Buscar

Atividade aula 3

Prévia do material em texto

INSTITUTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS - ICJ
COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO
 
DISCIPLINA: Direito Eleitoral
Professor: Me. Alexandre Azevedo 		TURMA: DNA8 	 DATA: 08/09/2021
Aluno(a): Tobias Rodovalho Neto NOTA: _____
CARTÃO RESPOSTA
Olá diletos alunos.
Em virtude da pandemia da COVID-19, o Congresso Nacional editou a EC 107/2020 alterando a data das eleições do dia 04 de outubro para o dia 15 de novembro.
Considerando o disposto no artigo 16 da Constituição Federal tal alteração seria possível? Justifique.
Passamos por um momento sui generis com o advento do SARS-COV2 (COVID 19), a sociedade tem sido submetida a alterações significativas, em todos os âmbitos, não poderia ser diferente quanto a esfera legislativa o que dela decorre, principalmente no tocante as eleições vindouras. 
O artigo 16 da CF/88 fundamenta-se na busca de segurança jurídica e isonomia entre partidos políticos, candidatos e eleitores, garantindo-lhes proteção no pleito eleitoral, ao dispor que lei que alterar o processo eleitoral seja inaplicável a eleição que ocorrer dentro de um ano de sua publicação. 
Diante das considerações supra e considerando que o adiamento das eleições não quebra a igualdade de participação no prélio eleitoral, ao contrário busca-se assegurá-lo diante da situação excepcional, torna possível a alteração na data das eleições do corrente ano. 
Salutar rememorar que em outras eventualidades a norma foi excepcionada sendo objeto de ADI’s Ação Direta de Inconstitucionalidade, tendo o STF se posicionado no sentido retro. Trago à baila os seguintes julgados:
EMENTA: Lei 11.300/2006 (minirreforma eleitoral). Alegada ofensa ao princípio da anterioridade da lei eleitoral (CF, art. 16). Inocorrência. Mero aperfeiçoamento dos procedimentos eleitorais. Inexistência de alteração do processo eleitoral. Proibição de divulgação de pesquisas eleitorais quinze dias antes do pleito. Inconstitucionalidade. Garantia da liberdade de expressão e do direito à informação livre e plural no Estado Democrático de Direito. [ADI 3.741, rel. min. Ricardo Lewandowski, j. 6-9-2006, P, DJ de 23-2-2007.] 
EMENTA: Não infringe o disposto no art. 16 da Constituição de 1988 (texto original) a cláusula de vigência imediata constante do art. 2º da Lei 8.037, de 25 de maio de 1990, que introduziu na legislação eleitoral normas relativas à apuração de votos.” (ADI 354, Rel. Min. Octavio Gallotti, julgamento em 24-9-1990, Plenário, DJ de 22-6-2001.) 33 
Redação Anterior: Art. 16 A lei que alterar o processo eleitoral só entrará em vigor um ano após sua promulgação.

Continue navegando