Buscar

PROVA- O PAPEL DO HOMEM ENFREN VIOL MULHER

Prévia do material em texto

JOANEIDE- O PAPEL DO HOMEM ENFREN.VIOL.MULHER
1ª- Os dados demonstram que é necessário aumentar as políticas públicas destinadas ao enfrentamento da violência contra a mulher. Sobre esses dados, aponte a alternativa ERRADA:
a. Em números absolutos nosso país é um dos que mais mata mulheres no mundo.
 
· b. Em números absolutos o Brasil foi o país que mais reduziu os índices de feminicídio.
c. Um levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, diz que um quarto das mulheres entrevistadas relataram ter sofrido violência física, sexual ou verbal nos 12 meses anteriores.
 
d. De acordo com o Fórum de Segurança Pública, o número de vítimas de feminicídio foi recorde em 2020. Houve 1.350 vítimas, um aumento de quase 1% em relação ao ano anterior. 
2ª- Constantemente é presenciada discriminação de gênero no mercado de trabalho, pois é comum encontrar casos de mulheres que sofrem assédio moral e sexual no ambiente de trabalho e ainda ganhar salários menores do que os homens mesmo quando exercem as mesmas funções. (Âmbito jurídico, 2018)
Considerando o que o texto traz sobre o tema da discriminação de gênero aponte a alternativa correta:
· O preconceito de gênero gera distinção, exclusão ou preferência injustificada em relação a mulher, a coloca em situações desafiadoras para se manterem no emprego. Segundo pesquisa realiza pelo Instituto Patrícia Galvão e Instituto Locomotiva em 2020, 40 % das mulheres afirmam ter sofrido supervisão excessiva do trabalho.
b. O principal explicação, do ponto de vista social, para a discriminação de gênero no trabalho é o fato da mulher ter licença maternidade.
c. Um fator determinante par a discriminação de gênero é a fata de tempo das mulheres para a dedicação às atividades laborais.
d. Para enfrentar a discriminação de gênero não é determinante falar do problema da divisão sexual do trabalho e da concentração nas mulheres de atividades domésticas.
3ª- Sobre a amplitude do tema da violência de gênero, é correto afirmar:
· O tema demanda alteração de estratégias para avançar no sentido de reduzir esse tipo de violência. É preciso promover uma alteração significativa nas relações de gênero, estabelecer políticas que efetivem o caminho para a igualdade de gênero.  
b. Esse tipo de violência só pode ser resolvida com muita punição, aumento de penas é a única solução.
c. Esse é um tipo de violência muito antigo, algumas coisas a sociedade tem que acostumar, não é possível imaginar que será modificado.
d. O tema precisa ser exclusivamente enfrentado pela área de saúde, trata-se apenas de saúde mental dos homens agressores.
4ª- A Para enfrentar a violência contra mulher é necessário entender que a essa não acontece isoladamente. Assim, um dos temas de grande relevância  é o modelo de masculinidade historicamente construído. Sobre esse tema analise as afirmações abaixo e aponte a alternativa correta:
I - A violência de gênero faz parte de um sistema que estrutura o poder e a divisão sexual do trabalho. O patriarcado – sistema sociopolítico que coloca os homens em situação de poder – impôs à mulher a lugar de cuidados com o lar, dentro de relações com a família.
II – A violência de gênero é construída também a partir da premissa de que  é atribuída à mulher a condição de menor capacidade para atividades intelectuais e fragilidade, criando o estereótipo ideal para a condição de subjugada.
