Buscar

ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA - ATIVIDADE 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA – ATIVIDADE 1
A miscigenação brasileira vem basicamente de três raças: índios, negros e brancos. No contato entre os três, por razões diversas, os brancos (portugueses) ocupavam posição de destaque. A partir dessa configuração, e com a chegada de europeus de outros países, além de japoneses, a identidade brasileira foi sendo construída.  
Alimentação, religião, dança, música, hábitos comportamentais e valores que temos ainda hoje têm origem nessa época.  
Nossa história e nossa cultura são ricas. Desde sua descoberta, até os dias de hoje! 
Identifique os principais elementos de nossa cultura e de que etnia eles são originários.  
Identifique também os conflitos e convergências entre eles e sua presença no nosso cotidiano. 
Em sua resposta, exercite a escrita transcrevendo a pesquisa com suas palavras. Além disso, não esqueça de informar referências ou citações seguindo o modelo disponível e de acordo com a ABNT.
Resposta
A nação brasileira é formada por uma miscigenação de povos, sejam eles, índios, brancos e negros. O processo de construção da identidade brasileira iniciou-se no processo de colonização onde houve o contato entre os índios que habitavam o território brasileiro com os portugueses que chegaram ao Brasil em suas caravelas. Depois, em meados do século XVI os negros chegaram ao Brasil, trazidos pelos portugueses, para a realização de trabalhos escravo voltados para a agromanufatura açucareira no Nordeste e a extração de metais preciosos em minas gerais.
Além dos índios, portugueses e africanos, a cultura brasileira também é formada por hábitos trazidos por espanhóis, italianos, japoneses e outros, durante o processo de colonização e de imigração.
Toda essa mistura de povos e raças que neste território se fizeram presentes, contribuiu para a construção de nossa cultura, que é considerada tão eclética, tendo um pouco da cultura de cada um dos povos que aqui habitaram.
A música, literatura, culinária, as festas tradicionais nacionais (carnaval, cavalhadas de Pirinópolis, festival de Parintins, entre outros), e religião (sincretismo religioso) são elementos característicos da miscigenação da cultura brasileira.
Diversas etnias indígenas influenciaram na formação da cultura brasileira. No idioma, o tupinambá foi uma das línguas que mais se fez presente. Na alimentação, desenvolveu-se o hábito de comer açaí, caju, acerola, guaraná e mandioca.
A influência africana é identificada na cultura brasileira por meio da culinária, através da feijoada, moqueca, vatapá, entre outros; na arte, encontramos essa influência no samba, capoeira, além de influências na língua e religião por meio do candomblé. 
A influência europeia mais notória é a portuguesa, que se faz presente por meio da língua, que é o idioma oficial do país. Outra influência importante é a italiana que fortaleceu o catolicismo com práticas religiosas e celebração de santos. Os espanhóis também deixaram registrado a sua marca na cultura brasileira através da sua culinária, especialmente no que tange o consumo de vinhos, massas e azeite.
A influência asiática em nossa cultura foi trazida pelos japoneses em seu processo de diáspora. As influências mais notórias são tecnologia agrícola e esportes como judô, caratê, entre outras artes maciais. 
Como foi visto, a cultura brasileira é formada por diversas formas de cultura, seja de hábitos alimentares, relações sociais, artística e religiosa. E diante desse cenário temos alguns conflitos étnicos como é o caso do preconceito racial e religioso, onde algumas pessoas acreditam ser superiores a outras em detrimento de sua cor de pele, ou por fazerem parte de determinado grupo religioso. No entanto, temos também algumas convergências culturais como é o caso da religião católica trazidos pelos portugueses e fortalecidos pelos italianos, alimentos habitualmente consumidos pelos índios que junto aos alimentos trazidos por esses outros povos formam a nossa culinária brasileira.
E é essa mistura de povos, raças e costumes, que forma esse caldeirão cultural que é o Brasil.
Referências
https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/cultura-brasileira.htm (acessado em 31/10/2021)

Outros materiais