Buscar

Prova de Auditoria e Perícia Contábil - Avaliação Objetiva

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1-Levando em consideração a NBC T 11, sobre os procedimentos técnicos básicos que o auditor deve utilizar, assim como a aplicação dos testes de observância e substantivos.
Leia a frase abaixo e selecione a alternativa com o procedimento técnico básico correto:
"Exame de registros, documentos e de ativos tangíveis."
A - cálculo
B - investigação e confirmação
C - observação
D - revisão analítica
E - inspeção (correta) 
2-Resumo da forma empregada para a auditoria, relacionando os tipos de levantamentos e testes que [serão realizados], qual a forma de amostragem de sua verificação e de abordagem para levantamento e conhecimentos dos dados e informações envolvidas no processo. Essa informação é muito importante, principalmente para o entendimento, pelas áreas auditadas, do trabalho que será realizado pela auditoria.
A partir dessa definição, a alternativa correta é:
A - Dimensionamento das Principais Operações do Processo .
B - Equipe de Auditoria.
C - Estimativa de Término da Auditoria.
D - Metodologia do Trabalho. (correta) 
E - Objetivos da Auditoria.
3-Considerando os passos fundamentais para o processo de auditoria, leia a frase abaixo e selecione a alternativa que corretamente relaciona a frase ao seu respectivo procedimento:
"É neste passo em que se determinam os métodos, indicadores e parâmetros para a coleta de provas, analisando as circunstâncias que influenciam na determinação da suficiência das informações levantadas."
A - Avaliação da afirmação (correta) 
B - Obtenção dos elementos comprobatórios
C - Análise da afirmação 
D - Formação de opinião
E - Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)
4-Segundo Almeida (1996, p. 30), quais são os principais objetivos do auditor interno?
Selecione a alternativa correta:
Verificar se as normas internas estão sendo seguidas.
Verificar a necessidade de aprimorar as normas internas vigentes.
Verificar a necessidade de novas normas internas.
Efetuar auditoria das diversas áreas das demonstrações contábeis e em áreas operacionais.
Assinale a alternativa correta:
A - Somente as afirmações I, II e III são verdadeiras.
B - Somente as afirmações I, II e IV são verdadeiras.
C - Somente as afirmações II e IV são verdadeiras.
D - Somente a afirmação I é verdadeira.
E - As afirmações I, II, III e IV estão corretas. (correta)
5- Quanto as Evidências de Auditoria, aprendemos que o termo prova, em auditoria, refere-se prioritariamente ao termo evidências, uma vez que se entende como prova tudo que indica veracidade de uma afirmação ou a realidade de um fato. Assim, a prova indica maior precisão material ou existência física de uma coisa, já que evidencia em sentido lato uma ideia de abstração. Desse modo, o conjunto dos fatos comprovados chama-se evidência de auditoria, que são provas suficientes, competentes e pertinentes ao objeto auditado. As evidências de auditoria são provas mais consistentes que os achados de auditoria, de acordo com as seguintes características:
______________ – a evidência de auditoria deve ser convincente não apenas para o auditor, mas a todos os interessados permitindo-lhes que cheguem à mesma conclusão a que o auditor chegou.
______________ – as evidências de auditoria devem dar suporte e credibilidade à conclusão do auditor.
______________ – precisam ter importância e valor na formação do juízo do auditor.
______________ – devem apresentar relação direta com o objetivo da auditoria.
Assinale abaixo a opção que apresenta a sequência correta das afirmações que preenchem as lacunas acima:
A - Objetividade, suficiência, validade e relevância.
B - Relevância, validade, suficiência e objetividade.
C - Suficiência, relevância, objetividade e validade.
D - Suficiência, validade, relevância e objetividade. (correta)
E - Validade, relevância, objetividade e suficiência.
6- A execução dos procedimentos de auditoria deve ser realizada através de provas seletivas, testes e amostragens, em razão da complexidade e volume das operações. Avalie qual dos itens abaixo estão conceituados pela NBCT11:
Testes de observância
Testes substantivos
Testes de fragilidade
Assinale a alternativa correta:
A - Os itens I, II e III estão corretos.
B - Somente os itens I e III estão corretos.
C - Somente os itens I e II estão corretos. (correta) 
D - Somente os itens II e III estão corretos.
E - Somente o iten I está correto.
7- O auditor, ao iniciar uma auditoria, irá avaliar os controles internos da empresa. Entende-se por controles internos, todos os instrumentos da empresa destinados à vigilância, à fiscalização e à verificação administrativa que permitam prever, observar e dirigir os acontecimentos que ocorrem dentro da empresa e que, porventura, produzam reflexos em seu patrimônio. A partir dessa definição, a alternativa correta é:
A - Pedido de confirmação.
B - Procedimento da primeira auditoria.
C - Procedimentos técnicos básicos. (correta) 
D - Revisões e atualizações no planejamento e nos programas de auditoria.
E - Tempo estimado, referência e indicação dos exames.
