Buscar

Educação Fiscal - Estado e Tributação - EVG

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1
Analise as afirmativas:
1) Além das taxas e das contribuições de melhoria, são classificadas como tributos vinculados aquelas contribuições sociais cuja exigibilidade está condicionada a uma contrapartida do Estado. 
2) Apesar de sua extrema relevância, ainda não há definição legal de imposto.
3) A espécie taxa possui duas subespécies bem definidas e com características distintas, haja vista que, numa hipótese, a exigência do tributo ocorre porque o Estado exerce o denominado poder de polícia, enquanto noutro caso, dá-se a prestação de um serviço público, desde que específico e divisível.
4) A taxa de polícia tem total relação com a segurança pública.
5) Os impostos finalísticos servem de instrumentos à concretização do Estado concebido pela Carta de 1988, desde que efetivamente cobrados de acordo com a capacidade do contribuinte.
Sobre as espécies tributarias, é possível afirmar:
Escolha uma opção:
c. 1, 3 e 5 estão corretas. 
Questão 2
Questão 3
Analise as afirmativas:
1) A justiça fiscal somente será alcançada quando aqueles que estejam obrigados a contribuir tenham efetivamente capacidade para tal, e quando os detentores de maior capacidade econômica contribuam de acordo com esta capacidade. 
2) Em países que alcançaram melhores índices de desenvolvimento econômico e social – os nórdicos, principalmente – a propriedade representa o principal fator de escolha daqueles que suportarão o ônus fiscal.
3) Embora seja fruto da renda acumulada – e, portanto, já objeto de anterior tributação –, ser proprietário de bens e direitos representa economicamente uma manifestação de riqueza.
4) O mínimo existencial pode ser definido como o valor necessário para que uma família média possa prover seu sustento, mediante o atendimento de necessidades básicas, tais como alimentação, moradia, vestuário, transporte, lazer etc.
5) Um sistema tributário que queira estar subordinado ao princípio da dignidade humana haverá de estabelecer limites satisfatórios de isenção fiscal em relação à renda e em relação ao patrimônio.
Escolha uma opção: 
b. V-F-V-V-V 
Questão 4
Em relação ao período pós-crise do Estado de Bem-Estar Social, é possível afirmar:
1) O vácuo teórico e a incapacidade de gestão dos Estados nacionais – fenômenos que se seguiram à crise pós-keynesiana – abriram espaço para os defensores do Estado mínimo.
2) Sob a ótica da tributação, assiste-se a um processo de fortalecimento dos valores e princípios construídos ao longo da história do Estado do Bem-Estar Social. 
3) O princípio da capacidade contributiva passa a ser valorizado em demasia.
4) Reforçou-se a ideia de mero imposto-troca, a partir das concepções individualistas e às teses da fiscalidade mínima, surgidas nos anos oitenta.
5) O poder fiscal tornou-se um jogo para múltiplos centros de decisão públicos e privados que formam o tecido social, deixando de ser um atributo de um poder universal, representado até agora pelo Estado.
Escolha uma opção: 
b. Apenas 1, 4 e 5 estão corretas. 
Questão 5
Bervedge sustentava que: ”A combinação de diferentes fatores representa uma forte agressão ao Estado de Bem-Estar Social.” De acordo com a afirmação anterior, analise as seguintes assertivas:
1) A Revolução Cibernética torna trabalhadores pouco úteis, porque o ofício laboral para o qual estavam treinados desaparece, bem como fere o Estado de Bem-Estar Social, desencadeando, em grande escala, o sintoma do desemprego em massa e de longa duração.
2) A Revolução Feminista representa um desafio ao Estado de Bem-Estar Social na medida em que as mulheres passaram a disputar e assumir postos de trabalho outrora reservados aos homens, atribuindo ao Estado uma nova tarefa de proteção dos filhos das trabalhadoras: realizar investimentos em escolas e creches.
3) O crescente aumento da expectativa média de vida da população implica na ampliação dos ônus a serem suportados pelo Estado. Ônus esse que perpassa pela aposentadoria, assistência social e os custos com saúde.
4) O Estado de Bem-Estar Social passa a ser “vítima” do seu próprio sucesso. Uma vez que ele passa a assegurar níveis de condições de vida satisfatórias, há um crescente aumento na expectativa média de vida da população, o que implica a ampliação dos ônus a serem suportados pelo Estado.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
d. V-V-V-V 
Questão 6
Educação Fiscal deve ser entendida como um instrumento de disseminação de uma nova cultura cidadã, fundada nos seguintes pressupostos:
Escolha uma opção:
 a. Conscientização da função socioeconômica dos tributos; gestão e controle democráticos dos recursos públicos; vinculação entre educação, o trabalho e as práticas sociais; exercício efetivo da cidadania e dignidade da pessoa humana. 
Questão 7
Sobre a composição da carga fiscal no Brasil, é possível afirmar:
1) Qualquer abordagem que pretenda examinar tamanho da carga tributária só poderá ser realizada mediante sua comparação em relação ao Produto Interno Bruto – PIB. 
2) A carga tributária é um índice obtido mediante a comparação entre a totalidade da riqueza produzida em um país e o valor arrecadado a título de tributos. 
3) No Brasil, percebe-se um incremento na carga tributária a partir de 2011, devido à crise mundial ter afetado seriamente o Brasil.
Escolha uma opção:
c. Somente 1 e 2 estão corretas. 
Questão 8
Sobre os direitos fundamentais, analise as afirmações:
1) Os direitos humanos são inerentes à própria condição humana, em vista do que eles são mais fundamentais que os próprios direitos fundamentais. 
2) Há direitos fundamentais, em sentido material, que são incorporados por tratados internacionais sobre direitos humanos. 
3) Existem duas dimensões de direitos fundamentais. 
4) No campo tributário, os direitos fundamentais podem ser limitadores da ação estatal e, concomitantemente, constituir-se em objetivos a serem perseguidos pela tributação.
Escolha uma opção: 
d. V-V-F-V 
Questão 9
Questão 10

Continue navegando