Buscar

Contabilidade Societária: Tributos, Investimentos e Sociedades

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Click to edit Master title style
Click to edit Master subtitle style
*
*
*
FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ 
CAMPO GRANDE /MS
TESTE DE SABEDORIA
CONTABILIDADE SOCIETÁRIA I
PROFª Msc. GLENDA SOPRANE
*
*
*
Quem responde pelos tributos das pessoas jurídicas nos casos de transformação, incorporação, fusão, extinção ou cisão?
 Respondem pelos tributos das pessoas jurídicas transformadas, incorporadas, fundidas, extintas ou cindidas:
a) a pessoa jurídica resultante da transformação de outra;
b) a pessoa jurídica constituída pela fusão de outras, ou em decorrência de cisão de sociedade;
c) a pessoa jurídica que incorporar outra, ou parcela do patrimônio de sociedade cindida;
*
*
*
Quais as características de uma sucursal?
Estabelecimento comercial ou industrial que opera na dependência da matriz, instituído em local diverso ao do estabelecimento principal, para realizar, em melhor eficiência, os negócios que constituem o seu objetivo. Como regra geral a sucursal é tida como estabelecimento com maior autonomia administrativa, possuindo uma direção a que se atribui a faculdade de decidir e operar com maior liberdade, apesar de ligada à orientação e direção da casa matriz.
*
*
*
Quais são os tipos de investimentos existentes e onde se classificam dentro do Balanço Patrimonial?
Investimentos temporários (especulativos): podem ser classificados dentro no ativo circulante e também no ativo não-circulante no subgrupo realizável longo prazo;
Investimentos permantes (não temporários e não especulativos: são classificados no ativo não-circulante no subgrupo investimentos. 
*
*
*
O que é uma sociedade controladora?
É uma empresa que possui, direta ou indiremente, o título de direito de sócio que lhe asseguram, de modo permanente, o controle, preponderância nas deliberações sociais e o poder de eleger a maioria dos administradores de uma controladora (empresa que ela controla) 
*
*
*
Como se dá o controle direto de uma controladora para uma controlada?
Também denominado controle isolado, caracteriza-se quando a empresa (controladora) investidora detém a preponderância do capital, ou seja, têm mais de 50% do capital votante (e não sobre o total de ações emitidas por um companhia), mediante quotas de sociedades limitadas ou ações ordinárias de sociedades por ações.
*
*
*
Como se dá o controle indireto de uma controladora para uma controlada?
Caracteriza-se quando a empresa controladora (investidora) detém o controle da sociedade investida (controlada) através de outras controladas, nas quais a invstidora tem participação direta. 
Exemplo: A investidora (A) participa diretamente do capital das empresas B e C que possuem, respectivamente, 25,5% do capital votante da Empresa D, então A é controladora indireta de D.
*
*
*
As participações societárias são classificadas no Balanço Patrimonial de uma empresa de acordo com quais criterios?
São classificados de acordo com a natureza e a intenção que levou a empresa à adquirir tais participações societárias. 
*
*
*
O que é uma sociedade coligada?
São sociedades nas quais o investidor (a investidora) tenha influência significativa.
*
*
*
O qué caracteriza uma influência significativa?
Caracteriza quando a investidora detém ou exerce o poder de participar das decisões das políticas financeira ou operacional da investida, sem controlá-la
É presumida a influência significativa quando a investidora for titular de 20% ou mais do capital votante da investida, sem controlá-la.
São coligadas somente por participação direta, então não existe coligada por participação indireta.
*
*
*
Quais são os investimentos considerados permanentes, classificados no ativo não-circulante subgrupo investimentos?
Investimentos em outras empresas mediante a participação no capital social por intermédio de ações ou de quotas (controladas, coligadas e equiparadas a coligadas);
Propriedades para investimento: manutenção de terrenos ou imóveis visando alugá-los com intuito de, futuramente, realizar uma venda a terceiros. Não têm relação com os rendimentos das atividades operacionais da empresa;
Além de imóveis mantidos sem produção de renda e destinados uso futuro; obras de arte, e outros direitos de qualquer natureza.
*
*
*
Pode haver participação recíproca entre sociedades?