8- Considerando os passos fundamentais para o processo de auditoria, leia a frase abaixo e selecione a alternativa que corretamente relaciona a frase ao seu respectivo procedimento:
"Os procedimentos devem ser escolhidos pelo auditor, sendo essa etapa a de concretização do trabalho, transformando o programa detalhado de auditoria em evidências nos papéis de trabalho (documentação preparada pelo auditor durante a execução de seu trabalho)."
A - Avaliação da afirmação
B - Obtenção dos elementos comprobatórios (correta) 
C - Análise da afirmação
D - Formação de opinião
E - Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)
9- Analise quais dos itens listados abaixo compõe a Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC):
Atividades operacionais
Atividades de investimento
Atividades de financiamento
Resultado da DFC
Assinale a alternativa correta:
A - Somente as afirmações I e III estão corretas.
B - As afirmações I, II, III e IV estão corretas. (correta) 
C - Somente as afirmações I, II e IV estão corretas.
D - Somente as afirmações II e IV estão corretas.
E - Somente as afirmações I, II e III estão corretas.
10- O Planejamento de um projeto de auditoria de processos consiste no documento mestre para a execução do trabalho em que serão definidos todos os parâmetros e objetivos acordados com a gestão da área auditada. Deverá documentar, na íntegra, todas as conclusões geradas na reunião de definição dos objetivos do trabalho, acrescidas das informações necessárias à compreensão e ao entendimento da metodologia de trabalho que será adotada, da equipe e dos prazos envolvidos. Dentre alguns dos principais aspectos a serem incluídos em um planejamento, destacamos:
A - Demonstrações Financeiras, auditoria externa, auditoria interna e objetivos do processo apurados junto à sua gerência.
B - Metodologia do trabalho, dimensionamento das principais operações do processo, Escopo do trabalho e auditoria interna.
C - Objetivo da Auditoria, dimensionamento das principais operações do processo, auditoria externa e metodologia do trabalho.
D - Objetivo da Auditoria, emitido e aprovado por, perícia, demonstrações financeiras e escopo do trabalho.
E - Objetivo da Auditoria, riscos e controles associados identificados, estimativa de término da auditoria e equipe de auditoria. (correta) 
1-Como a função de perito e do assistente técnico são atribuições temporárias, um dia você é perito do juiz em uma demanda judicial, e em outra oportunidade poderá ser assistente técnico. A mútua colaboração é essencial para o desenvolvimento da profissão e como extensão para a melhoria da qualidade nos serviços prestados. 
Considerando as diferenças entre perito judicial e assistente técnico, avalie as alternativas abaixo e identifique qual delas se refere ao assistente técnico. Marque a alternativa correta:
A - Não está sujeito a impedimento ou suspeição. 
B - Profissional nomeado
em juízo para auxiliar o magistrado na busca da verdade sobre uma demanda judicial. (correta)
C - Poderá solicitar a escusa dos trabalhos caso julgue impossibilidade de execução da tarefa.
D - Recebe seus honorários pelo desempenho da sua função diretamente na justiça, normalmente mediante alvará, sendo pago pela parte que solicitou a perícia, ou pela parte autora, caso tenha sido solicitada por ambas, ou ainda determinada de ofício pelo juiz.
E - Está no rol dos auxiliares da justiça, assim como o escrivão, o oficial de justiça, o depositário, o administrador e o intérprete. 
2- A atividade de auditoria é desenvolvida por meio da aplicação de ferramentas de trabalho com o objetivo de formar uma opinião baseada em fatos, evidências e informações materiais possíveis e necessárias. Cabe ao auditor identificar e atestar a validade das afirmações, aplicando os procedimentos adequados a cada caso, até a obtenção de provas materiais que comprovem a afirmação auditada.
Leia a frase abaixo e selecione a alternativa que relaciona a prova correta à frase:
"Com a aplicação dos procedimentos de auditoria pelo auditor, é possível obter as provas necessárias para avaliar se os critérios estabelecidos estão sendo ou não realizados. Em suma, são fatos resultantes dos programas de auditoria com valor para o juízo do auditor na elaboração de sua opinião."
A - Achados de auditoria (correta)
B - A obtenção das provas
C - Evidências de auditoria
D - Exame físico
E - Evidências e informações
3- Quanto à origem da perícia, estudamos que o acúmulo de riquezas sempre foi um dos fatores que impulsionaram a humanidade desde os primórdios. Inicialmente, por uma questão de sobrevivência da própria espécie, e posteriormente por ambição, vaidade e, até mesmo, ganância. Na idade primitiva, os homens acumulavam riquezas estocando a caça para os tempos mais difíceis, tendo uma provisão de alimentos para enfrentar condições climáticas desfavoráveis. Com o passar dos anos e com a criação da moeda, o acúmulo da riqueza e seu controle incorporaram-se à contabilidade, que passou a ser uma técnica extremamente importante de registro do patrimônio das pessoas. O conceito clássico de patrimônio, segundo a visão da contabilidade, é o conjunto de bens, direitos e obrigações suscetíveis de avaliação econômica. Esse patrimônio formado pelas pessoas ao longo dos anos sempre foi alvo de disputas, brigas e desavenças. Assim podemos afirmar que:
A - Devido à formação de patrimônios coletivos, com o passar do tempo, houve a necessidade da codificação dos direitos e das obrigações por meio de regulamentos e leis, destacando-se o direito romano, que, em grande parte, era voltado para distribuir a riqueza formada pelos cidadãos junto aos reis por meio dos impostos e das taxas.
