Buscar

avaliação escrita1

Prévia do material em texto

G
Peso da Avaliação4,00
Prova29086292
Qtd. de Questões2
Nota8,50
1Os elementos da ação são considerados quando têm sentido de demanda e existem para garantia do estado democrático, uma vez que através da atividade jurisdicional o Estado intervém na vida e nos direitos dos particulares. Os elementos da ação são indispensáveis para que a jurisdição não venha a atuar mais de uma vez sobre a mesma causa controvertida ou sobre o mesmo direito. Disserte sobre os elementos da ação, as partes, a causa de pedir e o pedido.
Resposta esperada
As partes da ação são o autor e o réu; aquele que pleiteia e aquele em face de quem se pleiteia a tutela jurisdicional. A causa de pedir é composta pelos fatos que embasam, dão sustentação ao pedido formulado pelo autor e o pedido é a pretensão do autor deduzida em juízo, ou seja, aquilo que ele pretende obter com a tutela jurisdicional.
Minha resposta
Os elementos da ação são muito importantes, porque é através deles que vamos conseguir identificar e distinguir uma ação da outra. As partes num processo são autor e réu, sendo que autor é aquele que pede e réu é aquele que contra pede, esta relação jurídica processual acaba por ser triangular, levando ao juiz as petições. O litisconsórcio ou pluralidade ocorre quando há vários processos , mas também pode ser somente um sujeito. A causa de pedir pode por muitas vezes ser difícil de precisar, pois ela se refere ao CPC, ela acaba por identificar os elementos da ação, com a junção dos fatos da originalidade da lide, juntamente com os fundamentos do pedido formulados pelo autor na petição inicial justificando a pretensão do autor perante o juiz. O pedido é a causa de pedir, é um dos elementos da ação que submete determinados pedidos do autor passando pelo julgamento ou avaliação do juiz. Percebe-se no pedido uma divisão, o objetivo imediato e o objetivo mediato; O objetivo imediato corresponde a proveniência, o desejo do autor, de ter uma tutela jurisdicional. Já o mediato se refere ao a ação propriamente dita, sujeitar o réu a uma reivindicação de um titular para um determinado direito.
2O processo é composto por um conjunto de atos processuais, sendo que esses são praticados pelos sujeitos do processo de forma ordenada e concatenada, visando a um resultado final. De acordo com parte de doutrina, são três as espécies de vícios dos atos processuais: atos irregulares, atos inexistentes e atos nulos (invalidade). Disserte sobre o conceito de cada ato.
Resposta esperada
A irregularidade é o vício mais leve e ocorre quando o defeito na prática de um ato processual não causa prejuízo capaz de causar transtorno processual. A inexistência ocorre quando o ato processual não possui qualquer dos seus elementos constitutivos. A nulidade absoluta ocorre quando o ato processual é praticado violando norma processual de interesse público.
Minha resposta
Os atos processuais são processos realizados e praticados no andamento do processo, cada processo tem uma forma de ser praticado, desenvolvendo e regularizando o processo legal e contraditório. Existem regras específicas para seu cumprimento, devemos observar as regras gerais e específicas, podendo ser praticado pelos sujeitos do processo, aplicando um devido procedimento, para um bom desenvolvimento, tornando assim mais eficaz a relação processual. Os atos irregulares possuem menor nível de gravidade, é superficialmente formal, constata-se que o ato irregular é de mínima relevância, uma de suas características é a afronta a uma normalidade estabelecida,ela termina em si mesma não autentica o interesse das partes. O ato irregular acaba por não gerar prejuízo, independente da violação da formalidade. O ato inexistente acaba por muitas vezes impossível de ser visto como ato processual por sua falta de elementos construtivos e por suas falhas. O ato inexistente acaba por não ingressar no mundo jurídico por sua falta de preenchimentos e requisitos legais de existência, ou seja, uma sentença sem a assinatura de um juiz. A nulidade ou invalidade processual acontece quando o processo é defeituoso é realizado, não podendo dar continuidade ao processo pois perdeu sua validade. Tendo levado em conta que a regra do sistema processual o defeito pode gerar a nulidade do processo, pois a invalidação do ato deve ser vista como última opção, assim também como ocorre nos atos de meras irregularidades e seus defeitos não podem ser diretamente anulados.

Continue navegando