças atentarem não só aos conteúdos, mas também a forma, aos aspectos sonoros da linguagem, com ritmo e rimas, além das questões culturais e afetivas envolvidas.
Produto final
Apresentação de sarau de poesias para a escola
Objetivos
· Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros.
· Escuta poemas lidos, apreciando a leitura feita pela professora.
· Escolher os livros para ler e apreciar.
· Entrar em contato com as características do texto poético (musicalidade, ritmo, diagramação).
· Oferecer um repertório variado de poemas as crianças (diferentes autores da literatura infantil).
· Organizar o espaço da sala de forma que as crianças se sintam convidadas a ocupar o papel de leitoras.
· Ampliar o repertório de textos que se sabe de cor
· Promover interações significativas entre as crianças nas atividades de leitura.
Conteúdos
· Participação em situações em que o adulto é o leitor.
· Participação em situações em que os alunos são os leitores, ainda que não convencionalmente
· Observação e manuseio de materiais impressos como livros e textos.
· Valorização da leitura como fonte de prazer.
· Características e recursos do texto poético.
DESCRITORES QUE VÃO SER TRABALHADOS:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Sequencia provável de atividades
1º dia
· Apresentação do projeto e da situação comunicativa que finalizará o projeto: Apresentação de sarau de poesias para a escola
· Roda de leitura: oferecer vários livros de poesia e fazer a leitura de algumas delas.
· Organizar com as crianças a biblioteca da sala com estes livros para ficarem permanentemente expostos.
2º dia
· Leitura de uma poesia feita pelo professor
· Escrita coletiva (professor como escriva) de um bilhete destinado aos pais, explicando o projeto que desenvolverão e solicitando ajuda por meio de doação ou empréstimo de livros de poesia ou registros de poesia que conheçam de cor.
3º dia
· Leitura de uma poesia contida em um dos livros da biblioteca da própria sala.
· Escolha dos livros para empréstimos (os livros serão levados para casa e devolvidos na data combinada). O professor auxilia nessa escolha lendo alguma poesia do livro e dando referências sobre as que eles já conhecem, as que foram lidas em rodas de leitura.
4º dia
· Realizar a leitura de uma poesia garantindo que cada uma das crianças tenha o texto impresso e possa acompanhar a leitura.
· Ilustração individual sobre a poesia
5º dia
· Ler uma poesia com rima e conversar com as crianças sobre a possibilidade de troca de algumas palavras por outras. Deixar o texto exposto na sala, em um lugar onde possam “ler” diariamente.
6º dia
· Selecionar com as crianças as poesias de que mais gostaram para xerocar e organizar uma coletânea das preferidas.
7º dia
· Dar cada criança a poesia escolhida e fazer a leitura junto com ela. Solicitar que coloquem nome na folha e pedir que ilustrem.
· Colocar um espelho na sala para que ensaiem a poesia escolhida a fim de ser apresentada no último dia, durante o sarau de poesias.
8º dia
· Mostrar o livro organizado com as poesias preferidas e com aquelas que eles foram produzindo oralmente ao longo do projeto.
· Combinar que este livro pertencerá ao grupo e ficará na biblioteca da sala
· Sarau para a escola
PROJETO (3) CAUSOS 
Objetivo compartilhado com os alunos (Produto final)
Gravar um vídeo de contos populares e “causos” para doar a sala de AEE.
Justificativa
