Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Avaliação de Aspectos do Direito Constitucional

Pré-visualização | Página 1 de 1

1. Avaliação de Aspectos do Direito Constitucional
1..São diversas as classificações possíveis de uma Constituição. 
Com relação à classificação para a Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa CORRETA:
A)  Escrita. Dogmática. Outorgada. Flexível. Analítica. Dirigente. Ampliada. Normativa.
B)  Escrita. Dogmática. Outorgada. Rígida. Analítica. Dirigente. Reduzida. Normativa.
C)  Escrita. Dogmática. Promulgada. Flexível. Analítica. Dirigente. Reduzida. Normativa.
D)  Escrita. Dogmática. Promulgada. Rígida. Analítica. Dirigente. Reduzida. Normativa.
2..São as Constituições elaboradas e estabelecidas sem a participação popular, através de imposição do poder da época (exemplo: Constituições brasileiras de 1824, 1937, 1967 e EC nº 01/1969).
De que constituições estamos falando?
A)  Constituições nacionais.
B)  Constituições complexas.
C)  Constituições outorgadas.
D)  Constituições básicas.
3.. No primeiro, o constitucionalismo é visto como um movimento político-social cujo objetivo é a limitação do poder estatal. No segundo, como a imposição de que os Estados adotem cartas constitucionais escritas. Na terceira acepção, o constitucionalismo serve para indicar a função e a posição das constituições nas diversas sociedades. Por último, o “termo” constitucionalismo é também usado para se referir à evolução histórico-constitucional de um determinado Estado. Normalmente, em concursos públicos, as bancas examinadoras utilizam a primeira acepção, referindo-se ao constitucionalismo como sendo, na verdade, um movimento político-social. Por óbvio, o constitucionalismo não foi um movimento homogêneo em todos os Estados; daí a existência de variados “movimentos constitucionais”. Podemos mencionar, como exemplo, a existência do constitucionalismo inglês e do constitucionalismo americano, cada um com as suas peculiaridades.
Quanto ao âmbito da Teoria da Constituição, Normas Constitucionais no Tempo, Hermenêutica Constitucional e Preâmbulos Constitucionais, assinale a alternativa CORRETA:
A)  O princípio da interpretação conforme a Constituição é muito utilizado pelo Supremo Tribunal Federal, de modo a conformar normas infraconstitucionais em face da Constituição Federal, não as declarando inconstitucionais, mesmo em se tratando de normas não polissêmicas, cujo espaço de decisão do intérprete seja único, e mesmo quando o intérprete venha a atuar como legislador positivo.
B)  O Preâmbulo Constitucional consiste em um texto introdutório à Constituição, sendo uma declaração de princípios, de caráter obrigatório, vinculativo, cujo conteúdo é de observância necessária aos demais entes da federação, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal.
C)  A repristinação é o fenômeno pelo qual se permite que uma norma revogada possa voltar a vigir em face da revogação da norma que a revogou. 
D)  O princípio da força normativa da Constituição tem como finalidade conferir uma máxima efetividade da norma constitucional, demonstrando que o texto constitucional possui sua força normativa. Contudo, a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal não tem utilizado desse princípio.
4..É o estudo da teoria das constituições e da Constituição do Estado brasileiro. De forma analítica, é considerado o conjunto de princípios e normas que regulam a própria existência do Estado moderno, na sua estrutura e no seu funcionamento, o modo de exercício e os limites de sua soberania, seus fins e interesses fundamentais, e do Estado brasileiro, em particular.
Do que estamos falando?
A)  Direito trabalhista.
B)  Direito constitucional.
C)  Direito civil.
D)  Direito jurídico.
5..Estudar a Constituição não é estudar apenas o texto da Constituição Federal de 1988, deve-se estudar também os aspectos teóricos que cercam o
tema, ou seja, as teorias que foram criadas acerca da Constituição, formadas por especialistas no assunto, e o texto da própria Constituição. De acordo com o seu objeto de estudo, o Direito Constitucional é dividido em algumas  disciplinas. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(   f ) Pode-se afirmar, de forma ampla, que o objeto de estudo do Direito Constitucional não é a Constituição, que é a norma fundamental e que estrutura a organização do Município.
(  v  ) Direito constitucional positivo (particular ou especial): tem por objeto a interpretação, sistematização e crítica das normas constitucionais vigentes em um determinado Estado.
(   v ) Direito constitucional comparado: tem por finalidade o estudo comparativo e crítico das normas constitucionais positivas, vigentes ou não, de diversos Estados. O estudo teórico é feito com o intuito de destacar singularidades e contrastes entre as diversas ordens jurídico-constitucionais.
( v   ) Direito constitucional geral: compreende a sistematização e classificação de conceitos, princípios e instituições de diversos ordenamentos jurídicos visando à identificação dos pontos comuns, isto é, das características essenciais semelhantes de um determinado grupo de constituições. Por meio da disciplina, procura-se estabelecer uma teoria geral do direito constitucional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)  
 A) V - F - F - V.
B)  F - V - V - V.
C)  F - V - F - V.
D)  F - V - V - F..
6..Os servidores titulares de cargos efetivos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios serão aposentados voluntariamente, desde que cumprido tempo mínimo de dez anos de efetivo exercício no serviço público e de cinco anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria.
Sobre as condições necessárias para que isso ocorra, segundo a Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa CORRETA:
A)  60 anos de idade e 35 de contribuição, se homem.
B)  60 anos de idade e 35 de contribuição, se mulher.
C)  65 anos de idade, se homem, com proventos proporcionais ao tempo de serviço.
D)   60 de idade, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de serviço.
7..Quanto ao conteúdo, as constituições podem ser classificadas de duas formas.
Assinale a alternativa CORRETA sobre essa classificação:
A)  Materiais ou complexas e básicas.
B)  Materiais ou substanciais e formais.
C)  Imateriais ou substanciais e formais.
D)  Materiais ou substanciais e informais.
8.. Cada um dos poderes possui suas funções específicas.
Sobre o Poder Legislativo, assinale a alternativa CORRETA:
A)  É aquele que tem a tarefa de legislar, ou seja, fazer as leis.
B)  É a administração da justiça na sociedade, através do cumprimento de normas e leis judiciais e constitucionais.
C)  É o poder que executa, coloca em prática assuntos previamente deliberados pelo legislativo.
D)  É um braço do quarto poder, o Poder Moderador.
9..Foi o ano em que os analfabetos adquiriram o direito ao voto.
De que ano estamos falando?
A)  1988.
B)  2000.
C)  1946.
D)  1964.
10..Após a Revolução Paulista Constitucionalista de 1932 e a grande instabilidade política que assolou o país, Getúlio Vargas, a fim de se manter na presidência, promulgou, em julho de 1934, a Constituição Brasileira pela Assembleia Nacional Constituinte. Dentre as setes Constituições do Brasil, essa foi a que vigorou por menos tempo (oficialmente, por um ano), quando foi logo sucedida.
A respeito disso, assinale a alternativa INCORRETA:
A)  Segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, pacificada na ADPF 54, não configura crime a interrupção de gestação de feto anencefálico.
B) A Constituição de 1934 foi a primeira a tratar do Ministério Público como instituição, no capítulo “órgãos auxiliares à justiça”.
C)  A Constituição de 1891 inaugurou no nosso direito constitucional o chamado controle difuso de constitucionalidade.
D)  O Supremo Tribunal Federal consolidou entendimento no sentido da ilegalidade do início do cumprimento da pena mesmo após a condenação em segunda instância.
Parte inferior do formulário