Buscar

ATIVIDADE DISSERTATIVA 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DISSERTATIVA
O notório caso Richthofen abalou a sociedade brasileira, quando, segundo relatado no julgamento, a jovem Suzane von Richthofen participou do homicídio dos próprios pais, em 31 de outubro de 2002, no bairro Brooklin, em São Paulo/SP, com o objetivo de receber a herança e partilhá-la com seu namorado Daniel Cravinhos e seu irmão Cristian Cravinhos, que foram os executores do crime. O legislador, obviamente, não pode admitir que casos bárbaros como estes permitam que o autor do crime alcance o objetivo patrimonial, de modo que previu a possibilidade de, em casos como esses, excluir a herdeira da partilha dos bens de seus pais.
O texto apresentado faz menção a uma das modalidades de exclusão de um herdeiro da sucessão legítima. Indique quais são essas modalidades e faça uma comparativo entre elas:
RESPOSTA:
As modalidades que constituem a exclusão do herdeiro(a) de uma sucessão legítima são a Indignidade elencada no art. 1814 do Código Civil e a Deserdação disposta no rol taxativo do art. 1962 e 1963 ambos do Código Civil.
Sendo assim a indignidade nada mais é que a exclusão do sucessor por ter realizado uma prática reprovável contra o autor da herança, tendo como punição a perda do direito sucessório através de uma Sanção Civil. Dentro dos atos que configuram a exclusão por indignidade estão os atos contra a vida, contra a honra e contra a liberdade de testar contra o autor da herança de acordo com o art. 1814 do Código Civil.
Já a Deserdação é uma modalidade de exclusão realizada pelo autor da herança, podendo ocorrer a deserdação apenas sobre os herdeiros necessários, normalmente através de testamentos. O Rol que nos trás essa tipificação são todas as citadas na modalidade indigna juntamente com a ofensa física, injúria grave, relações ilícitas com a madrasta ou com o padrasto e o desamparo do ascendente em alienação mental ou em grave enfermidade.
No caso da Richthofen, brasileira que juntamente com a os irmãos cravinhos (namorado e cunhado na época) na data de 31 de outubro de 2002 em SP, com a evidente e comprovada pretensão de receber a herança dos pais, ordenou que os irmãos cravinhos os matassem enquanto dormiam, alcançando assim a sua pretensão inicial. Após ser condenada, Richthofen foi excluída da partilha de bens de seus pais por se tratar de uma herdeira indigna.

Continue navegando