Buscar

Atividade de arquitetura e organização de computadores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade de arquitetura e organização de computadores
Ao longo da Unidade, aprendemos os conceitos fundamentais sobre o funcionamento dos computadores, dentre os quais, a relação de Arquitetura e Organização de Computadores e a família de processadores (STALLINGS, 2010), alguns níveis de abstração e o resumo da história dos computadores, proporcionando ao leitor a capacidade de entender questões mais aprofundadas e importantes como desempenho computacional.  
Considerando essas informações e os conteúdos estudados, apresente e explique as formas e técnicas adicionais para melhoria do desempenho de hardware. 
 Referência 
STALLINGS, W. Arquitetura e Organização de Computadores. 8. ed. São Paulo: Pearson Pratice Hall, 2010. Disponível na Biblioteca Virtual:  https://fmu.blackboard.com/webapps/blackboard/content/listContent.jsp?course_id=_198689_1&content_id=_4122211_1&mode=reset. Acesso em: 3 maio 2018. 
Como formas e técnicas adicionais para melhoria do desempenho de hardware podemos citar a manutenção do mesmo já que poeira, por exemplo, afeta o desempenho dos componentes e a vida útil dos mesmos.
Investir em um bom sistema de arrefecimento também pode trazer ganhos de desempenho para as máquinas já que quando o processador atinge uma temperatura muito alta ele reduz sua frequência (clock) para resfriar e, assim, o seu desempenho.
Outra forma seria através do upgrade dos componentes de hardware, como aumentando a quantidade de memória RAM, substituindo o HD por um SSD, trocando a placa de vídeo e até mesmo a placa mãe
Previsão de Desvio: Quando não se usa nenhuma técnica o processador corre o risco de ficar parado em laço de repetição (Geralmente causado pelas opções If ou Else), para que isso não ocorra necessitamos tentar prever qual será a opção escolhida e dessa forma fazer com que o processador  já se auto direcione a próxima linha de comando, assim caso a opção seja diferente da prevista, não será problema e não haverá perdas visto que o processador buscará a próxima linha de comando referente a escolha, agora se for escolhida a opção à qual o processador já esteja prevendo, se ganhará tempo pois a inicialização da linha de comando será imediata. Para que isto na prática funcione, é criada uma tabela com os resultados do desvio (desvio previsto ou não previsto);
Análise do Fluxo de Dados: Nesta análise, observamos as instruções em relação a suas dependências, desta forma verificamos se à disponibilidade de hardwares e de dados para determinada execução. Neste caso, pode haver uma execução fora de ordem caso a instrução que for a correta a ser executada não corresponde à próxima linha de comando na sequência;
Execução Especulativa: Representa a união da Previsão de Desvio com a Análise de Fluxo, para assim tentar antecipar ao máximo o início da próxima instrução para manter o pipeline cheio
Os equipamentos de antigamente não eram como os de hoje, com ferramentas totalmente limitadas, poucos recursos disponíveis para os usuários, não eram acessíveis para todos os usuários/clientes, necessitavam de altos investimentos para à aquisição, tinham os objetivos muito específicos para cálculos balísticos, entre outros tipos de aplicações, geralmente por um grupo de profissionais e de Universidades, os equipamentos ocupavam espaços do tamanho de ginásios e pesavam toneladas.
 
Nas primeiras gerações dos computadores, não existiam os sistemas operacionais, costumavam ser caros para sua aquisição. Por serem equipamentos caros, muito onerosos, ocupavam espaços grandes, houve uma necessidade de investir em pesquisa e avanços nos equipamentos, para que pudessem ser cada vez menores, mais baratos, acessíveis, rápidos e pudessem atingir os objetivos dos usuários/clientes, pois muitos não tinham o acesso nessa época.
 
Nos dias atuais para poder melhorar às técnicas para melhoria do desempenho de hardware, pode ser citado às manutenções preventivas para o equipamento, pois problemas podem surgir durante o uso do microprocessador, investir em um sistema de arrefecimento para resfriar o equipamento, pois caso de superaquecimento, o hardware pode causar uma pane geral, outra técnica seria através do upgrade dos componentes do hardware, podendo aumentar a quantidade de memória RAM, trocando o HD por um SSD, realizar à troca de outros componentes como placa de vídeo e de placa mãe.
 
Porém existe um custo associado para realizar todas essas técnicas, o necessário é investir em um equipamento que também possibilite todas essas trocas, porque nem todo microprocessador permite, pelo fato de estar soldado na placa mãe. Tudo deve ser levado em consideração.
E hoje em dia ainda temos a internet e lojas especializadas em montagem de desktops e notebooks o que facilita e muito na hora de montar um equipamento para trabalho ou de uso pessoal que dure muito tempo e não necessite de trocas constantes de peças já que cada dia mais se exige mais do componentes, devido a alta qualidade dos jogos, sistemas corporativos, vídeo aulas ou seja tem que cuidar bem da sua máquina e sempre ter dinheiro guardado para quando precisar realizar a manutenção ou upgrade da mesma.

Continue navegando