Buscar

Entomologia Agrícola

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Entomologia Agrícola
1 - Uma grande quantidade de insetos e ácaros está associada ao cultivo do algodoeiro. Entre eles, estão as espécies fitófagas, que podem provocar danos à cultura, com prejuízo econômico, e os artrópodes benéficos, polinizadores e inimigos naturais dessas espécies. A utilização de inseticidas e acaricidas para combater as pragas pode afetar ou não a população desses organismos benéficos. Considerando a escolha e o uso de produtos no combate a pragas de culturas, avalie as afirmações a seguir.
I. A utilização de produtos seletivos possibilita a manutenção de organismos benéficos no agroecossistema e, consequentemente, a diminuição do uso de produtos fitossanitários, garantindo produção de melhor qualidade, com maior economia ao produtor e menor impacto ambiental.
II. 	A seletividade fisiológica de um composto ocorre quando uma quantidade maior do produto aplicado atinge o organismo-alvo, ou seja, a praga, e não os outros organismos.
III. 	A seletividade ecológica de um composto consiste no uso de produtos mais tóxicos à(s) praga(s) do que aos organismos benéficos.
IV. 	A compatibilização dos métodos de controle químico e biológico, na seletividade de agrotóxicos, permite que se dê preferência a produtos menos agressivos aos inimigos naturais da praga a ser combatida.
V. A associação dos métodos químico e biológico de controle de pragas implica o aumento dos custos de produção e reduz a eficiência do processo se comparada ao uso isolado do método químico.
É correto apenas o que se afirma em A - I e IV.
B - I, II e III. C - I, II e V. D - III, IV e V.
E - II, III, IV e V.
2 - O tratamento quarentenário é uma ação de defesa aplicada por empresas credenciadas no Ministério da Agricultura, com o objetivo de assegurar a ausência de pragas em produtos vegetais tratados com agrotóxicos autorizados. O tratamento evita o ingresso de pragas desconhecidas no País. No tratamento fitossanitário, são utilizados produtos, como os agrotóxicos, para erradicar ou controlar as pragas existentes em território nacional. As medidas fitossanitárias são focadas na redução da probabilidade de introdução ou, caso a praga já esteja presente, na redução da probabilidade de sua dispersão. No caso de pragas quarentenárias, isso significa que a praga ou está ausente ou sua introdução está sendo prevenida em novas áreas e que, nas localidades onde ocorre, está sendo oficialmente controlada. Considerando o texto, avalie as afirmações a seguir.
I. Pragas quarentenárias A1 são aquelas que, não presentes no país, se introduzidas, têm potencial para causar importantes danos econômicos.
II. Pragas quarentenárias A2 são aquelas que, já existentes no país e para as quais há programa oficial de controle, têm potencial para afetar a economia, mas são pouco difundidas.
III. Presente em alguns estados brasileiros, a doença denominada cancro cítrico, causada pela bactéria Xanthomonas axonopodis pv. citri, ataca todas as variedades e espécies de citros e é uma das mais graves doenças da citricultura brasileira, classificada como praga quarentenária A2.
É correto o que se afirma em
A - I, apenas. B - III, apenas.
C - I e II, apenas. D - II e III, apenas. E - I, II e III.
3 - Quando o Manejo Integrado de Pragas é adotado em um sistema de produção agrícola, a tomada de decisão quanto ao controle químico é determinada pelo nível de controle (ou nível de dano econômico), em conjunto com a avaliação do ecossistema. Neste caso, pode-se afirmar que algum tipo de controle deve ser adotado quando:
