Buscar

Direito Tributario II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.O mandado de segurança tem ampla utilização em matéria tributária, sendo utilizado sempre que o contribuinte se sente ameaçado por uma imposição tributária que repute indevida. Sobre o mandado de segurança em matéria tributária, assinale V para verdadeiro e F para falso:
(  ) A sentença que nega a segurança é de caráter declaratório negativo, cujos efeitos não retroagem à data da impetração.
(  ) Com a cassação da liminar em mandado de segurança, não é permitida a cobrança dos acréscimos moratórios, mas somente do montante principal do débito tributário.
(  ) A concessão de medida liminar em mandado de segurança impede o Fisco de realizar atos tendentes à sua cobrança até a decisão definitiva pelo Poder Judiciário.
(  ) O mandado de segurança não constitui ação adequada para a declaração do direito à compensação tributária.
Agora, assinale a sequência correta:
A)  V, V, F, F
.B)  F, F, V, F.
C)  V, F, V, V.
D)  F, V, F, V.
2.O Estado do Pará pretende criar taxa pelo exercício do poder de polícia em função da prestação de serviço à área de segurança pública. A citada taxa terá como fato gerador a utilização pelo contribuinte dos serviços prestados pela polícia para fins privados de vigilância e fiscalização. Você, no papel de procurador jurídico do Estado paraense, deve assegurar que:
(  ) A taxa é ilegal e inconstitucional, pois a segurança pública não é um serviço inespecífico e indivisível.
(  )  A taxa é legal e constitucional, porque está sendo criada para resolver a necessidade dos contribuintes com a violência.
(  )  A taxa criada pelo Estado é ilegal, já que o serviço prestado pela polícia para fins privados deve ser remunerado por preço público.
(  )  A taxa é constitucional, em virtude de ser possível criar tal exação, pois o serviço é público e pode ser remunerado por imposto.
Agora, assinale a sequência correta:
A)  F, V, V, V
B)  F, F, V, F
.C)  V, V, F, F
.D)  V, F, F, F.
3. Os princípios são necessários para nortear o direito, servem como responsáveis para definir a estrutura básica, os fundamentos do nosso ordenamento jurídico. Sobre a definição de Direito Tributário e de tributos, assinale a alternativa incorreta:
A)  A Constituição Federal prevê o princípio da capacidade contributiva para impostos, taxas e contribuições de melhoria.
B)  Conforme o Código Tributário Nacional, a natureza jurídica específica do tributo é determinada pelo fato gerador da respectiva obrigação
.C)  Cabe à lei complementar regular as limitações constitucionais ao poder de tributar
.D)  O Código Tributário Nacional é formalmente lei ordinária e materialmente lei complementar.
4 .(QUESTÃO ENADE PRODUZIDA INTERNAMENTE)
Sabe-se que nem sempre o contribuinte se caracterizará como sujeito passivo da obrigação, podendo a lei delegar a terceiro. Segundo o Código Tributário Nacional, em caso de extinção de uma pessoa jurídica de direito privado, mas que permaneceu a exploração da atividade por sócio remanescente sob a forma de firma individual, a responsabilidade tributária pelos tributos devidos até a data da extinção é:
A)  de responsabilidade da extinta pessoa jurídica de direito privado, que é a única devedora dos tributos.
B)  inexistente para o sócio remanescente, na medida que a exploração da atividade acontece na forma de firma individual
.C)  do sócio remanescente por todos os tributos cujos fatos geradores tenham acontecido até a data da extinção, quando continuando este a exploração da atividade sob firma individual
D)  recai sobre o patrimônio particular de todos os sócios apenas os créditos tributários até a data da extinção da pessoa jurídica, após a data da extinção, recai exclusivamente sobre o patrimônio do sócio remanescente.
5. Na doutrina jurídica, podemos observar diversas classificações no estudo dos impostos, como progressivos, seletivos, proporcionais, extrafiscais e etc.. Acerca da fiscalidade, assinale a alternativa correspondente a sua conceituação:
A)  a atividade que se expressa na atuação estatal de exigência de tributos com o objetivo exclusivo de arrecadação e a geração de receitas
.B)  a possibilidade de delegação da capacidade tributária ativa e da aptidão de exigir e arrecadar tributo, desde que o faça por lei, a outra pessoa de direito público ou privado que preste serviços públicos.