B - O juiz, entendendo que a documentação acostada aos autos pelas partes envolvidas nunca é o suficiente para uma justa e honesta decisão, não poderá determinar a produção de novas provas, através de perícia.
C - O objetivo da prova pericial é demonstrar a verdade, de maneira irrefutável e incontestável, a qual fará com que o magistrado tenha a plena certeza de estar praticando a justiça,
 isento de favorecimentos. (correta)
D - Para solucionar esse conflito, é necessário ter em mente que, ainda que o juiz tenha dificuldade de decidir sobre qual das partes tem razão, em uma demanda judicial é impossível que todos os envolvidos estejam certos. Em resumo: sempre alguém irá ganhar e outro irá perder.
E - Todavia, em razão de uma ambição subestimada, muitas vezes formando o seu patrimônio em detrimento da honestidade e legalidade, cada vez mais as pessoas passaram a buscar seus direitos na justiça para resolver polêmicas e controvérsias do réu, aquele que, em tese, lesou o direito de outrem.
4- O Conselho Federal de Contabilidade e o Ibracon editam normas com o objetivo de dar orientação ao auditor, para que durante o seu exercício profissional, possa ter embasamento consistente de modo a minimizar as dúvidas e incertezas que porventura venham a surgir durante a prestação de serviços de auditoria, em relação às questões éticas profissionais, minimizando as condutas indesejáveis.
Considerando os normativos emanados pelo Ibracon como postulados básicos da Ética Profissional que o auditor deve observar, analise os itens abaixo:
Relacione o segundo grupo com os enumerados no primeiro grupo.
As informações e dados obtidos quando da execução da auditoria devem ser reservados e não divulgados.
O auditor deve exercer sua atividade profissional de forma livre e independente sem subordinação à empresa auditada.
O auditor contratado não deve colocar outro profissional em seu lugar para executar o serviço contratado.
( )Independência profissional.
( )Intransferibilidade de função.
( )Sigilo e discrição.
Marque a alternativa que tem a ordem correta de numeração do segundo grupo:
A - I - II - III
B - III - II - I
C - I - III - II
D - II - I - III
E - II - III - I (correta)
5-Nas Normas Brasileiras de Contabilidade, mais precisamente na NBC TP 01 – Perícia Contábil, há uma regulamentação rigorosa sobre apresentação, terminologia, estrutura, entre outros temas, que trata especificamente sobre o laudo e o parecer pericial, mais especificamente dos itens 57 a 88. Assim, podemos afirmar que:
A - Em conformidade com o item 60 da NBC TP 01 – Perícia Contábil: O laudo pericial contábil e o parecer pericial contábil são orientados e conduzidos pelo perito-contador e pelo perito-contador assistente, respectivamente, que adotarão padrão próprio, respeitada a estrutura prevista nesta Norma. (correta)
B - Neles, nunca devem ser registrados de forma circunstanciada, clara e objetiva, sequencial e lógica, o objeto da perícia, os estudos e observações realizados, as diligências não executadas para a busca de elementos de prova desnecessários, a metodologia e critérios desejados, os resultados devidamente fundamentados e as suas reclusões.
C - No que se refere à forma de escrita que deve ser seguida por quem elabora laudos e pareceres periciais, a NBC TP 01 determina no seu item 62: que não podemos observar que a normativa proíbe que os peritos se utilizem de termos técnicos para a elaboração dos laudos e pareceres, pois, de fato, esses documentos são destinados a decisões desnecessárias, que têm como base a contabilidade, em que muitos termos e jargões específicos inexistem.
D - Percebemos claramente que não há a necessidade de padronização do laudo e parecer pericial, contendo uma desestruturação que leve quem deles se inutiliza a saber como foi conduzida a tarefa, além dos resultados a que o perito ou assistente técnico não chegaram.
E - Podemos nos esquecer de que tanto o laudo como o parecer pericial são destinados a pessoas conhecedoras de contabilidade, portanto, o desafio do perito consiste em redigir uma peça com conteúdo simples, entretanto, que seja plenamente compreendido por aqueles que vierem a se utilizar desse documento.
6- Considerando o artigo 5.º da Resolução CFC 803/96, que versa sobre os deveres e proibições aplicáveis ao auditor.
Analise as afirmações e selecione a alternativa correta:
Recusar sua indicação quando reconheça não se achar capacitado em face da especialização requerida.
Considerar com imparcialidade o pensamento exposto em laudo submetido a sua apreciação.
Abster-se de dar parecer ou emitir opinião sem estar suficientemente informado e munido de documentos.
Assinale a alternativa correta:
A - Somente as afirmações I e III são verdadeiras.
