Buscar

O papel da leitura na constituição do indivíduo e da sociedade.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Comunicação Oral e escrita
AVA2
O papel da leitura na constituição do indivíduo e da sociedade.
Desde os primórdios da humanidade, os seres humanos procuram alternativas para que possam relatar o passado e deixar gravado, para que gerações futuras, para que possam compreender como era o mundo há milhares de anos atrás, através das pinturas rupestres encontradas em cavernas. Só assim, podemos ter noção de como era a vida naquela época. Através da leitura que somos capazes de ler e conhecer a história do mundo.
A leitura é algo de extrema importância para o desenvolvimento humano, isso deve ser estimulado desde a infância, a literatura infantil tem função formadora, pois apresenta modelos de comportamento a serem seguidos, com a finalidade de reforçar os valores sociais vigentes. Constituindo um ser humano que, desde a infância, busca informação e evolui adquirindo conhecimento. Através da leitura, temos acesso a informação das histórias, das culturas, hábitos de vidas de épocas diferentes, contudo, isso deve ser estimulado, pois ninguém cria o hábito de ler da noite para o dia.
Além da riqueza cultural de diferentes povos registrados em livros, podemos ter o aprimoramento e expansão do nosso vocabulário, além de podermos aprender novos idiomas. A leitura pode ser um processo de autoeducação, possibilitando ao leitor uma libertação da alienação, além de sentir-se melhor preparado para compreender e entender o mundo. Em 1988 a Constituição Federal afirma o direito à educação a todo o cidadão colaborando ainda mais com a queda do índice de analfabetismo que era alto antes, pois só os mais abastados tinham acesso a uma educação de qualidade.
A literatura proporciona o aprendizado, ao mesmo tempo permitindo ao acesso das novas gerações aos valores acumulados pelo processo civilizatório e aqueles aceitos universalmente, como o respeito ao próximo, a importância da cultura, honestidade e a transmissão de valores. Além do mais, podemos podemos aguçar ainda mais nossa criatividade conforme os livros nos passam a historia, seja ela real ou fantasiosa.
Hoje em pleno o século XI, temos a facilidade da transmissão de conhecimento na palma de nossas mãos com a popularização da tecnologia e a rede mundial de computadores, facilitando ainda mais o acesso ao conhecimento, livros que antes era impossível achar, em um clique, temos ele em forma digital em nossas mãos, ajudando ainda mais a quem tinha dificuldade com a leitura. Hoje em dia, talvez estejamos lendo mais, pois com essa correria das trocas de mensagens instantâneas, das redes sociais, é muito grande e a todo o tempo estamos antenados aos acontecimentos do território em que se vive ou até mesmo ao redor do mundo. Os fatos aparecem quase instantaneamente na tela do seu smartphone, e por isso estamos sempre atualizados com as notícias, seja elas superficiais ou não, verdades ou fake news. Cabe a nós procurarmos a origem da mesma e averiguar a procedência. Como tudo não são flores, o século XI também tem seus empecilhos.

Continue navegando