Não. Porque se uma companhia compra açõe de outra, que será sua coligada ou controlada, a investida não pode, por sua vez, adquirir ações da investidora.
*
*
*
Como se dá a Incorporação entre sociedades?
Se dá pela operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhe sucede em todos os direitos e obrigações.
Ou seja, uma empresa absorve todo o patrimônio de outra, trazendo seus ativos e passivos para dentro do patrimônio da incorporadora, desaparecendo a incorporada.
*
*
*
O que são as chamadas ações ordinárias (ON)?
É um tipo de ação que confere ao titular os direitos essenciais do acionista, especialmente participação nos resultados da companhia e direito a voto nas assembléias da empresa. Cada ação ordinária corresponde a um voto na Assembléia Geral. 
*
*
*
O que são as chamadas ações preferenciais (PN)?
São as ações que conferem ao titular prioridades na distribuição de dividendo, fixo ou mínimo, e no reembolso do capital. Entretanto, as ações PN não dão direito a voto ao acionista na Assembléia Geral da empresa, ou restringem o exercício desse direito. 
*
*
*
Um processo de incorporação, fusão e cisão, antes de se efetivar, requer uma série de medidas preliminares de caráter legal, como:
O protocolo dos órgãos de administração ou sócios;
Instrumento de justificação e deliberação em assembléia;
Aprovação do protocolo e nomeação dos peritos.
*
*
*
O que é uma Joint Venture (controle ou empreendimento conjunto)?
Resposta: trabalhos dos alunos.
*
*
*
O que é ter o controle em participações societárias?
É o poder de governar as políticas financeiras e operacionais da entidade de forma a obter benefícios de suas atividades.
*
*
*
Controle integral é a mesma coisa de?
Subsidiária integral: que significa queuma sociedade possui o controle integral de uma outra sociedade, mediante participação societária. Caracteriza-se quando todas as ações da empresa investida pertencem unicamente a uma sociedade investidora. 
*
*
*
O que caracteriza um controle compartilhado?
Caracteriza-se quando nenhuma sociedade investidora detém, de forma isolada, mais de 50% de ações com direito a voto, mas sim há um grupo controlador cuja somatória de participação ultrapassa 50% do capital votante.
Nesse sentido, mediante acordo de votos, é estabelecido que todas as sociedades investidoras pertencentes a esse grupo controlador podem votar na assembléia de acionistas.
*
*
*
O que é uma sociedade Holding?
É aquela empresa que participa do capital social de outras sociedades, podendo ser a níveis suficientes para controlá-las, ou não. 
Ainda que não prevista no estatuto, a participação é facultada como meio da realização do objetivo social das empresas que se relacionam, ou para beneficiar-se de incentivos fiscais.
*
*
*
Controle da holding Latam será compartilhado
Segundo o presidente da TAM, Líbano Barroso, o grupo controlador ficará com 29,3% das ações. O restante será pulverizado no mercado.
O controle da holding Latam Airlines Group – que vai reunir as operações da TAM e da LAN e será listada nas Bolsas de São Paulo, Santiago e Nova York – será compartilhado entre as famílias Amaro e Cueto, disse à revista VEJA o presidente da companhia aérea brasileira, Líbano Barroso. Depois de concretizadas as trocas de ações previstas entre os controladores e minoritários das duas empresas, esse grupo controlador deverá ficar com 29,3% dos papéis com direito a voto da Latam, enquanto os demais 70,7% serão pulverizados no mercado. 
De acordo com os termos anunciados pelas empresas, cada ação preferencial sem direito a voto e cada ação ordinária com direito a voto da TAM equivalerá a 0,90 de ação ordinária com direito a voto de emissão da LAN, em forma de BDRs que serão negociadas
na Bovespa. Posteriormente, as ações da LAN passarão a se denominar Latam. “A relação de troca foi vantajosa”, avalia Barroso, que cita um prêmio estimado de 40% em relação ao fechamento de quinta-feira para o valor que será pago pelas ações da TAM.
*
*
*
 Transferência de dinheiro, equivalentes de caixa ou outros ativos (incluindo ativos líquidos que se constituam em um negócio);
Assunção de passivos;
Emissão de instrumentos de participação societária;
Combinação de mais de um dos tipos de contraprestação acima citadas.