B - As afirmações I, II e III são verdadeiras. (correta)
C - Somente a afirmação II é verdadeira.
D - Somente as afirmações I e II são verdadeiras.
E - Somente as afirmações II e III são verdadeiras.
7-Eventualmente, na história da humanidade surgiram os patrimônios individualizados e com o passar do tempo, houve a necessidade de leis para regular os potenciais conflitos patrimoniais. Além disso, para fundamentar uma decisão razoável do juiz a documentação acostada
aos autos pelas partes envolvidas não é suficiente. Para suprir essa insuficiência o juiz pode determinar a produção de novas provas, através de perícia. 
Com base no texto acima, qual é o objetivo da prova pericial?
A - Demonstrar a verdade, de maneira irrefutável e incontestável, a qual fará com que o magistrado tenha a plena certeza de estar praticando a justiça, isenta de favorecimentos. (correta)
B - Auxílio da justiça, a fim de que a decisão proferida pelos magistrados esteja amparada por documentação produzida por pessoa que recebeu favorecimentos de alguma das partes.
C - Demonstrar a verdade, de maneira refutável e contestável, a qual fará com que o magistrado tenha a plena incerteza de estar praticando a justiça.
D - Para fundamentar uma decisão razoável do juiz com provas enviesadas.
E - Auxílio da justiça, a fim de que a decisão proferida pelos magistrados esteja amparada por documentação produzida por pessoa sem conhecimento ou experiência na área periciada.
8- O termo prova, em auditoria, refere-se prioritariamente ao termo evidências, uma vez que se entende como prova tudo que indica veracidade de uma afirmação ou a realidade de um fato. Assim, a prova indica maior precisão material ou existência física de uma coisa, já que evidencia em sentido lato uma ideia de abstração.
Considerando os procedimentos que originaram as evidências de auditoria, associe as classificações com seus respectivos conceitos:
Relacione o segundo grupo com os enumerados no primeiro grupo.
Evidência física
Evidência documental
Evidência testemunhal
Evidência analítica
( )Tipo de evidência obtida com a aplicação de entrevistas e questionários.
( )Obtida pela verificação de contratos, notas fiscais, recibos, títulos a receber, cartas e demais documentos, bem como através dos inquéritos, que são informações recebidas de pessoas de dentro e de fora da empresa por meio de declarações.
( )Conferência de cálculos, análise e comparação de dados.
( )Obtida através da inspeção física ou observação direta de bens, transações, pessoas, processos. Apresentada sob a forma de amostras físicas, fotografias, mapas, memorial descritivo etc.
Marque a alternativa que tem a ordem correta de numeração do segundo grupo:
A - IV - III - II - I
B - III - I - II - IV
C - III - II - IV - I (correta)
D - III - II - I - IV
E - I - II - III - IV 
9-No artigo 11 da Lei 6.385/76 estão previstas penalidades para os auditores que infringirem a Instrução 308 da CVM.
Avalie se as penalidades listadas abaixo estão previstas no artigo 11 da Lei 6.385/76 e selecione a alternativa correta. 
Advertência
Multa
Suspensão do exercício do cargo de administrador ou de conselheiro fiscal de companhia aberta, de entidade do sistema de distribuição ou de outras entidades que dependam de autorização ou registro na Comissão de Valores Mobiliários.
Assinale a alternativa correta:
A - Somente as afirmações I e II são verdadeiras.
B - Somente as afirmações I e III são verdadeiras.
C - Somente as afirmações II e III são verdadeiras.
D - Somente a afirmação I é verdadeira.
E - As afirmações I, II e III estão corretas. (correta) 
10- Considerando as condições morais e o padrão de conduta indispensáveis ao auditor, julgue quais características são verdadeiras (V) e falsas (F) segundo Franco e Marra (1992, p. 90).
Sendo assim, analise as sentenças a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
( )Integridade
( )Idoneidade
( )Justiça e imparcialidade.
( )Caráter ilibado
( )Respeitabilidade
A sequência correta é:
A - F - V - F - V - F 
B - V - V - V - V - V (correta)
C - V - V - F - V - F
D - F - F - F - F - F
E - V - V - V - V - F
1-Estudamos que o planejamento, em tudo que fazemos na nossa vida, é essencial para que possamos chegar ao caminho desejado com método e direcionamento, diminuindo as possibilidades de que algo de errado aconteça ao longo do percurso. Desde o momento em que temos discernimento e autonomia para tomarmos decisões, iniciamos o planejamento da nossa vida, traçando rumos de acordo com aquilo que acreditamos ser o mais adequado para o nosso futuro. Assim, planejamos quando casar, quanto ter filhos, nossa profissão, a aquisição de bens, enfim, uma infinidade de atos importantíssimos para o rumo da nossa vida. No planejamento da perícia contábil, devem estar contemplados os diversos locais onde serão desenvolvidas as atividades, e, sobre esse enfoque, Zanna (2005) classifica que o perito poderá trabalhar:
A - no cartório da vara extrajudicial – para perícia judicial; no escritório do contratante – para perícia extrajudicial, semi-judicial ou arbitral; nos locais onde são coletados os indícios, as evidências e as provas; no escritório do perdido.