Ao trabalhar com alguns alunos de nove e 10 anos, percebi a dificuldade que possuem em relação à língua escrita: alguns ainda não escrevem convencionalmente e outros apresentam muitos problemas de ortografia e de entendimento de texto. Mas o mais grave de todos os problemas é que não leem e não gostam de ler. Um bom trabalho de linguagem será importante para estes alunos. Um bom tipo de texto será aquele onde possam perceber a diferença da linguagem falada da escrita. Um repertório de causos parece adequado a este propósito. Trata-se de narrativas populares, de temática inusitada com o toque de fantástico, que pertence a tradição oral, narrativas na 1ª pessoa e que contam algo que o narrador quer fazer passar por verdade. “Lendo e Pesquisando causos, ouvindo outros trazidos pelos funcionários e seus familiares, lendo e comparando com outros contos de tradição oral, de temática semelhante aos causos, os alunos terão condições de gravar um vídeo para guardar o repertório aprendido no projeto. 
O que se espera que os alunos aprendam
1. Ler e atribuir sentido aos causos.
2. Distinguir causos de outras narrativas que conhecem
3. Distinguir linguagem oral de linguagem escrita.
4. Contar causos.
5. Registrar causos por escrito.
6. Planejar e executar tarefas em grupo.
7. Pesquisar.
8. Divulgar e envolver outras pessoas no trabalho, socializando alguns conhecimentos.
9. Valorizar o trabalho em grupo.
10. Valorizar os saberes dos mais velhos e de outras pessoas da comunidade.
11. Gostar de ler e ouvir histórias.
DESCRITORES QUE VÃO SER TRABALHADOS:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O que o professor deve garantir no decorrer do projeto
1. Ler e estudar causos durante toro o projeto para ampliar o repertório do grupo.
2. Promover momentos em que os alunos contam causos para que possam se envolver com o texto oral, reconhecer e usar características desse tipo de narrativa.
3. Garantir que todos os alunos tenham um livro ou uma cópia dos contos tradicionais para que possam ensaiar estratégias que auxiliem a compreensão da leitura.
4. Promover o uso do dicionário para que ampliem o vocabulário e compreendam melhor o significado do texto.
5. Combinar com os alunos momentos de contar histórias para que possam compreender a importância e a necessidade do preparo para se ler em voz alta.
6. Propor questões que façam os alunos pensarem sobre este tipo de texto, dando a eles mais elementos para compreender e distinguir as características da linguagem oram e da linguagem escrita.
7. Garantir, sempre que possível, o trabalho em grupo para que os alunos possam ser parceiros de fato, colocando em jogo os saberes individuais.
8. Promover espaço e clima favoráveis para os momentos de gravação, permitindo que os alunos contem e leiam histórias em voz alta, garantindo a atenção dos ouvintes.
9. Incluir a participação dos alunos a cada retomada do planejamento do projeto.
Etapas previstas
1. Conversarem com os alunos sobre a ideia de gravarem um vídeo em DVD com contos populares e causos para doá-lo a sala de AEE
2. Contar um causo para os alunos e observar se eles percebem as características principais desse texto, se conhecem histórias desse tipo, contadas pelos pais, avós, amigos, trazidas de outras regiões. Pedir que contem alguns causos e/ou escrevamum conto conhecido ou inventado.
3. Listar com os alunos os materiais necessários e as etapas de trabalho crescente para que participem do planejamento e fiquem atentos ao desenvolvimento do projeto para alcançar o objetivo compartilhado ( O DVD de contos de tradição popular).
4. Leitura de um texto (conto popular). Eles deverão grifar as palavras desconhecidas, tentar compreendê-las no contexto da história e, se necessário, conferir no dicionário.
5. Leitura de um outro conto popular. Dividir a classe em quatro grupos: dois grupos lerão com o propósito de contar oralmente o que leram. Os outros dois farão uma leitura do texto impresso em voz alta. Gravar em DVD as duas apresentações para que os alunos possam, em seguida, discutir e compreender a diferença entre ler e contar.
6. Dividir a classe em quatro grupos para as seguintes tarefas:
· Pesquisa de causos com funcionários da escola e com as famílias. Saber como esses casos surgiram.
· Seleção das histórias que serão gravadas e planejamento da divisão de papéis e efeitos sonoros.
