Buscar

Estudo dirigido 3

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido- Microbiologia Geral
1- Quais as principais vantagens e desvantagens de cada um dos métodos de preparação de lâminas para visualização em microscópio óptico: preparação a fresco, coloração simples e coloração de Gram?
R = Preparação a fresco : Vantagem: não produzir modificações nem na forma nem na função do objeto examinado, servindo portanto de contraprova para outros métodos. Outra vantagem é sua rapidez. Desvantagem: só se aplica a objetos finos e transparentes, não permite observações prolongadas e mostra apenas uma pequena parte dos detalhes das estruturas. É, portanto, relativamente grosseiro e leva eventualmente à morte celular.
Coloração Simples: Vantagem: É uma técnica limitada, pelo pouco detalhe de estrutura que fornece. Desvantagem: Uma grande vantagem é ser possível demonstrar a existência real dos diversos elementos morfológicos revelados pelos materiais fixados.
Coloração de Gram: Vantagem: Permitir uma visualização melhor das células, já que nas preparações sem corantes são reveladas apenas o contorno e a conformação dos arranjos; Permitir a caracterização de alguns componentes intracelulares; Poder levar à diferenciação entre os grupos de microrganismos e Poder, eventualmente, identificar alguns grupos. Desvantagem: A coloração de Gram tem poucas desvantagens (limitações), dentre elas podemos citar: Quando negativo, não exclui a realização de uma cultura; Colônias muito antigas, velhas, perdem a propriedade de suas paredes e se coram de Gram negativas; Existem organismos que não têm parede celular, portanto não serão coradas pelo Método de Gram.
2- Descreva o passo-a-passo do método para Coloração Diferencial de Gram, destacando a função de cada reagente utilizado.
· Preparação da lâmina com a fixação do esfregaço.
· Cobrir o esfregaço com violeta de genciana por 1 minuto na lâmina preparada.
· As células absorvem a solução e ficam coradas de púrpura.
· Aplicar a solução de iodo (mordente) por 1 minuto.
· As células ficam azul escuras depois de aplicada a solução na lâmina preparada.
· Lavar com agente descorante (álcool absoluto) por aproximadamente 15 segundos na lâmina preparada.
· As células gram-positivas ficam azuis escuras e as gram-negativas ficam sem cor.
· Aplicação de agente contrastante safranina por 30 segundos na lâmina preparada
· As células gram-positivas (G+) ficam azuis escuras e as gram-negativas (G-) ficam róseas ou vermelhas na lâmina preparada.
· Observação no microscópio.
· As melhores colorações de Gram são alcançadas com preparações de culturas jovens, não mais do que 24 horas de sua coleta. A idade das culturas, principalmente das células Gram positivas, influencia a coloração, pois estes organismos tendem a perder a capacidade de reter o corante inicial na lâmina preparada e podem variar na coloração de Gram.
3- Em relação ao metabolismo microbiano, diferencie Catabolismo e Anabolismo e explique a importância de cada processo para a célula microbiana.
Catabolismo: Nas células vivas, as reações químicas reguladas por enzimas
que liberam energia geralmente são aquelas envolvidas no catabolismo,
a quebra de compostos orgânicos complexos em compostos
mais simples. Essas reações são chamadas de reações catabólicas
ou degradativas. As reações catabólicas em geral são reações hidrolíticas
(reações que utilizam água e nas quais ligações químicas
são quebradas) e são exergônicas (produzem mais energia do que
consomem). Um exemplo de catabolismo ocorre quando as células
quebram açúcares em dióxido de carbono e água.
Anabolismo: As reações reguladas por enzimas que requerem energia estão
envolvidas principalmente no anabolismo, a construção de moléculas
orgânicas complexas a partir de moléculas mais simples. Essas
reações são chamadas de reações anabólicas ou biossintéticas. Os
processos anabólicos muitas vezes envolvem reações de síntese por
desidratação (reações que liberam água) e são endergônicos (consomem
mais energia do que produzem). Exemplos de processos
anabólicos são as formações de proteínas a partir de aminoácidos,
de ácidos nucleicos a partir de nucleotídeos, e de polissacarídeos a
partir de açúcares simples. Esses processos biossintéticos geram os
materiais para o crescimento celular.
4- Como as reações de oxido-redução são utilizadas para a obtenção de energia para os microrganismos? Explique o conceito de Par Redox.
Conceito Par Redox: Redox é o nome que recebe uma reação de tipo químico que implica a transferência de electrões entre diversos reativos, o que leva a uma modificação do estado de oxidação. Nestas reações, um elemento perde elétrons e o outro, os recebe. O termo redox refere-se à Redução-Oxidação que se dá no âmbito da reação.
Obtenção de Energia: Respiração Aeróbica: A respiração engloba reações de oxi-redução nas quais substâncias complexas presentes nas células são oxidadas a CO2 e o O2 absorvido é reduzido a H2O.
