Buscar

Desafios Ambientais na Sociedade Brasileira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

No filme “Lorax”, é apresentada uma sociedade que esgotou seus recursos naturais e aceitam esse cenário de degradação ambiental em que vivem. Hoje, de forma análoga ao pensamento dos cidadãos de Thneedville, cidade que se passa o filme, vemos parte da sociedade brasileira acomodada ao nosso atual sistema de produção que explora os recursos naturais. Com isso pode-se dizer que o atual ideal de produtividade juntamente com a falha educacional ambiental gera um agravamento no quadro ecológico do país.
Nessa perspectiva, acerca da superprodução do mercado brasileiro se torna possível a omissão nos processos econômicos que busca a renda independente de que nas atividades financeiras temos o desenvolvimento sustentável deixado de lado, não sendo visto como uma ação importante nos meios de produção. Ao meu ponto de vista para mudar essa relação de degradação do meio ambiente com produtos de empresas irresponsáveis no meu dia-a-dia posso consumir alimentos de produtos para agricultura familiar , comprar de vendedores locais que são transparentes no seu processo de criação e optar por comércios que tem um ideal sustentável.
Nota-se, que a desinformação no âmbito ambiental ainda é presente em decorrência da falta de ensino básico acerca do assunto. mesmo sendo previsto seu ensino pela Lei n°9795/1999 que trata da Política Nacional de Educação Ambiental e aprendizado ecológico é passado de forma supérflua e sem devida atenção nas redes de ensino, esse pode se dar pela falta de supervisão nas matérias referentes. Seria de grande ganho se além da parte teórica sobre assunto, atividades práticas que envolvessem o aluno e a comunidade também fosse desenvolvida, se fazendo presentes aplicadas no dia-a-dia do jovem.
Portanto, são essenciais medidas para a evolução de bons hábitos ambientais na sociedade brasileira.Para isso urge que o governo Federal por meio do Ministério do Meio Ambiente crie políticas que fiscalizem as formas de produção de empresas registradas e crie projetos que auxiliem no aprendizado nas escolas, afinal uma pessoa com conhecimento é uma pessoa consciente. Isso deve ser feito com o direcionamento de verbas para instituições que fiscalizam de perto os trabalhos, com o fim de potencializar a preservação. Assim, como na distopia de “Lorax” esperasse que os brasileiros entendam que em a natureza o mundo será perdido.

Outros materiais