· Confecção de mural com cartazes e informações sobre o projeto.
· Digitação de casos recebidos por meio da pesquisa para a construção do acervo
7. Fazer uma conversa em roda e registrar aspectos que se repetem nos causos, ou seja levantamento de regularidades desse tipo de texto.
8. Trocar informações com outros grupos que estejam trabalhando com causos que possam compartilhar conhecimentos e aprender com outras pessoas.
9. Convidar algumas pessoas da comunidade para contar causos na escola para que os alunos possam ampliar o repertório e aprender os diferentes jeitos de contar histórias.
10. Selecionar os causos ou contos e propor a um pequeno grupo (dois ou três alunos) a primeira gravação. Na audição do DVD será dada ao grupo a oportunidade para analisar o desempenho, decidindo mudanças para melhorar a performance e ainda escolher o efeito sonoro mais adequado para enriquecer a narrativa.
11. Promover uma tarde /manhã de causos para que todos os parceiros que participaram, de perto ou à distância, possam trocar causos. Essa atividade coloca em jogo tudo o que os alunos sabem sobre o que foi estudado.
12. Gravar o DVD e entregar para o acerco do AEE da escola
PROJETO 4 – LIVRO DE BRINCADEIRAS
Objetivo compartilhado com os alunos ( Produto final)
Criar um livro de brincadeiras e finalizar o projeto com uma manhã de brincadeiras em que os alunos ensinam as brincadeiras do livro e brincam com alunos de outras turmas
Justificativa
	A confecção de um livro de brincadeiras possibilita as crianças colocarem em jogos seus conhecimentos sobre a língua escrita, usando-os como instrumentos para aprender novas brincadeiras, registrar e ensiná-las a outras pessoas.
O que se espera que os alunos aprendam
1. Ampliar o repertório de brincadeiras
2. Apropriar-se, mediante o uso, das características de um texto instrucional.
3. Escrever as regras das brincadeiras respeitando as características desse tipo de texto.
4. Revisar textos
5. Fazer ilustrações considerando a complementaridade com o texto escrito.
6. Escrever considerando a diagramação deste tipo de texto.
7. Aprender procedimentos de consulta a livros instrucionais
8. Utilizar procedimentos de revisão e reescrita de textos
9. Desenvolver atitudes cooperativas.
10. Desenvolver atitudes de respeito para com os colegas
11. Escutar os colegas
12. Opinar nas questões do grupo favorecendo o entendimento.
O que o professor deve garantir no decorrer do projeto
1. Levar para a turma livros instrucionais (especialmente de regras de jogos) a fim de que os alunos consultem-nos sempre que preciso.
2. Possibilitar que os alunos exerçam diferentes funções em todas as tarefas e brincadeiras.
3. Possibilitar que os alunos procurem soluções para os conflitos durante as brincadeiras.
4. Favorecer as iniciativas individuais e coletivas, acolhendo as ideias dos alunos e possibilitando que sejam colocadas em prática
5. Promover momentos de escrita coletiva das regras das brincadeiras escolhidas.
6. Propor questões que façam os alunos pensarem sobre o texto específico, sua diagramação e função da ilustração.
7. Garantir, sempre que possível, o trabalho em grupos para que os alunos possam ser parceiros de fato, colocando em jogos os saberes individuais.
8. Incluir a participação dos alunos a cada retomada do planejamento do projeto.
DESCRITORES QUE VÃO SER TRABALHADOS:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Etapas previstas distribuídas na semana
1ª semana (destinar três dias para o projeto)
	Segunda-feira
	Terça - feira
	Quarta-feira
	Quinta-feira
	Sexta-feira
	1. Combinar com o grupo a confecção de um livro de brincadeiras para doá-lo a outra classe da escola e convidá-la para uma manhã de brincadeiras organizada por eles.
2. Propor que cada alunos escreva e depois leia para o grupo o nome de cinco brincadeiras de que mais gosta
	
