Buscar

AVALIAÇÃO enfermagem em urgencia e emergencia pediatrica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO – ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PEDIÁTRICA
1-A pediatria é a área da saúde dedicada à assistência à criança, adolescentes e pré-adolescentes, até 11 anos, 11 meses e 29 dias. A triagem pediátrica é o contato inicial com a criança e com os pais, é importante explicar para eles que a prioridade do atendimento é por:
· Idade.
· Ordem de chegada.
· Por gravidade.
· Ordem da cor, determinadas pelo Protocolo de Manchester.
2-O atendimento na unidade de emergência pediátrica deve ter profissionais com características diferenciadas e com atribuições voltadas para a assistência da criança e de sua família, algumas dessas atribuições são:
I – Estabelecer confiança e vínculo.
II – Realizar cuidado humanizado.
III – Utilizar guias de classificação de risco para pediatria
IV – Liderar a equipe
V – Transmitir informações de forma técnica para os familiares.
Desta forma, informe com:  V (verdadeiro) e F (Falso):
· V, V,V,F
· F,V,V,F
· V, F,V,V
· F, F, V, F
3-No decorrer dos anos políticas vêm sendo desenvolvidas no Brasil para contribuir com a melhoria da assistência à saúde, sendo que algumas delas refletem nos serviços de urgência e emergência com a finalidade de qualificá-los. Sobre o assunto, Julgue os itens colocando V para verdadeiro e F para falso.
(  ) O termo humanizar abrange a condição de colocar-se no lugar do outro, respeitando os sujeitos e sua autonomia, bem como a garantia de saúde e o acesso aos serviços, efetivando os princípios do SUS que são responsáveis por sustentar e disparar um determinado movimento no âmbito das políticas públicas.
(   ) A PNH opera com diretrizes e dispositivos. Dessa maneira, na Rede de Atenção as Urgências de 2011, o ACCR (Acolhimento com Classificação de Risco) integra a base do processo e dos fluxos assistenciais.
(   ) A alta demanda de pacientes acarreta no atraso do atendimento, facilitando a assistência adequada ao paciente, especialmente quando a rapidez e agilidade entre a definição do diagnóstico e o início do tratamento é uma condição primordial
(  ) A grande procura nos serviços de emergências e urgências gera grandes filas e o único critério de organização do atendimento é a hora da chegada. A não distinção de riscos ou graus de sofrimento faz com que alguns casos se agravem na fila, ocorrendo, às vezes, até a morte de pessoas pelo não atendimento no tempo adequado.
A sequência CORRETA:
· V, V, V, V
· F, V, V, F
· V, V, F, V
· F, F, V, F
4-Sobre os componentes dos cuidados pós-PCR, no neuromonitoramento é correto dizer:
· Evite os calafrios.
· Trate as convulsões.
· Trate com sedativos e ansiolíticos.
· Monitore com telemetria cardíaca .
5-Neste período de pandemia é de extrema importância que cada serviço estabeleça fluxos assistenciais próprios, que priorizem proteção dos pacientes e também dos profissionais da força de trabalho e dos visitantes. Sendo assim, informe a alternativa incorreta:
· Horários de visita e/ou liberação de informações devem ser estruturados, não precisando separar os públicos (COVID x não-COVID).
· Nas áreas de espera por atendimento (COVID-19), tanto pacientes, quanto familiares deverão receber e utilizar máscara cirúrgica durante todo o processo de espera e atendimento C – Os setores de triagem devem continuar sendo estruturados e priorizar a rotina assistencial a partir de avaliação clínica e escore adotado pela Unidade;
· Estratégias claras de separação espacial dos fluxos assistenciais. Pacientes com suspeita clínica de infecção por COVID-19 devem receber atendimento em áreas individualizadas pré-determinadas e bem sinalizadas por equipes específicas.
· Visitas hospitalares como um todo devem ser gerenciadas visando diminuir ao mínimo a circulação no ambiente hospitalar.
6-Paciente pediátrico que não respira ou que respira de forma inadequada apesar de ter via aérea patente – apresenta frequência respiratória anormal, sons respiratórios inadequados e/ou hipoxemia apesar de receber oxigênio (O2) suplementar – e que, portanto, tem indicação de ventilação assistida. A afirmação está:
· Correta
· Incorreta
7-Como deve-se posicionar o paciente, para manter a via aérea aberta e otimizar a ventilação:
· Colocar na posição “auditiva”, sem hiperextensão do pescoço, que é a melhor para bebês e crianças de 1 a 3 anos.
· Colocar coxim (de 2 a 10 cm de espessura) sob os ombros nos bebês e crianças até 2 anos.
· Colocar coxim (de 2 a 3 cm de espessura) sob a cabeça/occipício da criança > 5 anos.
· Observar que o posicionamento correto coloca a abertura do canal auditivo externo em posição anterior ao ombro;
8-A escala Australian Triage Scale (ATS©) foi desenvolvida na Austrália e está regulamentada pelo órgão Australasian College for Emergency Medicine (ACEM). É utilizada nos serviços hospitalares de emergência desde 1994 e sua classificação segue cinco níveis de acordo com a gravidade do caso, estabelecendo o tempo máximo para avaliação dos pacientes. O enfermeiro baseia-se em uma lista de descritores clínicos para atribuir uma categoria de urgência e tempo sendo eles, EXCETO:
· Categoria 1: imediata ameaça a vida – imediato;
· Categoria 2: iminente ameaça a vida – 10 minutos;
· Categoria 3: urgente – amarelo: 40 minutos;
· Categoria 3: potencial ameaça a vida – 30 minutos;
9-A Pneumonia Adquirida na Comunidade é a doença infecciosa aguda de maior impacto quanto a morbidade e custos relacionados ao tratamento. Os sintomas relatados pelo responsável são semelhantes aos da asma, da bronquiolite e de outras afecções respiratórias. Há um processo inflamatório das vias aéreas inferiores que é a resposta do hospedeiro ao agente agressor. São características clinicas da pneumonia exceto?
· A Pneumonia Adquirida na Comunidade (PAC) costuma ser precedida por um quadro de infecção viral alta.
· A pneumonia afebril não é frequente e é mais encontrada em crianças até os 3 meses de vida.
· Sistema respiratório: na laringe – prurido e aperto na garganta, disfagia, disfonia, rouquidão, tosse seca, estridor, sensação de prurido no canal auditivo externo; nos pulmões – respiração curta, dispneia, aperto no peito.
· A taquipneia, na presença de febre, deve ser reavaliada após a diminuição da temperatura.
10Ao executar RCP em bebês e crianças com via aérea avançada, pode ser aconselhável objetivar um intervalo de frequência respiratória de 1 ventilação a cada 2 a 3 segundos (20 a 30/min), de acordo com a idade e a condição clínica. Taxas superiores a essas recomendações podem comprometer a hemodinâmica. A afirmação está:
· Correta
· Incorreta

Continue navegando