I - a densidade populacional da praga estiver maior ou igual ao nível de controle; II - as condições climáticas estiverem desfavoráveis à praga;
III - a densidade populacional da praga for maior que zero;
IV - a população dos inimigos naturais estiver abaixo da densidade capaz de controlar a praga.
São corretas apenas as afirmativas A - I e II.
B - I e III. C - I e IV. D - II e III. E - III e IV
4 – Explique o que é dano direto e dano indireto de pragas nas culturas. Exemplifique.
DANO DIRETO É AQUELE CAUSADO DIRETAMENTE NA PARTE QUE SERÁ COMERCIALIZADA, COMO POR EXEMPLO, O PERCEVEJO, QUE ATACA A PLANTA E AFETA A QUALIDADE DO GRÃO DE SOJA.
DANO INDIRETO É AQUELE ONDE A PRAGA ATACA UMA PARTE DA PLANTA QUE AFETA INDIRETAMENTE A PARTE COMERCIALIZADA, COMO A LAGARTA DA SOJA, QUE CAUSA A DESFOLHA DA PLANTA.
5 – Em que momento se utiliza temperatura como método de controle de insetos? Quais são as vantagens e desvantagens desse método?
A UTILIZAÇÃO DE CONTROLE POR MEIO DE TEMPERATURA É UTILIZADA NO PROCESSAMENTO E ARMAZENAGEM DE PRODUTOS, PARALIZANDO OU MATANDO AS PRAGAS.
VANTAGEM: ELIMINAÇÃO DA PRAGA SEM USO DE QUIMICO 
DESVANTAGEM: ALTO CONSUMO DE ENERGIA, AUMENTANDO O CUSTO DO CONTROLE.
6 – Qual a importância do controle de pragas urbanas?
POR QUE ALGUMAS PRAGAS SÃO VETORES DE PATÓGENOS; ALGUMAS TÊM VENENO, COMO O ESCORPIÃO; ALGUMAS TRANSMITEM INDIRETAMENTE, COMO ALERGIAS E AFINS.
7 – Existe uma aceleração do desenvolvimento e adesão a utilização de métodos de controles biológicos para as grandes culturas, quais são os benefícios que este modelo de produção pode trazer para os produtores e consumidores?
ESTE É UM MÉTODO QUE DIMINUI A POLUIÇÃO; REDUZ RISCOS DOS APLICADORES DE QUIMICOS, UMA VEZ QUE COM O USO DO MIP, COM MONITORAMENTO E AFINS, EM CASOS NAO NECESSITA O CONTROLE QUIMICO, SOMENTE O BIOLOGICO, SEM PREJUDICAR O ECOSSISTEMA; EVITA ALIMENTOS CONTAMINADOS; EVITA A RESISTENCIA; NÃO AFETA A QUALIDADE DO SOLO.
8 – Com relação ao Manejo Integrado de Pragas, é correto afirmar que:
A – O monitoramento é dispensável, pois se utiliza o nível de dano econômico; B – A utilização de métodos de controle químico não é permitido;
C – A utilização de defensivos agrícolas é o único método de controle de pragas;
D – Como método cultural, há a rotação de culturas que consiste em plantar, alternadamente, culturas que não sejam hospedeiras das mesmas pragas, de modo a quebrar ou interromper o ciclo de desenvolvimento das pragas.
9 - Analise o texto a seguir:
No manejo de pragas, é considerado o método ideal de controle pela possibilidade de ele permitir a manutenção da praga em níveis inferiores ao de dano econômico, sem causar prejuízos ao ambiente e sem ônus adicional ao agricultor. Além disso, por sua compatibilidade com os demais métodos de controle, torna-se uma técnica ideal para ser utilizada em qualquer programa de manejo de pragas. Esse texto se refere ao método:
A- Genealógico;
B- Mecânico; 
C- Químico; 
D- Cultural; 
E- Biológico; 
 10– Cite um exemplo de dano causado por praga vetor de um organismo fitopatógeno em grandes culturas.
A CIGARRINHA NO MILHO (Dalbulus maidis), É UM INSETO VETOR DE PATOGENOS, FAZENDO A SUCÇÃO DA SEIVA DA PLANTA E INDIRETAMENTE TRANSMITE PATOGENOS DO ENFEZAMENTO NO MILHO, QUE ESTES SIM, PODEM CAUSAR DANOS QUE PODEM CAUSAR PERDAS TOTAIS NA LAVOURA.

Continue navegando