	1. Fazer num cartaz, uma lista comum com todas as brincadeiras preferidas (alunos podem ser os escribas).
2.Escolher, por votação, três brincadeiras para brincarem.
3. Propor que as brincadeiras escolhidas, sejam ensinadas pelos mesmos alunos que as propuseram.
	
	1. Distribuir livros de jogos de regras para grupos com quatro a cinco alunos e propor que cada aluno escolha um jogo para ensinar aos colegas da turma. Brincar.
2ª Semana
	Segunda-feira
	Terça - feira
	Quarta-feira
	Quinta-feira
	Sexta-feira
	1. Registrar coletivamen-te uma das brincadeiras realizadas: levantar as regras, a maneira de jogar, os materiais necessários etc. (professor como escriba).
	
	1. Distribuir livros de jogos em pequenos grupos, propor que cada grupo escolha um jogo para ensinar para os colegas de turma.
2. Explicar para todos como se joga a brincadeira escolhida e brincar.
3. Propor aos alunos que pesquisem com seus pais qual a brincadeira de que mais gostavam quando crianças. Cada um deverá anotar como se joga a brincadeira e, na classe, explicar para os colegas
	
	1. Propor que cada aluno leia o nome da brincadeira preferida do pai ou da mãe (ou avós, tios etc. 
2. Fazer uma lista coletiva com todas as brincadeiras pesquisadas (um aluno pode ser o escriba).
3. votar, entre essas, 04 brincadeiras preferidas.
4. Pedir para que os alunos leiam o registro das brincadeiras vencedoras e expliquem como se joga.
5. Brincar.
3ª Semana
	Segunda-feira
	Terça- feira
	Quarta-feira
	Quinta-feira
	Sexta-feira
	1. Registra coletivamente (para cada brincadeira escolhida, um aluno pode ser o escriba) as brincadeiras escolhidas para compor o livro: levantar as regras, maneira de jogar e materiais necessários.
	
	1. Analisar o formato dos livros já publicados por editoras que ensinam brincadeiras.
2. Listar as partes que compõem um livro deste tipo (índice, agradecimentos, dedicatória etc.
3. Eleger um formato para o livro do grupo e as partes que venham a compô-lo.
	
	1. distribuir os textos das brincadeiras, escritos na segunda-feira, para que sejam revistos e organizados de acordo com o formato combinado.
4ª semana
	Segunda-feira
	Terça - feira
	Quarta-feira
	Quinta-feira
	Sexta-feira
	1. Conversar sobre a função das ilustrações nos livros instrucionais e apreciar algumas imagens.
2. Propor que cada aluno ilustre uma brincadeira com canetinha preta para poder xerocar depois
	
	1. combinar quais brincadeiras serão propostas para as outras turmas durante uma manhã/tarde de brincadeiras.
2. Escrever uma lista do material necessário para o evento.
	
	1. Revisar coletivamente, do ponto de vista discursivo, a primeira versão do livro
5ª semana
	Segunda-feira
	Terça - feira
	Quarta-feira
	Quinta-feira
	Sexta-feira
	1. Rever o planejamento da manhã de brincadeiras.
2. Fazer o texto coletivo para o convite do evento (ilustração pode ser individual). 
	
	1. Entregar os convites nas outras turmas.
2. Preparativos para a manhã /tarde de brincadeiras (seleção de material, escolha dos espaços da escola etc.
	
