Buscar

Reorganização Societária III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial (Cod.:690764) Código da prova: 39476087
Disciplina: Reorganização Societária (CTB03) Período para responder: 27/10/2021 - 12/11/2021 Peso: 3,00
1 - De acordo com o Código Civil, todos podem exercer atividade profissional de empresário, desde que
sejam civilmente capazes e não forem legalmente impedidos. Com relação ao impedimento legal em função do cargo que determinadas pessoas possuem, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(	) Juízes e delegados – a Constituição proíbe de serem empresários.
(	) Leiloeiros – são proibidos de constituírem sociedade, muito menos empresa. (	) Militares – atividade vedada aos militares da ativa de qualquer patente.
(	) Médicos e enfermeiros – é vedado atuarem no ramo farmacêutico, ou na área em que atuam, como, por exemplo, um oftamologista ter uma ótica.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A )	F - F - V - V.
B )	V - V - F - F.
C )	F - V - V - F.
D )	V - F - F - V.
2 - A incorporação está prevista no artigo 227 da Lei n. 6.404/76. Trata-se da operação na qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações. No processo de incorporação, normalmente, são realizadas três assembleias gerais: uma na incorporada e duas na incorporadora, sendo que nessas reuniões alguns aspectos merecem destaque. Sobre um desses aspectos,
assinale a alternativa CORRETA:
A )	Autorizar o aumento de capital a ser subscrito e realizado pelos atuais sócios da incorporada mediante versão do seu patrimônio líquido.
B )	Nomeação dos administradores que passaram a representar o conselho administrativo.
C )	Tomada de decisão para a implementação de novas políticas empresariais na incorporada.
D )	Deliberação sobre o plano de ação, metas e objetivos a serem implementados e alcançados para os anos seguintes na incorporada.
3 - A equivalência patrimonial é o método que consiste em atualizar o valor contábil do investimento ao valor equivalente à participação societária da sociedade investidora no patrimônio líquido da sociedade investida, e no reconhecimento dos seus efeitos na demonstração do resultado do exercício. Quando a
empresa pode deixar de aplicar o método de equivalência patrimonial?
I- Apresenta sérios problemas de liquidez.
II- Se corresponder, comprovadamente, a ganhos ou perdas.
III- Se decorrer de lucro ou prejuízo apurado.
IV- Não tem perspectivas de manter seus produtos no mercado devido à concorrência ou outros fatores etc.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A )	Somente a sentença III está correta. B )	As sentenças I e II estão corretas.
C )	As sentenças I e IV estão corretas. D )	Somente a sentença II está correta.
4 - De acordo com a Lei nº. 6.404/1976, a Incorporação é a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações, enquanto a Fusão é a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar uma sociedade nova, que lhes sucederá em todos os
27/10/2021 09:27
2/4
direitos e obrigações, e a Cisão é a operação pela qual a companhia transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim ou já existentes, extinguindo-se a companhia cindida, se houver versão de todo o seu patrimônio, ou dividindo-se o seu capital, se parcial a versão. Sendo assim, com base nessa Lei, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6404consol.htm. Acesso em 29 abr. 2020.
A )	As ações ou quotas do capital da sociedade a ser incorporada que forem de propriedade da companhia incorporadora poderão, conforme dispuser o protocolo de incorporação, ser extintas, ou substituídas por
ações em tesouraria da incorporadora, até o limite dos lucros acumulados e reservas, exceto a legal.
B )	A sociedade que absorver parcela do patrimônio da companhia cindida sucede a esta nos direitos e obrigações relacionados no ato da cisão, mas no caso de cisão com extinção, as sociedades que absorverem parcelas do patrimônio da companhia cindida deverão eleger, em assembleia geral, a companhia que será a responsável pelo ativo e passivo porventura supervenientes da sucessão relativos aos direitos e obrigações não relacionados.
C )	Apresentados os laudos, os administradores convocarão os sócios ou acionistas das sociedades para uma assembleia geral, que deles tomará conhecimento e resolverá sobre a constituição definitiva da nova
sociedade, vedado aos sócios ou acionistas votar o laudo de avaliação do patrimônio líquido da sociedade de que fazem parte.
D )	As operações de incorporação, fusão e cisão somente poderão ser efetivadas nas condições aprovadas se os peritos nomeados determinarem que o valor do patrimônio ou patrimônios líquidos a serem vertidos para a formação de capital social é, ao menos, igual ao montante do capital a realizar.
5 - A avaliação dos ativos pode ocorrer por meio de diversos métodos, cada qual possuindo suas
características e finalidades distintas. É correto afirmar que não há um só método de análise e que os métodos existentes podem ser utilizados simultaneamente. Considerando os métodos de avaliação de ativos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(	) A avaliação pelo método Preço Corrente de Saída considera o valor futuro de venda do ativo. (	) A posição da conta Passivo Realizável a Longo Prazo interfere na venda do ativo imobilizado. (	) A avaliação pelo método Valor de Liquidação é viável quando o ativo torna-se obsoleto.