B - no cartório da vara extrajudicial – para perícia judicial; no escritório do contratante – para perícia extrajudicial, semi-judicial ou arbitral; nos locais onde são coletados os indícios, as evidências e as provas; no escritório do perito.
C - no cartório da vara judicial – para perícia extrajudicial; no escritório do contratado– para perícia judicial, semi-judicial ou arbitral; nos locais onde são coletados os indícios, as negligências das provas; no escritório do perito.
D - no cartório da vara judicial – para perícia judicial; no escritório do contratado – para perícia judicial, semi-judicial ou arbitral; nos locais onde são coletados os indícios, as evidências e as provas; no escritório do perito.
E - no cartório da vara judicial – para perícia judicial; no escritório do contratante – para perícia extrajudicial, semi-judicial ou arbitral; nos locais onde são coletados os indícios, as evidências e as provas; no escritório do perito. (correto)
2-Considerando que o laudo ou o parecer pericial é um documento essencialmente técnico, estes documentos devem conter a estrutura requisitada pela NBC TP 01. Quais dos itens baixo o perito contábil deve expor sobre o desenvolvimento dos trabalhos? Sendo assim, analise as afirmações a seguir e posteriormente marque a alternativa correta. 
Determinação do objeto da prova pericial.
Finalidade da realização da perícia.
Descrição e exposição das análises realizadas.
Assinale a alternativa correta:
A - Os itens I, II e III estão corretos. (correto)
B - Somente os itens II e III estão corretos.
C - Somente os itens I e III estão corretos.
D - Somente os itens I e II estão corretos.
E - Somente o item III está correto.
3- A resolução NBC TP 01 (Perícia Contábil) é composta por 8 (oito) grandes tópicos, os quais norteiam os profissionais que atuam na área de perícia contábil em como exercerem a atividade, na consecução operacional das tarefas. 
Leia o fragmento abaixo:
"Na norma é descrito que o documento deve ser direcionado ao requerido, que é qualquer pessoa física ou jurídica, inclusive de direito público, que tenha a posse de documentos, coisas, dados ou informações úteis e indispensáveis para subsidiar a elaboração do laudo pericial contábil ou do parecer pericial contábil, e que o destinatário, por decorrência legal ou determinação de autoridade competente, esteja obrigado a fornecer elementos de prova."
Selecione a alternativa que apresenta o tópico da NBC TP 01 corretamente relacionada o fragmento acima. 
A - Termo de diligência (correto)
B - Planejamento
C - Execução
D - Laudo e parecer pericial contábil
E - Procedimentos
4-Quando se trata de perícia na esfera judicial, há previsão legal da coleta de material necessário para formar a convicção do perito. Conforme disciplina o artigo 473 do Código de Processo Civil, o laudo pericial deverá conter quesitos específicos.
Analise quais dos itens abaixo devem estar contidos no laudo pericial, segundo o artigo 473 do CPC.
A exposição do objeto da perícia.
A análise técnica ou científica realizada pelo perito.
A indicação do método utilizado.
Resposta conclusiva a todos os quesitos apresentados pelo juiz, pelas partes e pelo órgão do Ministério
Público.
Assinale a alternativa correta:
A - Os itens I, II, III e IV estão corretos. (correto)
B - Somente os itens I, III e IV estão corretos.
C - Somente os itens I, II e III estão corretos.
D - Somente os itens II, III e IV estão corretos.
E - Somente os itens I e IV estão corretos. 
5-"É o documento elaborado pelo perito-contador nomeado em juízo, no qual demonstrará como foi a condução do seu trabalho, sua metodologia aplicada, bem como resultados alcançados, para auxiliar o magistrado na tomada de decisões sobre determinada demanda."
Assinale a alternativa correta em relação ao documento contábil descrito no texto acima.
A - Laudo pericial contábil (correto)
B - Parecer pericial contábil
C - Papéis de trabalho contábeis 
D - Exame contábil
E - Certificação contábil
6-Para que o trabalho do perito tenha segurança e confiabilidade, este se utiliza de algumas técnicas de execução, consagradas pela literatura, e contidas na NBC TP 01 – Perícia Contábil. Essas técnicas poderão ser aplicadas conjuntamente ou de forma isolada, conforme as circunstâncias e necessidades de cada perícia. 
 Leia o trecho abaixo: 
"É a técnica que permite determinar valores por procedimentos estatísticos, como média, mediana, desvio padrão, quando não há condições de obter informações adequadamente registradas na contabilidade. Em trabalhos periciais, a utilização dessa técnica deve ser fundamentada e demonstrável, de modo a não gerar polêmicas, principalmente se participarem da mesma tarefa outros peritos, pois, nesse caso, cada um terá valores diferentes."
 Selecione a alternativa que contém a técnica descrita no trecho acima: 
A - Arbitramento (correto)
B - Avaliação
C - Exame
D - Certificação
E - Papéis de trabalho
7-A NBC TP 01 determina a forma de escrita que deve ser seguida por quem elabora laudos e pareceres periciais, nas seções de "APRESENTAÇÃO DO LAUDO PERICIAL CONTÁBIL" e "APRESENTAÇÃO DO PARECER PERICIAL CONTÁBIL".
Avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I - Tratando-se de termos técnicos atinentes à profissão contábil, devem os mesmos, quando necessário, ser acrescidos de esclarecimentos adicionais e recomendada a utilização daqueles de maior domínio público.
Porque
II - A linguagem adotada pelo perito-contador assistente deverá ser acessível aos interlocutores, possibilitando aos julgadores e às partes da demanda conhecimento e interpretação dos resultados obtidos nos trabalhos periciais contábeis.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. (correto)
B - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E - As asserções I e II são proposições falsas.
8-A resolução NBC PP 01 (Perito Contábil) foi separada em 14 (quatorze) tópicos, procurando informar aos profissionais de perícia os padrões pessoais necessários para o exercício da profissão. 
Leia o fragmento abaixo:
"Para o exercício da perícia contábil é necessário que o profissional mantenha adequado nível de conhecimento da ciência contábil, de normas brasileiras de contabilidade, além de assuntos atinentes à legislação profissional, com atualização permanente. A norma determina ainda que o profissional seja capaz de pesquisar, examinar, analisar, sintetizar e fundamentar a prova no laudo pericial contábil e no parecer pericial contábil."
Selecione a alternativa que apresenta o tópico da NBC PP 01 corretamente relacionada ao fragmento acima.
A - Competência profissional (correto)
B - Independência
C - Impedimento e suspeição
D - Objetivo
E - Modelos
9-Os procedimentos são um dos grandes tópicos da resolução NBC TP 01 (Perícia Contábil). No que concerne aos procedimentos, a norma estabelece que estes são voltados a fundamentar as conclusões a que o perito chegou, com vistas a elaborar o laudo pericial contábil, ou o parecer contábil. De acordo com a norma, os procedimentos de perícia contábil são classificados em múltiplas categorias.
Avalie os itens e sentenças abaixo, associe as categorias dos procedimentos com seus respectivos textos. 
Relacione o segundo grupo com os enumerados no primeiro grupo.
Exame
Vistoria
Indagação
Investigação
Arbitramento
( )É a diligência que objetiva a verificação e a constatação de situação, coisa ou fato, de forma circunstancial.
( )É a determinação de valores ou a solução de controvérsia por critério técnico-científico.
( )É a pesquisa que busca trazer ao laudo pericial contábil ou parecer pericial contábil o que está oculto por quaisquer circunstâncias.
( )É a análise de livros, registros das transações e dos documentos.
( )É a busca de informações mediante entrevista com conhecedores do objeto, ou de fato relacionado à perícia.
Marque a alternativa que tem a ordem correta de numeração do segundo grupo:
A - II - V - IV - I - III (correto)
B - I - II - III - IV - V
C - V - IV - III - II - I
D - II - V - I - IV - III
E - III - V - IV - I - II 
10- De acordo com estudos realizados por Alberto (2000), o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) foi pioneiro, no Brasil, em estabelecer normas voltadas para a área de perícia contábil, visando à preservação dos interesses da sociedade. Assim, os estudos da regulamentação sobre perícia contábil iniciaram no final de 1990, estendendo-se ao longo do ano de 1991, com audiências públicas em 1992, sendo que, nesse mesmo ano, foram editadas as Resoluções CFC 731 Normas Técnicas de Perícia Contábil (NBC T.13), e CFC 733 Normas Profissionais do Perito Contábil (NBC P.2), ambas emitidas em 22 de outubro de 1992. As referidas normas sofreram revisões e modificações por meio das Resoluções CFC 857 e CFC 858, em 21 de outubro de 1999. Atualmente:
A - Houve nova reformulação na normativa de contabilidade, voltada para o profissional que exerce a atividade de perito contábil, por meio da Resolução CFC 1.234, de 10 de dezembro de 2009, que aprovou a NBC PP 01 – Perito Contábil.
B - Houve nova reformulação na normativa de contabilidade, voltada para o profissional que exerce a atividade de perito contábil, por meio da Resolução CFC 1.224, de 10 de dezembro de 2009, que aprovou a NBC PP 01 – Perito Contábil.
C - Houve nova reformulação na normativa de contabilidade, voltada para o profissional que exerce a atividade de perito contábil, por meio da Resolução CFC 1.244, de 10 de dezembro de 2009, que aprovou a NBC PP 01 – Perito Contábil. (correto)
D - Houve nova reformulação na normativa de contabilidade, voltada para o profissional que exerce a atividade de perito contábil, por meio da Resolução CFC 1.254, de 10 de dezembro de 2009, que aprovou a NBC PP 01 – Perito Contábil.
E - Houve nova reformulação na normativa de contabilidade, voltada para o profissional que exerce a atividade de perito contábil, por meio da Resolução CFC 1.264, de 10 de dezembro de 2009, que aprovou a NBC PP 01 – Perito Contábil.
