Buscar

roteiro teniase-1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO AGOSTINHO - UNIFSA
CURSO: ODONTOLOGIA
DISCIPLINA: PARASITOLOGIA 
PROFESSOR: ADALBERTO PAZ 
ALUNO (A): Hellen Sued de Araújo Pereira 
 
 TURMA:14M3A DATA:19\102021 
 
 ROTEIRO ESTUDO
01-A cisticercose é uma doença causada pela tênia. Diferentemente da teníase, a cisticercose é causada: (0,25)
a) pela ingestão das proglotes. b) pela ingestão dos cisticercos. c) pela ingestão de partes do indivíduo adulto. d) pela ingestão das larvas. e) pela ingestão dos ovos.
R- Letra “e”
02- A teníase e a cisticercose são doenças parasitárias que ainda preocupam as entidades sanitaristas. São medidas que controlam a incidência de casos dessas parasitoses: lavar bem os alimentos e tomar água fervida ou filtrada, para evitar a (0,25)
a) ingestão de ovos do parasita; e cozinhar adequadamente as carnes de porco e de boi para evitar a ingestão de cisticercos.
 
b) ingestão de ovos dos platelmintos causadores dessas doenças; e controlar as populações de caramujos, que são hospedeiros intermediários dos platelmintos.
c) ingestão de ovos dos nematelmintos, além de cozinhar bem as carnes de porco e de boi, ambos portadores desses nematelmintos.
d) ingestão de cisticercos; e controlar a população de insetos vetores, como o barbeiro, que transmite os ovos do parasita ao picar o homem.
e) ingestão de larvas dos platelmintos causadores dessas doenças; e controlar as populações de mosquitos, que são hospedeiros intermediários dos platelmintos.
R-Letra “a”
03). Muitas helmintíases são problemas de saúde pública e diretamente relacionadas a falta de saneamento básico e educação sanitária. Os platelmintos são responsáveis pela etiologia de algumas verminoses que afetam à saúde humana e causam prejuízos econômicos na atividade agropecuária, dentre eles várias espécies de tênias. Na família Taeniidae, dois cestodeos importantes que têm o homem como hospedeiro definitivo e obrigatório são: Taenia saginata e Taenia solium, conhecidas popularmente como “solitárias", cujos hospedeiros intermediários são, respectivamente, o boi e o porco. A teníase é uma alteração provocada pela presença do verme adulto, tanto a Taenia saginata quanto a Taenia solium, no intestino delgado humano, já a cisticercose é uma alteração provocada pela presença da larva da T. solium em hospedeiros intermediários anômalos como homem e cão. Sobre estas doenças, explique o ciclo biológico. (0,5)
R- O ciclo de vida da teníase começa quando um ser humano infectado evacua em um local sem saneamento básico e libera para o meio ambiente ovos ou proglotes grávidas (segmento do corpo da tênia que contém órgãos reprodutores) misturados às fezes. Uma vez no solo, esse ovos de tênia podem sobreviver durante dias a meses, dependendo das condições climáticas. Vacas, no caso da T. saginata, e porcos, no caso da T. solium, tornam-se infectados pela ingestão de vegetação contaminada com ovos ou proglotes grávidas. No intestino desses animais, o embrião da tênia liberta-se do ovo, invade a parede intestinal e consegue atingir a circulação sanguínea. Uma vez no sangue, o embrião viaja até vários órgãos, como cérebro, olhos, coração e músculos, onde se desenvolvem para a forma de cisticerco. O cisticerco contém cerca de 0,5 a 1 cm e pode sobreviver na musculatura de bovinos e suínos por muitos anos. Os seres humanos se infectam através da ingestão de carne crua ou mal cozida que contenham cisticercos. Após ser ingerido, ao chegar ao intestino humano, o cisticerco usa suas ventosas e ganchos para ficar aderido à mucosa. Uma vez estabelecido no intestino, o parasito consegue completar seu ciclo de vida, tornando-se um verme adulto dentro de 2 meses. A maioria das pessoas apresenta apenas uma única tênia, chamada de solitária, mas se houver ingestão de muitos cisticercos, é possível que o paciente desenvolva mais de um verme adulto ao mesmo tempo. A tênia é um verme que possui órgãos sexuais masculinos e femininos em suas proglotes, podendo ficar grávida sem a necessidade de um parceiro. A tênia possui cerca de 1000 proglotes, que, ao ficarem grávidas, destacam-se do corpo do verme e são liberadas nas fezes. Cada uma dessas proglotes pode produzir entre 50.000 e 100.000 ovos.

Continue navegando