A obtenção do controle de um ou mais negócios pode ocorrer de diversas formas, tais como:
*
*
*
Qual o objetivo da 
Contabilidade Internacional?
A contabilidade internacional surge para construir um ponto comum entre os relatórios financeiros elaborados por contextos de outros países e definir métodos de adaptação aos padrões internacionais a partir da contabilidade local. 
			
*
*
*
Qual as 4 principais demonstrações financeiras que uma empresa deve elaborar?
Balanço Patrimonial;
Demonstração do Resultado do Exercício;
Demonstração do Fluxo de Caixa;
Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido e/ou Demonstração dos Lucros e Prejuízos Acumulados.
*
*
*
O que é uma combinação de negócio de acordo com CPC 15?
De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 15, uma combinação de negócio é definida como:
Uma operação ou outro evento por meio do qual um adquirente obtém o controle de um ou mais negócios, independente da forma jurídica da operação. Portanto, a característica central é a obtenção do controle de um negócio (o controle de uma empresa em relação à outra não abrange apenas o acionário, mas também o da decisão em relação às estratégias e às políticas financeiras e operacionais da entidade controlada).
*
*
*
Como são as IAS e por quem são elaboradas?
As Normas Internacionais de Contabilidade (International Accounting Standard - IAS em inglês), atualmente conhecidas como normas IFRS (International Financial Reporting Stan-dard) são um conjunto de pronunciamentos de contabilidade internacional publicados e revisados pelo IASB (International Accounting standards Board) que é o órgão internacional responsável pela implementação das normas internacionais pelos países interessados.
*
*
*
Como se dá a Cisão entre sociedades?
Se dá pela operação pela na qual a companhia transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim ou já existentes, extinguindo-se a companhia cindida, se houver versão de todo o seu patrimônio, e dividindo-se o seu capital, se parcial a versão, continuando a existir ou não a sociedade cindida.
*
*
*
Quais são as fases que uma empresa precisa cumprir que caracteriza o desaparecimento total da mesma.
Dissolução;
Liquidação; e
Extinção.
*
*
*
Como se dá a Fusão entre sociedades?
Se dá pela operação na qual se unem duas ou mais sociedades para formar uma sociedade nova, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações.
Nesse caso duas empresas se juntam, vertendo seus ativos e passivos para a constituição de uma terceira, desaparecendo as duas anteriores.
*
*
*
O que é o CPC? Quem são os grupos que o compõem?
CPC é o Comitê de Pronunciamentos Contábeis que emite os Pronunciamentos Técnicos, Interpretações Técnicas e Orientações da Contabilidade Brasileira.
O CPC é composto pelos:
CFC – Conselho Federal de Contabilidade;
APIMEC NACIONAL – Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais;
ABRASCA – Associação Brasileira das Companhias Abertas;
BM&FBOVESPA – Bolsa de Mercadorias, Valores e Futuros;
FIPECAFI – Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras;
IBRACON – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil.
*
*
*
Qual a principal característica das normas internacionais de contabilidade?
São baseadas na prevalência da Essência sobre a Forma, deve-se analisar o que de fato é a transação a que os documentos representam juridicamente.
*
*
*
O que é uma cisão com incorporação?
É quando num processo de cisão há a transferência total do patrimônio da empresa cindida à outra sociedade já existente ou não (pode ser constituída só para esse fim), desaparecendo a sociedade que foi cindida.
*
*
*
A contabilidade mundial é dividida em dois grande grupos distintos. Quais são eles e cite pelo menos dois países que os compõem.
Modelo Anglo-Saxônico (FASB): EUA, Austrália, Canadá, Índia, África do Sul;
Modelo Europa Continental (ou Continental) (IFRS): França, Alemanha, Brasil, Itália.
*
*
*
Cite características do modelo Anglo-Saxônico.
Profissão contábil forte e atuante;
Reduzida influência do governo na definição das práticas contábeis;
Flexibilização das demonstrações, sendo o ensino focado nos relatórios contábeis;
As demonstrações contábeis buscam suprir necessidades dos investidores, já que a maior fonte de recursos advém do mercado de capitais;
A contabilidade como fonte de informações para os processos decisórios. 
*
*
*
Cite características do modelo Europa Continental.