Respiração Anaeróbica: Na ausência de oxigênio, a respiração é constituída por duas vias metabólicas: glicólise e de fermentação. Ambos ocorrem no citosol. As células eucarióticas também recorrer a vias anaeróbias se o seu suprimento de oxigênio é baixo. Por exemplo, quando as células musculares estão trabalhando muito duro e esgotar seu suprimento de oxigênio, eles utilizam a via anaeróbia de ácido láctico para continuar a fornecer ATP para a função celular. Se a glicólise produz duas moléculas de ATP, de modo que é o primeiro passo de respiração anaeróbia. piruvato, o produto da glicólise, pode ser utilizado na fermentação para produzir etanol e NAD +. ou para a produção de lactato e NAD +. A produção de NAD +. é crucial porque requer que a glicólise e acabaria quando o seu abastecimento se esgotou, o que resulta em morte celular.
5- Diferencie as vias de obtenção de energia nas células microbianas em relação à fonte de energia, fonte de elétrons e fonte de carbono.
Fotossíntese: Fonte de Energia ( Através dos fótons de Luz), Fonte de Eletróns ( H2O ), Fonte de Carbono ( CO2).
Glicolíse: Fonte de Energia ( Glicose ) , Fonte de Elétróns ( glicose-6-fosfato), Fonte de Carbono ( Glicose).
6- Descreva a via glicolítica de células de bactérias e explique o saldo de ATP neste processo.
Primeira reação • Toda enzima que termina em cinase transfere fosfato de uma molécula para outra • Glicose 6-fsfato indica que há um fosfato no carbono 6 • Foi gasto 1 ATP 
• Como o fosfato é negativo (P - ) ele não passa pela membrana • Então a primeira reação é para impedir a glicose de sair da célula.
Segunda reação • Ação da isomerase que converte um isômero em outro • Converte a glicose em frutose que é mais simétrica e que será dividida em 2 moléculas com 3 carbonos cada.
Terceira reação • Ocorre o gasto do segundo ATP • O segundo fosfato veio do ATP para o carbono 1 • A molécula fica mais simétrica para ser partida ao meio.
Quarta reação • a frutose1,6-bifosfato será dividida ao meio pela enzima Aldolase • surge duas moléculas diferentes: Di-hidroxiacetona fosfato e gliceraldeído 3-fosfato. 
• Foram gerados dois gliceraldeídos • Todas as reações agora ocorrem em dobro (uma para cada gliceraldeído)
Quinta reação • Ação da Triose fosfato isomerase
Sexta reação • O gliceraldeído sofre a ação de uma enzima que usa o Pi (fosfato inorgânico)
• Este processo ocorre em duas fases:
- A primeira parte da reação foi a oxidação do gliceraldeído, ou seja, perda de H + para o NADH e a segunda parte da reação foi a entrada do Pi para forma 1,3 bifosforoglicerato
Sétima reação • Surgem dois ATPs, assim como na reação anterior surgem dois NADH porque são duas moléculas de gliceraldeído. • O P que esta no C3 deve também sair pra formar mais ATP
Oitava reação • A enzima muda a molécula • Mas há repulsão entre O- e o P-, a saída do P é favorável
Nona reação • A saída de uma H2O torna a presença do P mais desfavorável ainda.
Décima reação (lembrem-se de que tudo da reação em dobro) • Surgem mais dois ATPs • Surgem dois Piruvatos
• Fases de investimento de energia: consumo de 2 ATPs • Clivagem (dividir): transformação em moléculas idênticas• Fase de geração de energia: produz 2 NADH e 4 ATPs
saldo líquido final de 2 ATPs.
7- Diferencie Fermentação, respiração aeróbica e respiração anaeróbica, destacando as principais reações bioquímicas em cada um destes processos.
R = A respiração celular anaeróbica é semelhante a respiração celular aeróbica no sentido que elétrons extraídos de uma molécula combustível são passados em uma cadeia transportadora de elétrons conduzindo a síntese de ATP. Alguns organismos usam sulfato como aceptor final ao término da cadeia transportadora de elétrons, enquanto outros usam nitrato, enxofre ou uma variedade de outras moléculas.
Na fermentação, a única via de extração de energia é a glicólise, com uma ou duas reações extras acrescentadas ao final.
A fermentação e a respiração celular começam da mesma maneira, com a glicólise. No entanto, na fermentação, o piruvato produzido na glicólise não continua através da oxidação e ciclo do ácido cítrico, e a cadeia transportadora de elétrons não acontece. Já que a cadeia transportadora de elétrons não está funcional, o NADH produzido na glicólise não pode entregar seus elétrons para voltar a NAD+. O propósito das reações extras na fermentação é, portanto, regenerar o carreador de elétrons NAD+ a partir do NADHproduzido na glicólise. A reações extras conseguem isso permitindo que o NADH entregue seus elétrons a uma molécula orgânica (tal como o piruvato, o produto final da glicólise). Isso permite que a glicólise permaneça funcionando pela garantia de um suprimento constante de NAD+.
 
A respiração aeróbica pode ser dividida em três etapas básicas: glicólise, ciclo de Krebs e fosforilação oxidativa. Vale destacar, no entanto, que a glicólise é uma fase anaeróbica, uma vez que não depende do oxigênio.
8- Diferencie fotossíntese oxigênica e Fotossíntese Anoxigênica em células microbianas.
Fotossíntese oxigenada e anoxigênica são dois tipos de fotossíntese classificados com base na capacidade de produzir oxigênio. o principal diferença entre a fotossíntese oxigenada e anoxigênica é que A fotossíntese oxigenada produz oxigênio como subproduto, enquanto a fotossíntese anoxigênica não produz oxigênio como subproduto.
9- O que é o processo de biossíntese para a célula microbiana.
O modo que as moléculas mais simples se transformam em moléculas ou biomoléculas de maior complexidade. Para que isso seja possível é necessária uma transformação energética. Assim, a biossíntese, também conhecida por Anabolismo, é um processo através do qual as células de um organismo investem a energia recebida na construção de novas estruturas celulares.

Continue navegando