III – O modelo de masculinidade construído de forma conjunta com o modelo da incapacidade feminina, até hoje vê a mulher como objeto do homem. Já o modelo construído de homem, que tem mais força e maior racionalidade ao ponto de não chorar, determina comportamentos mais violentos, incapazes de dialogar de forma mais equilibrada, incapazes de práticas conciliatórias.
Assinale a alternativa correta:
a. Apenas os itens II e III são verdadeiros.
· b. Todos os itens são verdadeiros.
c. Apenas os itens I e III são verdadeiros.
d. Apenas os itens I e II são verdadeiros.
5ª- Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, considerando formas de machismo abordadas no texto do módulo trabalhado:
I. Casa da Mulher Brasileira;
II. Disque 180;
III. Me too;
IV. Papo de Homem.
(   ) Movimento que ganhou força em 2017 quando a atriz Alyssa Milano publicou no seu twitter um pedido para que todas as pessoas que já sofreram assédio sexual usassem a hashtag.
(   ) É um espaço criado no qual todos são bem-vindos – independente de sexo, gênero, orientação sexual, credo ou raça e implementa diálogos permanentes sobre o tema dos modelos de masculinidades que precisam ser alterados para pensarmos em uma sociedade mais justa e igualitária.
(   ) É o canal de denúncia exclusivo de atendimento à mulher do governo federal, que presta apoio e escuta mulheres em situação de qualquer tipo de violação ou violência de gênero. Por meio do canal, os casos são encaminhados a órgãos competentes.
(   ) Espaço especializado na área de segurança pública para receber denuncias de mulheres vítimas de violência.
· a III – IV – II – I.
 b. II – I – III – IV.
 c. III – II – IV – I.
 d. IV – III – I – II.
6ª- “A saúde mental masculina costuma ser um tema negligenciado. A maioria dos homens ainda encontra inúmeras barreiras internas quando o assunto é cuidar de si mesmo e falar sobre sentimentos. Dependendo da forma como eles foram ensinados a encarar a vida, a resposta inicial é fugir de quaisquer ocasiões que sugiram vulnerabilidade emocional e conexão. Dessa forma, a conversa acerca da saúde da mente dos homens cai no esquecimento.” (Psicologia e Terapia, 2021)
Sobre os cuidados com a saúde mental do homem e a forma de expressar seus sentimentos, selecione a opção correta:
· A popular frase “homem não pode chorar” demonstra que a expressão de sentimentos, por vezes, é muito reprimida em meninos durante a infância, uma das razões pelas quais é um tabu que homens façam terapias e cuidem de sua saúde mental.
b. A violência contra a mulher, justificada muitas vezes por um acesso natural de raiva do homem, não possui relação com a criação de meninos no que diz respeito à forma como manifestam suas emoções e seus sentimentos e demonstram sensibilidade.
c. Não constitui característica de uma masculinidade hegemônica marcada pela desigualdade de gênero a obrigatoriedade do homem ser forte para vencer lutas e ser o melhor dentre seus pares.
d. Pais e mães devem criar seus filhos homens para que manifestem suas emoções e sentimentos apenas dentro de casa, tendo em vista que a escola não é uma instituição que deve tratar desses temas.
7ª- Uma das formas de efetivar o direito à educação previsto na legislação brasileira é oferecer um ensino público de qualidade, melhorando as escolas administradas pelo Estado. Sobre o papel da escola na proteção às crianças e aos adolescentes, marque a alternativa verdadeira:
· A escola deve contribuir para a proteção integral de crianças e adolescentes através da comunicação às autoridades competentes de suspeita ou confirmação de violência.
 