Profissão contábil pouco atuante e por isso considerada fraca;
Forte influência por parte do governo no estabelecimento de padrões contábeis e quanto à natureza fiscal;
As demonstrações contábeis buscam atender as necessidades dos credores e do governo já que a principal fonte de recursos são os bancos e instituições financeiras.
*
*
*
É uma entidade, exceto aquela cuja propriedade integral é de um investidor, que gera distribuição de resultados, custos baixos ou outros benefícios econômicos diretamente para seus proprietários, membros ou participantes.
Exemplos: entidade de seguros mútuos, associação ou uma cooperativa.
O que é um entidade de mútuo? Dê exemplos.
*
*
*
Quais foram as consideradas duas grandes revoluções no campo da Contabilidade?
A primeira foi a promulgação da lei 6.404 de 1976 que veio trazer um direcionamento, um entendimento e uma interpretação para os procedimentos contábeis;
Em segundo foi com a edição da lei 11.638/2007 e 11.941/2009 e ainda com a criação do CPC e da emissão dos seus pronunciamentos técnicos, interpretações e orientações da Contabilidade Brasileira.
*
*
*
O que são Debêntures?
São valores mobiliários representativos de dívida de médio e longo prazos que asseguram a seus detentores (debenturistas) direito de crédito contra a companhia emissora.
Que pode emitir os debêntures são somente as companhias abertas, com registro na CVM – Comissão de Valores Mobiliários, podem efetuar emissões públicas de debêntures.
*
*
*
O que é padronizar, harmonizar e convergir às normas internacionais da contabilidade?
Padronização:
– Consiste na uniformização de regras mais rígidas, sem flexibilização.
Harmonização:
– Busca amenizar as diferenças internacionais.
Convergência
 “Direção comum para o 
 mesmo ponto” 			
*
*
*
O que se entende por extinção da pessoa jurídica?
A extinção da firma individual ou de sociedade mercantil é o término da sua existência; é o perecimento da organização ditada pela desvinculação dos elementos humanos e materiais que dela faziam parte. Dessa despersonalização do ente jurídico decorre a baixa dos respectivos registros, inscrições e matrículas nos órgãos competentes.
*
*
*
Qual o resumo das demonstrações contábeis e outras informações que representa a prestação de contas de uma empresa?
Relatório de Administração;
Notas explicativas;
Parecer do Conselho Fiscal;
Parecer dos Auditores Independentes (se houver);
Relatório do Comitê de Auditoria (se houver);
Demonstrações Financeiras (obedecendo a exigibilidade de cada tipo de empresa).
*
*
*
A dissolução da pessoa jurídica é o ato pelo qual se manifesta vontade ou se constata a obrigação de encerrar a existência de uma firma individual ou sociedade. 
Pode ser definido como o momento em que se decide a sua extinção, passando-se, imediatamente, à fase de liquidação. Essa decisão pode ser tomada por deliberação do titular, sócios ou acionistas, ou por imposição ou determinação legal do poder público.
O que se entende por dissolução
da pessoa jurídica?
*
*
*
A liquidação de firma individual ou de sociedade mercantil, é o conjunto de atos (preparatórios da extinção) destinados a realizar o ativo, pagar o passivo e destinar o saldo que houver (líquido), respectivamente, ao titular ou, mediante partilha, aos componentes da sociedade, na forma da lei, do estatuto ou do contrato social.
Pode ser voluntária (amigável) ou forçada (judicial).
A liquidação corresponde ao período que antecede a extinção da pessoa jurídica, após ocorrida a causa que deu origem à sua dissolução, onde ficam suspensas todas as negociações que vinham sendo mantidas como atividade normal, continuando apenas as já iniciadas para serem ultimadas.
O que se entende por liquidação de uma pessoa jurídica?
*
*
*
A transformação é a operação pela qual a sociedade passa, independentemente de dissolução e liquidação, de um tipo para outro. Ocorre, por exemplo, quando uma sociedade por cotas Ltda. Se transforma em sociedade anônima.
O que é a transformação de uma pessoa jurídica?
Click to edit Master title style
Click to edit Master subtitle style
*
*
*
Fim do Teste
Quem será o (a) vencedor (a)?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais