A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
AVALIAÇÃO VIRTUAL 2

Pré-visualização|Página 1 de 1

AVALIAÇÃO VIRTUAL 2

SOCIOLOGIA DAS CONTRADIÇÕES SOCIAIS

1)O tema das classes sociais tem uma importância crucial para a teoria marxista. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo referentes ao conceito de classes sociais:

( v ) As classes sociais são determinadas principalmente, mas não exclusivamente, pela posição ocupada pelos indivíduos na esfera econômica.

(  f  ) As duas principais classes fundamentais no capitalismo são o proletariado e a classe operária.

( V ) As classes sociais não são homogêneas, já que apresentam diferenciações internas caracterizadas como frações de classe e camadas.

( v ) A classe social apresenta uma dimensão objetiva e subjetiva relacionadas, respectivamente, à condição de classe dos indivíduos (posição ocupada na estrutura produtiva) e à consciência dos indivíduos da sua condição de classe.

Neste momento, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

a)F-F-V-V.                 b)V-F-F-V.                  c)F-F-F-V.               d)V-F-V-V.            e)V-V-V-F.

 

2)As relações entre as classes sociais são caracterizadas no capitalismo por relações de exploração e dominação exercidas pela classe dominante sobre a classe dominada. Considerando a discussão marxista sobre a classe dominante, analise as afirmações a seguir:

I. A classe economicamente dominante é necessariamente dominante no âmbito da superestrutura.

II. A classe dominante apresenta as suas ideias e os seus interesses de classe como sendo do conjunto da sociedade.

III. A dominação ideológica exercida pela classe dominante resulta da limitação da sua dominação na esfera da produção e da circulação.

IV. As relações de exploração e dominação são difundidas pela classe dominante às classes dominadas como se fossem naturais e imutáveis.

 

Agora, assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmações corretas:

a)I, II e III, apenas.    b)I, II e IV, apenas.       c)II e III, apenas.      d)II e IV, apenas.  e)I e III, apenas.

 

3)Além da dominação e exploração econômicas exercidas pela classe dominante, a dominação ideológica corresponde a uma outra forma de domínio utilizada por esta classe em relação à classe dominada. Considerando a análise marxista sobre ideologia, analise as afirmações abaixo:

I. As ideologias não são neutras e expressam posições de classe.

II. A ideologia da classe dominante é incorporada pela classe dominada, na medida em que esta ideologia mascara os interesses de classe que ela expressa, iludindo, desse modo, os dominados.

III. O Estado, para preservar o domínio da classe dominante, atua não apenas por meio da repressão, mas também da integração ideológica.

Agora, assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmações corretas:

a)I e II, apenas.        b)I e III, apenas.             c)II, apenas.               d)I, apenas.     e)I, II e III.

4)Na análise desenvolvida por Karl Marx em “O 18 Brumário de Luís Bonaparte”, é possível compreender a importância dos interesses de classes presentes na luta de classes desencadeada na França, a partir da Revolução de 1848 até o golpe de Estado, em 1851. De fato, na análise realizada pela teoria social marxista sobre as classes sociais, “interesses de classes” e “luta de classes” são dois conceitos fundamentais.

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo referentes aos conceitos “interesses de classes” e “luta de classes”:

(F ) No seu sentido restrito, todo tipo de conflito social é considerado como luta de classes por ter como meta a superação da sociedade de classes.

( v ) Luta de classes pode ser considerada, no seu sentido amplo, como toda luta entre duas classes sociais antagônicas.

( v ) Os interesses de classe correspondem aos interesses estratégicos de cada classe social.

( F ) Os interesses imediatos da classe trabalhadora consistem unicamente na destruição do modo de produção capitalista e, desse modo, na eliminação das relações de produção e exploração próprias do capitalismo.

( v ) A luta política revolucionária corresponde ao sentido restrito atribuído ao conceito luta de classes, por meio da qual as classes antagônicas lutam pelos seus interesses de longo prazo.

Neste momento, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Alternativas:

a)F-V-F-V-F.     b)V-V-F-F-V.     c)V-V-V-V-V.       d)F-V-V-F-V.       e)F-F-V-V-F.

 

5)“Marx aponta o bonapartismo como uma forma historicamente superior de apropriação do Estado pelas classes dominantes” (SADER, Emir. O bonapartismo: o Estado na política de Marx. In: SADER, Emir. Estado e política em Marx. São Paulo: Editora Cortez, 1993. p.99).

Considerando a discussão marxista sobre o bonapartismo, analise as afirmações a seguir:

I. O bonapartismo corresponde a uma forma de governo na qual o Executivo tem uma predominância em relação ao Legislativo.

II. Por meio do bonapartismo, a burguesia abdica de exercer diretamente o poder político, mas o Estado dá continuidade à sua tarefa de assegurar o domínio dessa classe social.

III. O bonapartismo e o golpe dado por Luís Bonaparte contaram com o apoio dado pela classe camponesa, particularmente pelos seus membros mais conservadores.

Agora, assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmações corretas:

a)I, II e III.       b)I e II, apenas.          c)I e III, apenas.          d)II e III, apenas.   e)II, apenas.