	1. Lançamento do livro.
2. Manhã de brincadeiras. 
PROJETO 5 – CHAPEUZINHO VERMELHO
Objetivo compartilhado com os alunos (produto final): Ler muitos livros de contos sobre Chapeuzinho Vermelho e depois escrever suas próprias histórias para compor um livro que fará parte da biblioteca da escola.
Justificativa
	O objetivo didático deste projeto é atender a seguinte necessidade de aprendizagem dos alunos: ler e reescrever histórias mesmo ainda sem saber ler e escrever convencionalmente. A opção por trabalhar com narrativas deve-se a importância que este tipo de texto tem para o universo infantil. A escolha do conto Chapeuzinho Vermelho se fez por este ser conhecido de todos os alunos.
O que se espera que os alunos aprendam
1. Aprender as características específicas dos contos tradicionais: tipo de linguagem mais usais e expressões utilizadas.
2. Todos podem produzir bons textos, mesmo antes de saber a grafia das palavras, pois podem elaborá-los e ditá-los.
3. Gostar de ler e ouvir histórias.
4. Recontar Chapeuzinho Vermelho, recuperando a sequência de acontecimentos e a forma, ou seja, a linguagem que se usa para escrever.
5. Aprender alguns procedimentos de revisão de texto ( reler cada parte escrita, verificando a articulação com o que já foi escrito e planejando o que falta escrever; fazer rascunhos etc) com a ajuda do professor.
6. Planejar e executar tarefas em grupo.
7. Valorizar o trabalho em grupo.
O que o professor deve garantir no decorrer do projeto
1. Selecionar várias versões clássicas do conto chapeuzinho Vermelho. 
2. Incentivar a análise dos alunos da estrutura do conto tradicional por meio de perguntas como: O que sempre tem escrito nestes textos? Como eles começam e terminam? Quais são as palavras diferentes – que não se costuma usar quando se fala – que o autor utiliza? 
3. Disponibilizar diariamente aos alunos todos os livros referentes ao projeto
4. Garantir, sempre que possível, o trabalho em grupos para que os alunos possam ser parceiros de fato, colocando em jogo os saberes individuais. 
5. Incluir a participação dos alunos a cada retomada do planejamento do projeto.
DESCRITORES QUE VÃO SER TRABALHADOS:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Etapas previstas
1. Apresentar diversos livros e observar como os alunos os manuseiam e o quanto se interessam, o quanto lêem, o quanto comentam sobre o que observam (entre os livros deve estar Chapeuzinho Vermelho dos Irmãos Grimm).
2. Ler o conto Chapeuzinho Vermelho na versão dos Irmãos Grimm
3. Compartilhar com os alunos o objetivo do projeto
4. Ler diferentes versões clássicas de Chapeuzinho Vermelho (quatro ou cinco livros)
5. Promover uma conversa sobre as diferenças e semelhanças nas versões lidas.
6. Dividir o grupo em duplas e pedir que escolham, entre as versões lidas, a de que mais gostaram.
7. Promover momentos em que os alunos recontarão Chapeuzinho Vermelho para que possam se apropriar do enredo e das características desse tipo de narrativa.
8. Propor a primeira reescrita da versão escolhida pelas duplas,
9. Promove algumas atividades de revisão das primeiras reescritas:
· A partir de um texto produzido pelo professor após ter lido todas as reescritas e identificado quais dificuldades discursivas ou textuais mais frequentes dos alunos. Este texto deverá ser escrito no quadro – contemplando as dificuldades identificadas – e depois revisado coletivamente pelos alunos.
· A partir de uma reescrita produzida por um aluno, realizando a revisão por partes.
10. Escrita da segunda versão, considerando os aspectos discutidos na revisão já realizada.
11. Leitura pelo professor de outros contos tradicionais.
12. Escrita coletiva de um te4xto criado (e não reescrito) pelos alunos em que deverá ser incorporado algum elemento da história de Chapeuzinho Vermelho (algum personagem, algum elemento da trama, lugares etc).
13. Escrita individual ou em duplas de um novo conto.
14. Revisão dos textos utilizando os mesmos procedimentos descritos anteriormente.
15. Fazer a segunda ou terceira revisão, conforme necessidade apresentadas.
16. Confecção das ilustrações dos contos que irão compor o livro.
17. Lembrar que todos os alunos envolvidos no projeto deverão ter pelo menos uma produção publicada.
18. Digitar e encadernar os exemplares
19. Promover o lançamento do livro.
PROJETO 6 – ALBUM DE TIRAS EM QUADRINHOS
