Buscar

Redação O DESAFIO DE REDUZIR AS DESIGUALDADES ENTRE AS REGIÕES DO BRASIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Redação 
Aluna Gabriela Painelli
TEMA - O DESAFIO DE REDUZIR AS DESIGUALDADES ENTRE AS REGIÕES DO BRASIL
   	 Desde o início da colonização do Brasil, quando o sistema de capitanias hereditárias foi implantado como forma de administrar o país, existem certas disparidades entre as regiões. Portanto, atualmente podemos notar que, assim como antigamente, ainda há a má distribuição de recursos públicos, o que acentua a desigualdade entre regiões no território brasileiro. Ademais, o grande preconceito existente sobre certas regiões faz com que elas sejam menosprezadas por parte dos governantes.
     	  Primeiramente, uma das principais formas de manter o país, vem dos impostos cobrados sobre a população, uma vez que, em tese, essas taxações são retornadas como melhorias na qualidade de vida. Porém, na prática isso se torna bastante diferente, tendo em mente que as áreas que tendem a estar em maior desenvolvimento, são as mais beneficiadas. As melhorias em qualidade de vida, como saúde, educação e emprego, são notadas apenas em regiões mais industrializadas ou internacionalmente mais conhecidas. Logo, com os direitos dos cidadãos, em regiões como nordeste e norte, onde a desigualdade predomina, não sendo exercidos, podemos evidenciar o livro “O cidadão de papel” em nossa realidade, pois segundo essa obra, os direitos constitucionais residem somente na teoria.
Além disso, é notável o preconceito com a população de algumas regiões do Brasil, o que traz consigo o aumento da desigualdade. Com os maiores investimentos do Governo nas regiões Sul e Sudeste, uma falsa impressão de superioridade é vista pelo povo dessas regiões, o que acarreta um estigma sobre as demais, que possuem um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) mais baixo. Na mídia ou redes sociais, há frequentemente o uso de expressões xenófobas. Podemos ver isso no Big Brother Brasil, por exemplo, onde a vencedora da edição de 2021 foi uma nordestina, e muitos ataques a ela foram notados durante o programa ou nas redes sociais por conta de sua origem.
     	Logo, o Governo Federal deve investir mais nas áreas menos favorecidas economicamente, uma vez que a população não tem seus direitos atendidos, como melhorar a condição dos postos de saúde, escolas e saneamento, para que essas regiões tenham uma equidade entre as demais, e com mais oportunidades de prosperar. Sendo assim, diminuirá também os casos de xenofobia, além de uma grande melhora na qualidade de vida da população em geral. 
Aluna Gabriela Painelli
NOTA 1000
C I – 200 C III- 200 C V- 200
C II- 200 C IV- 200

Continue navegando