C)  o emprego de instrumentos tributários para o alcance das finalidades não arrecadatórias, mas incentivadoras ou inibidoras de comportamentos, com vista à realização de valores constitucionalmente relevantes.
D)  o mecanismo pelo qual a pessoa política, por meio de lei, transfere sua capacidade ativa a outra pessoa de direito público, como as autarquias.
6.O poder legislativo do estado do Rio de Janeiro criou um tributo sobre a circulação de pessoas de um município para outro, atribuindo-lhe o nome de ICMS e, para justificá-lo, informou que a maior parte da receita será destinada a construir uma nova estrada entre os dois municípios. Nesse caso, o tributo deve ser considerado:
A)  constitucional, consistindo em contribuição de melhoria que beneficiará os proprietários da área. 
B)  inconstitucional, por motivos de competência e de vinculação
.C)  inconstitucional, porque se caracteriza como taxa, havendo serviço a ela vinculado.
D)  constitucional, porque só o estado tem competência para instituir ICMS.
7.O lançamento tributário do crédito o tornar exigível. Entretanto, a legislação tributária estabelece situações que implicam a suspensão da exigibilidade deste crédito. Acionando uma dessas causas suspensivas, o fisco deverá aguardar o exaurimento desta para realizar a cobrança do tributo. Acerca dessas causas, assinale V para verdadeiro e F para falso:
(   ) Remissão
(   ) Moratória
(   ) Mandado de Segurança denegado
(   ) Parcelamento
A)  F, V, V, F.
B)  V, F, F, V.
C)  V, F, V, F.
D)  F, V, F, V.
8.A União promulgou uma lei que criou um imposto incidente sobre uma determinada atividade. Essa lei estabelece ainda, que o sujeito passivo do imposto é uma empresa particular e que o produto da arrecadação se destina integralmente à um determinado órgão do governo. Com base nessa situação hipotética, sabe-se que tal destinação da receita do imposto é inconstitucional devido a um determinado princípio. Diante disso, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:
I - Princípio da não afetação.
II - Princípio da legalidade.
III - Princípio da equidade.
IV - Princípio da irretroatividade.
A)  Apenas a assertiva I está correta.
B)  As assertivas I, II e IV estão corretas.
C)  As assertivas I e III estão corretas.
D)  Apenas a assertiva II está correta.
9.Competência tributária e capacidade tributária ativa são institutos que não se confundem. A competência se traduz na aptidão conferida pelo texto constitucional para instituir e legislar sobre tributos, já a capacidade tributária ativa corresponde à outras funções. Acerca da capacidade tributária ativa, assinale V para verdadeiro e F para falso e assinale a alternativa com a sequência correta:
(  ) A Ordem dos Advogados do Brasil possuem capacidade para arrecadar e fiscalizar determinados tributos.
(  ) A capacidade tributária ativa, quando delegada, não poderá ser revogada unilateralmente pelo concedente.
(  ) O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia não possui competência tributária para instituir tributos.
(  ) Capacidade tributária ativa compreende às funções de arrecadar, fiscalizar e executar.
A)  F, V, F, V
.B)  V, F, V, V
.C)  V, V, F, F
D)  V, F, V, F.
10.A Constituição Federal a fim de preservar a interferência do Estado no patrimônio dos contribuintes, instituiu diversos princípios que limitam o poder de tributar. De acordo com as disposições constitucionais acerca do Sistema Tributário Nacional, assinale a alternativa correta:
A)  É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios instituírem impostos sobre patrimônio, renda ou serviços dos partidos políticos, inclusive suas fundações, das entidades sindicais patronais, das instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos, atendidosos requisitos da lei.
B)  É vedado à União cobrar empréstimo compulsório, em caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional, no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que o instituiu ou aumentou.
C)  É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios instituírem isenções heterônomas, sem qualquer exceção.
D)  É vedado à União cobrar imposto sobre renda e proventos de qualquer natureza antes de decorridos 90 (noventa) dias da data em que haja sido publicada a lei que o instituiu ou aumentou.
Parte inferior do formulário

Continue navegando