b. A única responsabilidade da escola na proteção de crianças e adolescentes é ter professores qualificados para dar aula.
c. A escola não tem qualquer responsabilidade na proteção de crianças e adolescentes.
d. O Estatuto da Criança e do Adolescente não aborda o papel da escola na proteção de crianças e adolescentes.
8ª- “O desafio deste século deve ser construir um novo modelo social mais democrático, justo e igualitário, e para isso, é fundamental que os homens estejam cada vez mais dispostos a questionar o modelo tradicional de masculinidade, a renunciar aos privilégios que recebem do sistema patriarcal, a se libertar do peso de uma masculinidade mal entendida e a se comprometer, junto com as mulheres, de maneira ativa, na realização de um mundo melhor para todas as pessoas, que permita melhorar as possibilidades do desenvolvimento humano”. (El País, 2016 – texto escrito por Ritxar Bacete em 2011)
Com base no texto acima relacionado e no conhecimento adquirido pela leitura do fascículo correspondente, assinale a alternativa correta:
a.O questionamento ao modelo tradicional de masculinidade deve se dar a partir da fase adulta, único momento da vida no qual os homens têm condições de refletir sobre suas atitudes para modificá-las.
b. A construção de masculinidades que não reforcem a desigualdade de gênero é papel exclusivo das mulheres, tendo em vista que a elas cabe cuidar e educar os filhos.
c. O reconhecimento de que o machismo estrutural e a desigualdade de gênero, marcas de nossa sociedade, privilegiam os homens em detrimento de mulheres só pode ser discutido na escola, não cabendo à família qualquer ingerência nesse sentido.
· d. A sociedade do futuro passa pelos pais e mães do presente. O cuidado e a educação de bebês e crianças homens devem superar os padrões de gênero vigentes, a fim de serem constituídas masculinidades não-violentas que contribuam para a equidade de gênero.
9ª- “Os direitos fundamentais estão vinculados uns aos outros, não podendo ser vistos como elementos isolados, mas sim como um todo, um bloco que apresenta interpenetrações; as várias previsões constitucionais, apesar de autônomas, possuem diversas intersecções para atingirem suas principais finalidades.” (Revista Âmbito Jurídico, 2012)
Marque a opção correta sobre os direitos fundamentais no contexto da escola e da prevenção à violência.
a. O direito à educação de crianças e adolescentes constitui uma exceção à regra da interpendência dos direitos fundamentais. Basta a matrícula regular dos/as estudantes nas instituições de ensino para que as atribuições da escola sejam plenamente cumpridas.
b. É dever do Estado assegurar programas de alimentação e assistência à saúde apenas para os estudantes do ensino superior, tendo em vista que, na educação básica, tais responsabilidades são exclusivas das famílias.
· c. O direito à educação, no contexto de crianças e adolescentes, possui interdependência com outros direitos fundamentais, a exemplo do direito à alimentação e à saúde. A escola, portanto, funciona como uma espécie de porta para acesso a demais direitos.
d. A proteção de crianças e adolescentes não é responsabilidade da escola.
10ª- O direito à educação faz parte do rol dos direitos humanos previstos em normas internacionais e nacionais. Ele é um direito que pode ser exercido tanto individual quanto coletivamente. Sobre o direito à educação garantido a crianças e adolescentes no ordenamento jurídico brasileiro, é correto afirmar que:
a. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) garante o direito à educação, entretanto a Constituição Federal não versa sobre esse tema.
b. A Constituição Federal garante o direito à educação, entretanto o Estatuto da Criança e do Adolescente não versa sobre o tema.
c. O direito à educação somente é regulado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), não sendo tratado pelo ECA nem pela Constituição Federal.
· d. Tanto a Constituição Federal quanto o Estatuto da Criança e do Adolescente garantem o direito à educação.
11ª- Sobre a violência contra a mulher, analise as afirmativas abaixo e identifique a(s) correta(s):
I - Os dados de violência contra a mulher são a evidência da desigualdade de gênero no Brasil. 
II - Um dos instrumentos mais importantes para o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra as mulheres é a Lei Maria da Penha – Lei nº 11.340/2006. 
III- A Lei Maria da Penha, além de definir e tipificar as formas de violência contra as mulheres (física, psicológica, sexual, patrimonial e moral), também prevê a criação de serviços especializados, como os que integram a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, compostos por instituições de segurança pública, justiça, saúde, e da assistência social. 
