Buscar

Atividade 3 - Metodologia Científica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 3 – Metodologia Científica
O consumo e a comercialização de drogas psicoativas são assuntos polêmicos, com repercussão no campo jurídico. Estão sob definição das leis quais drogas podem ser comercializadas e quais estão proibidas, assim como as penalidades relativas ao porte, consumo e venda das drogas ilícitas. A lei de Políticas sobre Drogas (lei 11.343/2006), em seu artigo 28, determina as penas para quem “adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar”. Nesse caso, as penas são: advertência sobre os efeitos das drogas; prestação de serviços à comunidade; medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo. (Brasil. Lei nº 11.343, de 23 de agosto de 2006. Institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas - Sisnad; prescreve medidas para prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas; estabelece normas para repressão à produção não autorizada e ao tráfico ilícito de drogas; define crimes e dá outras providências. Publicada no D.O.U. em 24 ago. 2006.) Digamos que você esteja interessado em saber como tem sido aplicada a lei 11.343/2006. Para tanto, você define os seguintes problemas de pesquisa: Quais penas têm sido aplicadas aos condenados por porte de drogas psicoativas na Comarca X, no período compreendido entre os anos de 2007 e 2018? Quais princípios jurídicos têm embasado tais condenações? Avaliação dissertativa. A partir das questões de pesquisa apresentada, detalhe, de maneira fundamentada, os procedimentos metodológicos que você utilizaria para responder essa questão.
Em contrapartida, o método estatístico é característico do uso de processos estatísticos para a comprovação da relação dos fenômenos entre si, com a finalidade de obter generalizações quanto a natureza, frequência ou significado. Para Lakatos e Marconi (2017, p. 108), “[...] a estatística pode ser considerada mais do que apenas um meio de descrição racional; é também um método de experimentação e prova, pois é método de análise”. Sua aplicação, portanto, é útil em pesquisas de abordagem quantitativa e qualitativa.
Para saber como tem sido aplicada a lei 11.343/2006, o método estatístico seria o ideal para obter uma generalização sobre quais penas têm sido aplicadas aos condenados por porte de drogas psicoativas na Comarca X, no período compreendido entre os anos de 2007 e 2018, de forma quantitativa. Além disso, com essa metodologia, seria também possível coletar informações a respeito de quais princípios jurídicos têm embasado tais condenações, de forma qualitativa. Para a coleta dos dados, juízes e condenados seriam abordados, com consentimento acordado previamente, através de uma entrevista semiestruturada, que combina aspectos de uma entrevista estruturada, seguindo um roteiro pré-estabelecido, e de uma entrevista aberta para que informações norteadoras da pesquisa possam ser abordadas, mas para que outras informações que possam não ter sido consideradas na hipótese inicial também sejam coletadas. Essas entrevistas teriam o intuito de levantar, de forma quantitativa, quais penas foram aplicadas aos condenados, qual a frequência de cada uma dessas penas e, de maneira qualitativa, quais princípios jurídicos têm embasado tais condenações. Essas informações seriam agrupadas para a análise estatística para a obtenção de uma generalização a respeito do problema estabelecido da pesquisa.

Continue navegando