Buscar

ARTICULAÇÃO SINOVIAL - ANATOMIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANATOMIA – CASO DISPARADOR 4 – 05/11/19
Na articulação do cotovelo foi retirada a narcoproximal na última edição do Dangelo e Fatini.
Tópico 2 e 4 cai com certeza na prova teórica.
ARTICULAÇÕES SINOVIAIS 
O material interposto entre essa articulação tem a forma da clara de ovo cru, com a mesma cor ou consistência. O elemento que se interpõe às peças que se articulam é um liquido denominado sinóvia, ou liquido sinovial. Nessas articulações o principal meio de união é representado pela capsula articular, a qual envolve a articulação, prendendo-se nos ossos que se articulam. Este liquido é o lubrificante natural da articulação, que permite o deslizamento com um mínimo de atrito e desgaste.
Elementos presentes em qualquer articulação sinovial: 
· Cartilagem articular
· Capsula articular 
· Membrana sinovial 
· Liquido sinovial 
· Cavidade articular
SUPERFÍCIES ARTICULARES E SEU REVESTIMENTO
Essas superfícies são revestidas por cartilagem hialina (cartilagem articular) que representa a porção do osso que não sofreu ossificação. Por conta desse revestimento, as superfícies articulares apresentam-se lisas, polidas e de cor esbranquiçada. Sabe-se que, a redução da mobilidade na articulação pode levar à fibrose da cartilagem articular, com anquilose da articulação (perda de mobilidade).
CÁPSULA ARTICULAR 
A cápsula articular é uma membrana conectiva que envolve a articulação sinovial como um manguito e se divide em membrana fibrosa (externa) e a membrana sinovial (interna), sendo que a fibrosa é mais resistente e pode estar reforçada por feixes formando os ligamentos capsulares.
No entanto, nas articulações sinoviais existem ligamentos independentes da cápsula articular denominados extrapsulares (ligamentos colaterais fibular e tibial), ou acessórios, e em algumas, como na do joelho, aparecem também ligamentos intra-articulares (ligamentos cruzados). Esses ligamentos do joelho também são extra-sinoviais, pois ficam situados do lado de fora da cavidade articular, não sendo banhados pela sinóvia.
Dentre as funções dos ligamentos e da cápsula articular, podemos citar: manutenção da união dos ossos; impedir o movimento em planos indesejáveis; limitar a amplitude dos movimentos considerados normais.
Essa membrana sinovial é a responsável pela produção da sinóvia, que é uma secreção ou um ultrafiltrado do sangue, que contém ácido hialurônico, que lhe confere viscosidade necessária à sua função lubrificante.
DISCOS E MENISCOS
Ficam interpostos às superfícies articulares em várias articulações sinoviais. Meniscos são encontrados na articulação do joelho. Em determinadas articulações, como o ombro e o joelho há grande pressão de contato, somada à manutenção do estresse mecânico, que são reduzidos com os discos e meniscos, cuja função é reduzir a pressão aplicada e distribuir o estresse mecânico. Exemplos de disco intra-articular são encontrados nas articulações esternoclavicular e temporomandibular. 
PRINCIPAIS MOVIMENTOS REALIZADOS PELOS SEGUIMENTOS DO CORPO
As articulações sinoviais podem não possuir eixo, ou possuir um, dois ou três eixos perpendiculares entre si, sendo eles: ântero-posterior, laterolateral e longitudinal. Dessa maneira, todo movimento é realizado em um plano determinado e o seu eixo de movimento é perpendicular àquele plano.
Dentre os movimentos ativos, temos: 
a) Movimentos de deslizamento: ocorre em articulações sinoviais que possuem superfícies plana ou ligeiramente curvas, como as articulações intercuneiformes do pé.
b) Movimentos angulares: ocorre diminuição ou aumento do ângulo existente entre o segmento que se desloca e aquele que permanece fixo.
Como exemplo temos os movimentos de flexão e extensão, abdução e adução. O primeiro ocorre no antebraço e no pé (este dizemos ser flexão dorsal e plantar do pé) e seu eixo de movimento é o laterolateral. Já o segundo tipo apresenta eixo de movimento ântero-posterior. São exclusivos dos membros e no caso da pelve e da coluna vertebral usamos os termos inclinação para a direita e para a esquerda.
c) Rotação: movimento em que o segmento fira em torno de um eixo longitudinal (vertical). Nos membros ocorre uma rotação medial e uma rotação lateral e o eixo de movimento é o vertical.
d) Circundução: é o movimento combinatório que inclui a adução, extensão, a abdução e a flexão resulta na circundução.
CLASSIFICAÇÃO FUNCIONAL DAS ARTICULAÇÕES SINOVIAIS
As articulações podem realizar movimentos em torno de um eixo, dois ou três, como já foi visto. É o critério para classifica-las funcionalmente. Assim, serão monoaxiais quando possuir somente um grau de liberdade, biaxial em torno de dois eixos e triaxial se forem realizados em torno de três eixos. 
Monoaxial 	articulação do cotovelo (flexão e extensão)
Biaxial 	articulação radiocarpal (extensão, flexão, adução e abdução)
Triaxial	articulação do ombro e do quadril (flexão, extensão, abdução, adução e rotação)
CLASSIFICAÇÃO MORFOLÓGICA DAS ARTICULAÇÕES SINOVIAIS
O critério para classificação morfológica das articulações é a forma das superfícies articulares. Temos os seguintes tipos:
· Plana: as superfícies articulares são planas ou ligeiramente curvas, permitindo deslizamento de uma superfície sobre a outra em qualquer direção. A sacroilíaca é um exemplo. A amplitude nas articulações planas e reduzida, mas pequenos deslizamentos entre vários ossos articulados permitem variedade e amplitude de movimento; isso ocorre por exemplo entre os ossos curtos do carpo, tarso e entre as vértebras. Trata-se de uma articulação monoaxial.
· Gínglimo: também denominado em dobradiça. A articulação do cotovelo é um bom exemplo de gínglimo. Por realizarem apenas movimento de flexão e extensão, as articulações sinoviais de tipo gínglimo são monoaxiais.
· Trocoidea: são seguimentos de cilindro, e, por permitirem somente o movimento de rotação, é monoaxial. Um exemplo típico é a articulação radiulnar proximal.
· Elipsoidea: caracteriza-se por superfícies articulares discordantes, ou seja, uma côncava e uma convexa. Permitem movimentos de flexão e extensão como também de adução e abdução, sendo portando biaxiais. Como exemplos temos a articulação radiocarpal e temporomandibular.
· Selar: tem a forma de sela, com a concavidade num sentido e convexidade em outro. Apesar de realizar os três tipos de movimentos, ela é classificada como biaxial pois a rotação isolada não pode ser realizada pelo polegar, mas sim, somente com a combinação dos outros movimentos. Ex.: carpometacarpal do polegar.
· Esferoide: apresentam superfícies articulares que são segmentos de esferas e se encaixam em receptáculos ocos. Esse tipo de articulação permite o movimento nos três eixos (triaxial). Ex.: ombro e do quadril.
As articulações umeroradial e talonavicular são esferoide mas não realizam todos os movimentos pois são compostas e dependem de articulações vizinhas que limitam a sua ampla mobilidade.
ARTICULAÇÕES SINOVIAIS SIMPLES E COMPOSTA
Quando apenas dois ossos se articulam, chamamos de simples (ex.: articulação do ombro) e quando há três ou mais ossos se articulando chamamos de compostas (ex.: articulação do cotovelo). Denomina-se complexa a articulação sinovial cuja cavidade articular está parcial ou totalmente dividida por um menisco ou por um disco.

Outros materiais