Buscar

Módulo 6-4

Prévia do material em texto

6.4 – A Declaração Switch
A declaração switch é uma maneira fácil e elegante de se fazer uma tomada de decisão com múltiplas escolhas. Na declaração switch, a variável é sucessivamente testada contra uma lista de inteiros ou constantes caractere. Quando uma associação é encontrada, o conjunto de comandos associado com a constante é executado. Veja a sintaxe de switch abaixo:
switch ( variável )
{
case valor1:
comandos;
break;
case valor2:
comandos;
break;
...
case valorx;
comandos;
break;
default:
comandos;
}
A declaração switch testa o valor de uma única variável. Note que existem vários “case”, cada um associado a um determinado valor. A declaração comparará o valor da variável com o valor de cada um dos “case”: quando uma associação é encontrada, os comandos pertencentes ao “case” relacionado são executados. Se nenhuma associação for encontrada, a declaração switch executará os comandos pertencentes ao bloco default (note que o bloco default é opcional: caso ele não exista, caso nenhuma associação seja encontrada a declaração switch termina sem que nenhum comando seja executado). O exemplo abaixo demonstra uma utilização da declaração switch.
#include <iostream>
using namespace std;
int main()
{ 
int option;
cout<<"Digite a opção desejada:\n";
cout<<"1. Opção 1\n";
cout<<"2. Opção 2\n";
cout<<"3. Opção 3\n";
option = 0;
cin>> option;
switch(option)
{
case 1:
cout<<"Você escolheu a primeira opção\n";
break;
case 2:
cout<<"Você escolheu a segunda opção\n";
break;
case 3:
cout<<"Você escolheu a terceira opção\n";
break;
default:
cout<<"Você escolheu uma opção inválida!\n";
}
system("PAUSE > null");
return 0;
}
Após o fim de cada bloco de comandos “case”, é comum utilizar o comando “break;”. Este comando interrompe a execução do laço em que o programa se encontra, fazendo com que o programa prossiga para o próximo comando imediatamente após o laço. No caso de switch, o comando break assegura que a execução da declaração switch termine, forçando o programa à voltar para sua execução normal. Caso omitíssemos os comandos break; no fim de cada bloco, a declaração switch executaria os comandos presentes no “case” em que a associação foi encontrada, e continuaria a executar todos os comandos presentes em todos os “case” na sequência (incluindo o bloco default) até o término da declaração switch. Note que este comportamento pode ser útil em alguns programas, como por exemplo uma sequência de operações matemáticas onde utilizamos a declaração switch para escolher o ponto de partida da sequência.

Continue navegando