Objetivo compartilhado com os alunos ( produto final): Confeccionar um álbum com tiras lidas e conhecidas pelo grupo para ter mais uma fonte de leitura na sala e para doar ao acervo da escola, podendo ser lido por todas as crianças da comunidade. Além da doação do álbum, os alunos deste grupo poderão ler os quadrinhos para os menores. 
Porque histórias em quadrinhos?
	As histórias em quadrinhos, em especial as tiras, são textos curtos e divertidos. Trazem características gráficas que possibilitam as crianças ler antes de saber fazê-lo convencionalmente: o formato do balão, as cores, os desenhos e símbolos.
O que se espera que os alunos aprendam? 
1. Ampliar o repertório de personagens e historias em quadrinhos.
2. Extrair significado analisando uma imagem.
3. Ler respeitando as convenções gráficas desse tipo de texto.
4. Investigar imagem e produzir texto apropriado.
5. Reconhecer as especificidades desses textos: onomatopeias, os tipos de balões, o humos, as características dos personagens etc
6. Saber encontrar as tiras nos diversos cadernos de um jornal ou um gibi.
7. Ouvir e respeitar ideias dos colegas
8. Gostar de ouvir este tipo de histórias em quadrinhos
9. Preservar o material coletivo da classe.
Ações do professor
1. Selecionar semanalmente tiras que sejam adequadas a faixa etária, em jornais, em gibis, ou livros dedicados a um único personagem, como Mafalda, Garfield etc.
2. Considerar os saberes das crianças sobre os personagens apresentados.
3. Afixar histórias em quadrinhos já conhecidas nas paredes ou murais da sala para que as crianças possam ler e se divertir com os textos nos momentos que quiserem.
4. Repetir a leitura de histórias em quadrinhos já conhecidas.
5. Garantir que as crianças conheçam os personagens das histórias em quadrinhos lidas antes de produzir as próprias histórias com esses personagens.
6. Promover, frequentemente, leituras de histórias em quadrinhos afixadas no mural da sala para todo o resto do grupo.
7. Garantir que as crianças conheçam a função comunicativa dos diferentes tipos de balões: quando está pensando, quando está falando, quando é o narrador que está falando e não o personagem, para utilizá-los em suas histórias.
8. Conversar, frequentemente com o grupo sobre o cuidado que se deve ter com os materiais coletivos.
DESCRITORES QUE VÃO SER TRABALHADOS:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Etapas previstas
1. Levar os jornais selecionados para a roda, apresentando as partes que compõem um jornal feito para as crianças, destacando, principalmente, as tiras em quadrinhos e seus autores.
2. Conversar com o grupo sobre os personagens que conhecem das histórias em quadrinhos e suas características.
3. Apresentação de novos personagens e autores para ampliação do repertório das crianças.
4. Conversar sobre as características das histórias em quadrinhos, as onomatopeias, os tipos de balões, as características dos personagens, etc.
5. Conversar sobre a confecção do álbum e a oportunidade de contribuir com o acervo da escola e com as outras crianças que irão ler e se divertir com ele.
6. Em cada roda de leitura de histórias em quadrinhos, repetir a leitura duas ou mais vezes e, em seguida, afixá-la na parede da sala para que possam ler sozinhos.
7. Promover situações de leitura de histórias em quadrinhos já memorizadas, solicitando que algumas crianças leiam sozinhas e as outras observem.
8. Levar uma história em quadrinhos (uma tira) nova – ainda não lida para o grupo – com os balões tampados e pedir que produzam coletivamente uma história a partir das ilustrações, isto é, que investiguem a imagem, retomem as características conhecidas dos personagens e produzam um texto apropriado. Depois das várias criações diferentes do grupo, apresentar a original e conversar sobre a versão de que mais gostaram. Escrever a versão eleita nos balões que estavam tampados.
9. Montagem do álbum de histórias em quadrinhos com o grupo e doação para o acervo da escola.
10. Manhã/tarde de lançamento do álbum e finalização do projeto.
PROJETO 7 – DENGUE
Justificativa
Neste projeto, os alunos terão a oportunidade de desenvolver procedimentos de pesquisa, utilizando diferentes fontes de informação sobre o assunto abordado: livros, revistas, jornais, filmes. O tema escolhido é Dengue, por se tratar de um assunto de real importância para os alunos, tanto no sentido de esclarecê-los sobre o assunto e assim mudar as atitudes em relação a doença como para que se possam se tornar orientadores sobre o tema no seu entorno.