IV - Coibir, punir e erradicar todas as formas de violência devem ser preceitos fundamentais de um país que preze por uma sociedade justa e igualitária entre mulheres e homens.
Assinale a alternativa correta:
· Todas as afirmativas estão corretas.
b. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
c. Apenas a afirmativa III está correta.
d. Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
12ª- No Brasil, o número de mulheres negras vítimas de homicídio no período de 2008 a 2018 aumentou em 12,4% enquanto o de mulheres brancas diminuiu 11,7%, segundo o Atlas da Violência 2020. Sabendo que o feminicídio é um crime de ódio direcionado a condição de mulher, numa análise Interseccional desse fenômeno, podemos concluir que a misoginia racial é definida como a combinação de fatores de:
a. Raça e classe.
· b. Gênero e raça.
c. Gênero, raça e orientação sexual.
d. Gênero e classe.
13ª- Sobre a Violência praticada contra as mulheres, é correto afirmar:
· Configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause meramente lesão, sofrimento físico, sexual e/ou psicológico e patrimonial.
b. A política pública que visa coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher far-se-á por meio de um conjunto articulado de ações dos Estados e dos Municípios.
c. A assistência à mulher em situação de violência doméstica será prestada de forma articulada somente entre a Lei Orgânica da Assistência Social e o Sistema Único de Saúde.
d. Em todos os casos de violência familiar contra a mulher, feito o registro da ocorrência, deverá a autoridade policial adotar exclusivamente os seguintes procedimentos: ouvir a ofendida, lavrar o boletim de ocorrência e tomar a representação a termo.
14ª- A Lei Maria da Penha configura cinco formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre elas a violência patrimonial. Assinale a alternativa que configura uma das formas de violência patrimonial:
a. Agressão física.
· b. Retenção de documentos pessoais.
c. Difamação.
d. Relação sexual não permitida.
15ª- De acordo com a Lei “Maria da Penha” (Lei n° 11.340/2006), qualquer conduta que configure perturbação do pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar as ações da mulher, dentre outros fatores, é uma forma de violência:
a. Física.
b. Sexual.
· c. Psicológica.
d. Patrimonial.
16ª- O ideal de masculinidade dominante torna invisível a própria humanidade dos homens. Acerca desse ideal de masculinidade, é incorreto afirmar que:
a. A humanidade é encarada como fraqueza que precisa ser eliminada para sustentar um ideal de homem todo-poderoso.
· b. A masculinidade dominante é fruto de uma evolução natural da espécie, na qual os mais fortes sobrevivem pela dominação dos mais fracos.
c. Formando uma verdadeira armadura de ferro que esconde as dores, dúvidas, angústias, traumas, essa masculinidade é prejudicial à saúde e saúde mental dos próprios homens.
d. Esta masculinidade ocidental se dá pelo imperativo “seja homem” e a negativa “não seja mulherzinha”.
17ª- As grandes mídias produzem efeitos nos pensamentos, sentimentos e comportamentos individuais e das grandes populações. Acerca do impacto destas nas masculinidades, é incorreto afirmar que:
a. Desde as propagandas da famosa marca de cigarros, até as vinhetas das telenovelas e séries como, as mídias têm propagado padrões de masculinidade hegemônica através de mensagens em imagens, palavras e sons.
· b. Os veículos de comunicação tendem a evidenciar e reproduzir estereótipos tradicionais de masculinidade e feminilidade.
c. As mídias associam aos homens a atributos de sensibilidade, submissão e dependência.
d. As peças publicitárias, como as de marca de cerveja são exemplos da naturalização da objetificação da mulher.
18ª- A chamada pornografia de vingança acontece quando:
a. A divulgação de conteúdo pornográfico da internet.
b.Se compartilha informações pessoais e dados sigilosos.
c. Ocorre a troca de mensagens íntimas na internet.
· d. A internet se torna palco da violência e há a divulgação de imagens íntimas, normalmente como revanche para a “reparação da masculinidade perdida”.
19ª- Embora a mera criminalização não resolva questões tão complexas das violências de gênero, sabemos que, no Brasil, a divulgação não autorizada de imagens e conteúdo sexual se tornou crime a partir da:
a. Lei 11.340,em 2006.
· b. Lei 13.718, em 2018.
c. Não houve criminalização dessa conduta.
d. Lei 12.737, em 2012.
20ª- Sobre as ditas fronteiras de gênero e a forma como as violências refletem sobre as mulheres, podemos afirmar que:
a. A violência é igualmente nociva para toda a família.
· b. Na família tradicional, é sobre as mulheres que recaem responsabilidades sobre-humanas de manutenção da harmonia do lar a qualquer custo, inclusive o da violência.
c. Recairá sobre a mulher apenas quando houver violência física.
d. Na família tradicional não há violência de gênero.

Continue navegando