1- A auditoria é uma especialização da contabilidade. Esse termo também é usado para a atividade de inspeção, verificação, exame e comprovação. O objetivo da auditoria é oferecer uma opinião técnica e fundamentada.
Considerando o objetivo da auditoria analise as asserções abaixo:
I - No Brasil, para ser auditor reconhecido oficialmente pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e auditar as demonstrações contábeis financeiras das empresas, é preciso que o pretendente tenha formação acadêmica em Ciências Contábeis.
Porque
II - Os exames de auditoria obedecem a normas próprias que incluem procedimentos de comprovação de dados em estudo, à verificação de documentos, livros e registros, à obtenção de evidências de informações interna e externa que se relacionem com o controle do patrimônio e à exatidão dos registros e das demonstrações deles decorrentes.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. (correta)
B - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E - As asserções I e II são proposições falsas.
2 -A auditoria é uma especialização da contabilidade. Esse termo também é usado para a atividade de inspeção, verificação, exame e comprovação. O objetivo da auditoria é oferecer uma opinião técnica e fundamentada.
Considerando o objetivo da auditoria analise as asserções abaixo:
I - No Brasil, para ser auditor reconhecido oficialmente pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e auditar as demonstrações contábeis financeiras das empresas, é preciso que o pretendente tenha formação acadêmica em Ciências Contábeis.
Porque
II - Os exames de auditoria obedecem a normas próprias que incluem procedimentos de comprovação de dados em estudo, à verificação de documentos, livros e registros, à obtenção de evidências de informações interna e externa que se relacionem com o controle do patrimônio e à exatidão dos registros e das demonstrações deles decorrentes.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. (correta)
B - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E - As asserções I e II são proposições falsas.
3-Considerando que a perícia contábil é revestida de muita formalidade e que os resultados proporcionados por ela podem influir na decisão de pessoas, tirando o direito de uns e concedendo a outros, é de fundamental importância que tudo aquilo que foi obtido durante a tarefa seja devidamente registrado. 
Como são denominados esses registros realizados?
A - Papéis de trabalho (correta)
B - Exames
C - Certificação
D - Laudo
E - Acessibilidade aos dados
4- Considerando o artigo 5.º da Resolução CFC 803/96, que versa sobre os deveres e proibições aplicáveis ao auditor.
Analise as afirmações e selecione a alternativa correta:
Recusar sua indicação quando reconheça não se achar capacitado em face da especialização requerida.
Considerar com imparcialidade o pensamento exposto em laudo submetido a sua apreciação.
Abster-se de dar parecer ou emitir opinião sem estar suficientemente informado e munido de documentos.
Assinale a alternativa correta:
A - Somente as afirmações I e III são verdadeiras.
B - As afirmações I, II e III são verdadeiras.(correta)
C - Somente a afirmação II é verdadeira.
D - Somente as afirmações I e II são verdadeiras.
E - Somente as afirmações II e III são verdadeiras.
5- De acordo com Alberto (2000), o Conselho Federal de Contabilidade foi o pioneiro, no Brasil, em estabelecer normas voltadas para a área de perícia contábil, visando à preservação dos interesses da sociedade. No que se refere às normas de contabilidade inerentes às técnicas de perícia, também no dia 10/12/2009, o Conselho Federal de Contabilidade emitiu a Resolução CFC 1243, que aprovou a NBC TP 01 - Perícia Contábil. Essa resolução foi separada em tópicos, procurando informar aos profissionais de perícia os padrões pessoais necessários para o exercício da profissão. Abaixo, relacione cada tópico com sua respectiva característica.
( 1 ) Objetivo
( 2 ) Conceito
( 3 ) Competência profissional
( 4 ) Habilitação profissional
( 5 ) Educação continuada
( ) A norma determina que o profissional seja capaz de pesquisar, examinar, analisar, sintetizar e fundamentar a prova no laudo pericial contábil e no parecer pericial contábil, além de realizar seus trabalhos com a observância da equidade.
( ) Sob esse aspecto, louvamos a atitude do órgão regulamentador da profissão, pois, para o exercício da atividade pericial, existe a necessidade constante de estudo e atualização, de forma a estar capacitado na área de contabilidade e em suas ramificações.
( ) Proporcionar procedimentos voltados para a área de perícia quando o contador exerce a função de perito contábil.
( ) A normativa determina que, tão logo o perito seja nomeado, contratado ou indicado para a realização do trabalho pericial, deve comprovar sua habilitação profissional por intermédio da Declaração de Habilitação Profissional - DHP.
( ) Faz-se importante segregação entre os diversos profissionais de perícia de acordo com a natureza do trabalho, citando que o perito contador nomeado é o designado pelo juiz em perícia contábil judicial, o contratado é o que atua em perícia contábil extrajudicial e o escolhido é o que exerce sua função em perícia contábil arbitral.
A sequência correta para as afirmativas acima é:
A - 1, 5, 3, 4, 2.
B - 2, 4, 1, 5, 3.
C - 3, 1, 4, 5, 2.
D - 3, 5, 1, 4, 2. (correta)
E - 5, 1, 2, 4, 3.