A produção de textos informativos ocorrerá em um contexto significativo, possibilitando que os alunos dominem a escrita e leitura de textos de informações científicas para que compreendam função, trama e caracterização linguística e façam uso desse tipo de texto.
Produto final
	Produzir um folheto informativo sobre Dengue que contenha informações sobre a doença: O que é, como se transmite, prevenção, onde é possível procurar ajuda.
Objetivo compartilhado com os alunos
· Saber mais sobre a doença.
· Produzir textos informativos.
O que se espera que os alunos aprendam
1. Aprender procedimentos de pesquisa por meio de leitura de textos informativos e vídeo.
2. Fazer uso da escrita como registro dos conhecimentos construídos ao longo do processo.
3. Escrever textos informativos preservando as características.
4. Utilizar a escri8ta como recurso para a organização e socialização dos conhecimentos adquiridos.
5. Aprender procedimentos de revisão de textos.
6. Ter autonomia para pesquisar novos assuntos, consultando diferentes fontes de informação.
7. Valorizar o trabalho em grupo.
8. Avançar no conhecimento da escrita alfabética.
9. Identificar as características gráficas dos textos.
10. Interpretar e relacionar os textos de acordo com o contexto no qual estão inseridos.
11. Ler sabendo localizar e selecionar as informações necessárias.
12. Ler buscando o significado do texto por meio dos índices do próprio texto, incluindo leitores que não dominam a escrita alfabética.
DESCRITORES QUE VÃO SER TRABALHADOS:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O que o professor deve garantir no decorrer do projeto
1. Selecionar, com antecedência, materiais sobre o assunto – cartazes, vídeos, fotos, livros, enciclopédias, folhetos informativos
2. Levar para a classe textos informativos como modelo e fontes de informação para os alunos poderem consultar sempre que preciso.
3. Favorecer as iniciativas individuais e coletivas, acolhendo as ideias dos alunos para que a partir delas possam construir novos conhecimentos.
4. Garantir sempre que possível, o trabalho em grupos para que os alunos possam se parceiros de fato, colocando em jogo os saberes individuais, tanto nas atividades de escrita como de leitura. 
5. Incluir a participação dos alunos a cada retomada do planejamento do projeto.
6. Contato frequente com textos informativos (científico e notícias) que contemplem diversos assuntos, inclusive o tema estudado, para que possam estabelecer relações das novas informações com o que já sabiam (seus conhecimentos prévios.).
Etapas previstas
1. Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos a partir da seguinte situação-problema: “ todos os dias, vemos pela televisão ou lemos nos jornais notícias que contam sobre pessoas que morreram por causa da Dengue. Convivemos com pessoas que já pegaram a doença e lidamos com a questão da limpeza e higiene em nossa casa. Se não onde está o mosquito da dengue e se a doença é tão perigosa, porque muitos de nós ainda não contraímos esta doença?”.
2. A partir das discussões sobre a situação-problema, verificar o que os alunos já sabem e o que não sabem e o que consideramos fundamental que saibam, construindo um quadro semelhante a este: 
3. Registrar com os alunos o que já sabem, o que gostariam de saber e o que o professor considera importante que saibam.
	o que os alunos já sabem
	 o que os alunos ainda não sabem
	o que consideramos fundamental que saibam
	
	
	
4. Oferecer textos informativos e vídeos que tratem das questões acima.
5. Reescrita e leitura de textos informativos sobre o tema estudado e outros temas, para que o domínio desse tipo de organização textual.
6. Retomar a listagem sobre o que gostariam de saber verificando o que já sabem e o que falta saber.
7. Fornecimento de novos textos para que possam ampliar ou completar informações.
8. Produção de texto informativo utilizando os procedimentos de escrita: planejamento do texto a partir da elaboração de um roteiro, produção da primeira edição (rascunho), revisões do texto e edição final.
· Revisão pela educadora dos textos, compreensão e organização das ideias, com retorno para os educandos através de bilhetes indicativos;
· Revisão dos educandos com o apoio dos bilhetes;
· Digitação dos textos, retornando-os para os educandos revisá-los, em relação ao conteúdo e escrita correta das palavras;
· Revisão com o apoio da educadora, analisando cada texto com seu respectivo produtor;
· Edição final

Continue navegando