(	) A avaliação pelo método Valor Descontado de Entrada de Caixas Futuros analisa os ativos pelo resultado futuro esperado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A )	V - F - V - V.
B )	V - V - F - V.
C )	F - V - F - F.
D )	F - F - V - F.
6 - Conhecer o conceito de ativo é necessário para que possamos entender as regras atreladas à sua avaliação e reavaliação. Fazem parte do ativo de uma entidade todos os bens e direitos por ela adquiridos. Assinale a
alternativa CORRETA que corresponda à definição de ativo:
A )	Conjunto de bens e direitos pertencentes à entidade. B )	A soma das despesas correntes do exercício social. C )	Lucro líquido registrado no balanço patrimonial.
D )	Os gastos despendidos e não pagos no exercício social.
7 - A personalidade jurídica da empresa é adquirida pela inscrição de seus atos constitutivos no órgão de registro próprio. Desta forma, a empresa adquire capacidade jurídica para assumir o quê?
A )	Ativos e passivos.
B )	Direitos e obrigações.
C )	Bens e direitos.
D )	Causas e danos.
8 - Observada a pretensão de cada sociedade, os administradores, nomeados pelos sócios da empresa,
assinam um documento intitulado protocolo. Neste protocolo devem constar informações que constituem o substrato econômico da operação. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Relação de substituição.
II- Critério de avaliação.
III- Variações patrimoniais posteriores.
(	) Ocorre durante o período compreendido entre a "data-base" e a data em que é aprovada a operação, havendo um acréscimo patrimonial (lucro) ou decréscimo (prejuízo) resultante das atividades sociais.
(	) Procura manter o equilíbrio patrimonial, ou seja, os sócios devem manter o mesmo patrimônio que tinham antes da operação, para que não ocorram ganhos ou perdas entre os acionistas envolvidos.
(	) Consiste no esforço de se tornar técnica uma questão inexoravelmente subjetiva para fins de ter uma base registrada no protocolo; neste caso, poderá ser o valor contábil.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A )	II - I - III.
B )	I - III - II.
C )	III - I - II.
D )	I - II - III.
9 - O ativo avaliado pelo seu custo histórico não possui nenhum tipo de reajuste ou incremento de valor para sua atualização. Dessa forma, seu custo permanece estático. Essa forma de avaliação apresenta algumas desvantagens devido à perda que o ativo sofre com o decorrer do tempo. Com base nos motivos que levam à desvalorizaçãodo ativo, analise as sentenças a seguir:
I- O ativo perde valor devido à desatualização tecnológica.
II- O ativo perde valor devido à desvalorização da moeda.
III- O ativo perde valor devido à sua perda de capacidade de produção.
IV- O ativo perde valor devido à reavaliação para venda.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A )	As sentenças II, III e IV estão corretas. B )	As sentenças I, II e IV estão corretas. C )	As sentenças III e IV estão corretas.
D )	As sentenças I, II e III estão corretas.
10 - A Lei 12.441/11 alterou a Lei 10.406/02 (Código Civil) para permitir a constituição da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada. A nova modalidade jurídica permite que empreendedores individuais tenham as mesmas proteções de quais sociedades?
A )	Sociedades simples.
B )	Sociedades de responsabilidade limitada. C )	Sociedades anônimas.
D )	Sociedades por cota de responsabilidade limitada.
11 - (ENADE, 2015) Conforme o artigo 248 da Lei nº 6.404/1976, atualizado pela Lei nº 11.638/2007 e pela Lei nº 11.941/2009, os Investimentos em Controladas, Coligadas e em outras sociedades que façam parte de um mesmo grupo ou que estejam sob controle comum serão avaliados pelo Método de Equivalência Patrimonial. De acordo com a legislação vigente, para a determinação do valor do investimento por esse método, aplica-se o percentual de participação no:
27/10/2021 09:27
4/4
A )	Capital Social sobre o valor do Lucro Líquido da Coligada e da Controlada, não se computando os resultados não realizados.
B )	Capital Social sobre o valor do Patrimônio Líquido da investidora, subtraindo-se desse montante os resultados não realizados decorrentes de negócios com a Companhia, Coligadas ou Controladas.
C )	Capital Social sobre o valor do Patrimônio Líquido da Coligada e da Controlada, somando-se a esse montante os resultados não realizados líquidos dos efeitos fiscais.
D )	Capital Social sobre o valor do Patrimônio Líquido da Coligada e da Controlada, não se computando os resultados não realizados decorrentes de negócios com a Companhia, Coligadas ou Controladas.
12 - (ENADE, 2012) Uma empresa considerou os benefícios econômicos futuros e a mensuração confiável do custo de um bem do seu ativo imobilizado. Esse procedimento se refere a qual etapa na avaliação dos
ativos fixos tangíveis?
A )	Reavaliação.
B )	Mensuração.
C )	Reconhecimento.
D )	Identificação de benefícios e riscos.

Outros materiais