6- É enorme honra ser indicado para auxiliar o magistrado em uma demanda judicial, na função de perito, mas devemos ter claramente evidenciadas as nossas eventuais limitações para poder aceitar do trabalho. Fatores pessoais ou situações externas alheias à nossa vontade, podem limitar a possibilidade de atuar como perito judicial. Com base nas possíveis limitações para aceitar o trabalho de perito judicial, avalie os itens abaixo.
Escusa
Impedimento
Suspeição
Assinale a alternativa correta:
A - Os itens I, II e III estão corretos. (correta)
B - Somente os itens I e III estão corretos.
C - Somente os itens II e III estão corretos.
D - Somente os itens I e II estão corretos.
E - Somente o item III está correto.
7- A partir do momento em que o perito sabe que irá realizar a perícia, seja ela judicial, semijudicial ou arbitral, deve traçar os rumos que conduzirão todo o trabalho a ser desenvolvido ao longo da tarefa, iniciando o seu plano de trabalho. 
Avalie os itens abaixo considerando as etapas do planejamento do trabalho pericial.
Pleno conhecimento da questão (se for judicial, pleno conhecimento do processo).
Pleno conhecimento de todos os fatos que motivam a tarefa.
Levantamentos prévios dos recursos disponíveis para exame.
Prazo ou tempo para execução das tarefas e entrega do laudo ou parecer.
Acessibilidade aos dados (se depende de muitos locais, com deslocamento, burocracias etc.).
Assinale a alternativa correta:
A - Os itens I, II, III, IV e V estão corretos. (correta)
B - Somente os itens I, IV e V estão corretos.
C - Somente os itens I, II e III estão corretos.
D - Somente os itens IV e V estão corretos.
E - Somente os itens III e V estão corretos.
8- Leia o parágrafo abaixo e selecione a alternativa que preenche a lacuna corretamente.
 _______________ é o documento elaborado pelo perito-contador nomeado em juízo, no qual demonstrará como foi a condução do seu trabalho, sua metodologia aplicada, bem como resultados alcançados, para auxiliar o magistrado na tomada de decisões sobre determinada demanda. 
A - Laudo pericial contábil. (correta)
B - Parecer pericial contábil.
C - Papel de trabalho.
D - Exame.
E - Avaliação.
9- O simples registro dos fatos e atos empresariais, dado o seu volume e sua heterogeneidade, não é muitas vezes suficiente em termos de informações, daí a necessidade de reunir esses fatos em demonstrações sintéticas, que recebem o nome de demonstrações contábeis.
Com base nos estudos das demonstrações contábeis, analise os itens abaixo.
Relacione o segundo grupo com os enumerados no primeiro grupo.
Balanço Patrimonial
Demonstração do Resultado do Exercício
Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos
Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido
( )Demonstra como surgiram os recursos econômico-financeiros do exercício e onde foram aplicados.
( )Exposição dos componentes patrimoniais.
(Passivo: fontes e origens de capital. Ativo: aplicações).
( )Visa relatar as variações patrimoniais, bem como o resultado econômico em um determinado período.
( )Abrange a variação sofrida no exercício no patrimônio dos sócios.
Marque a alternativa que tem a ordem correta de numeração do segundo grupo:
A - I - II - III - IV
B - III - I - IV - II
C - III - I - II - IV (correta)
D - II - I - III - IV
E - IV - I - II - III
10- Sobre a NBC TP 01 – Perícia Contábil, estudamos que essa resolução é composta por 8 (oito) grandes tópicos, os quais norteiam os profissionais que atuam na área de perícia contábil em como exercerem a atividade na consecução operacional das tarefas. Em relação à execução dos trabalhos, a norma faz o delineamento de como deve ser a relação profissional entre o perito-contador assistente e o perito-contador para que haja a cooperação de ambos no desenvolvimento da tarefa. Assim, é correto afirmar que:
A - É recomendado que, tão logo o perito-contador assistente tenha conhecimento da perícia, faça contato com o perito-contador, colocando-se à
 disposição para a execução conjunta da perícia.(correta)
B - É recomendado que, tão logo o perito-contador assistente tenha conhecimento da perícia, faça contato com o perito-contador, colocando-se à disposição para a execução individual da perícia.
C - Na recusa do trabalho conjunto, por parte do perito-contador, possa, este, deixar à disposição do perito contador assistente, parte da documentação obtida e gerada no decorrer da perícia, indicando local e hora para essa verificação.
D - Na recusa do trabalho individual por parte do perito-contador, possa, este, deixar à disposição do perito contador assistente, toda a documentação obtida e gerada no decorrer da perícia, indicando local e hora para essa verificação.
E - Visando ao registro dos fatos, a norma estabelece que o perito não deve manter registros dos locais e das datas das diligências, nomes das pessoas que os atenderem, livros e documentos ou coisas examinadas ou arrecadadas, dados e particularidades de interesse da perícia, rubricando a documentação examinada quando julgarem necessário e possível e juntando o elemento de prova original, cópia ou certidão.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais