Buscar

Evolução Histórica da Contabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Evolução Histórica da Contabilidade
1.Com base na Contabilidade na era científica, avalie as questões apresentadas e indique a resposta correta:
Na era científica, a Contabilidade estava preocupada com a origem da riqueza patrimonial.
A Contabilidade, no período científico, buscou dedicar-se a explicar a origem do patrimônio, tanto de modo individual como na evidenciação dos seus registros. Assim, pode-se afirmar que dois fatos são apontados: a existência da riqueza e o registro da mesma. A riqueza patrimonial já existia na Grécia Antiga, isso no século XVI. A era científica define o patrimônio como objeto de estudo da Contabilidade.
2. A evolução da história da Contabilidade compreende alguns períodos. Com relação à Contabilidade na era da literatura, analise e indique a alternativa correta:
O período conhecido por Literatura da Contabilidade está compreendido na História Moderna.
A primeira obra impressa que relatou sobre a Contabilidade tratou especificamente sobre as partidas dobradas. Anterior à invenção de Gutenberg, processo que facilitou a impressão dos livros, já existiam obras manuscritas que tratavam sobre o tema. O autor do primeiro livro impresso sobre Contabilidade foi Frei Luca Pacioli, em 1494. Ângelo Pietra foi autor de outra obra do gênero, em 1586. O período correspondente à Literatura da Contabilidade ocorreu na História Moderna.
3. Considerando a Contabilidade na era da sistematização, avalie as afirmativas e aponte a correta:
 
A era da sistematização da Contabilidade é compreendida entre 1202 até 1494.
O período da sistematização da Contabilidade é compreendido na Idade Média, tendo ocorrido entre 1202 até 1494, mais precisamente no século XIII. A escrituração contábil era explicada por meio das escolas de matemática conhecidas por Escolas de Ábaco. O registro das transações comerciais, industriais e públicas foi conduzido para um sistema amplo, no entanto, apenas a partir da Idade Média.
4. Indique a questão correta com relação à evolução da Contabilidade no Brasil:
A escola norte-americana contribuiu na evolução da história da Contabilidade, pois deu origem ao início dos estudos referentes aos princípios contábeis e à publicação da Lei nº 6.404/76.
A história da Contabilidade afirma que, em 1869, foi criada a Associação dos Guarda-Livros da Corte e que essa profissão foi aprovada pelo Decreto Imperial nº 4.475. O desenvolvimento da Contabilidade ocorreu devido à necessidade dos comerciantes em aperfeiçoar a qualidade do controle patrimonial. É de conhecimento que, na década de 70, as companhias abertas passaram a evidenciar suas demonstrações contábeis de maneira harmônica relativa à sua estrutura e que elas passassem por auditorias de auditores independentes. Um fato também determinante na evolução da história da Contabilidade são as escolas norte-americanas que favoreceram a origem do início dos estudos referentes aos princípios contábeis e a publicação da Lei nº 6.404/76.
5. Diante da análise da linha do tempo da evolução contábil, indique a resposta correta:
Em 1902, surgiu a Escola de Comércio Álvares Penteado, aplicando o ensino da Contabilidade.
No ano de 1902, a Escola de Comércio Álvares Penteado surgiu e era direcionada ao ensino da Contabilidade. Esta passou a ser necessária no período compreendido entre 1453 até 1517, buscando o controle das riquezas. Em 1946, surgiu a Faculdade de Ciências Contábeis Econômicas e Administrativas da USP, com os cursos de Ciências Contábeis e Atuariais. No ano de 1946, surgiu também o CFC-Conselho Federal de Contabilidade a fim de regulamentar as normas contábeis. No ano de 2005, os países da União Europeia decidiram pela adoção das normas do IFRS- International Financial Reporting Standard. Assim, a contabilidade passou a ser compreendida da mesma forma mundialmente.

Outros materiais