Buscar

AVALIAÇÃO 2 - ECONOMIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GABARITO | Avaliação II - ECONOMIA
Peso da Avaliação 1,50 Qtd. de Questões 10 Acertos/Erros10/0 Nota10,00
1 À medida que aumentamos o consumo de mais uma unidade, a utilidade total aumenta, porém a utilidade marginal (a última unidade consumida) decresce. É precisamente a utilidade marginal que nos dará a percepção para escolher se continuamos consumindo ou não um determinado bem. A teoria marginalista do consumidor está sustentada em quatro princípios.
Assinale a alternativa CORRETA que descreva produtos “complementares”, sendo a utilidade total também acumulativa:
A No momento de satisfazer uma necessidade específica, o consumidor atribui graus de satisfações relativas em função dos produtos disponíveis e suas preferências.
B Isso significa que se um consumidor tiver a sua disposição diversos produtos complementares a serem consumidos, o seu grau de satisfação poderá ser ainda maior. Se no café da manhã o consumidor tem à disposição pão de queijo, logo, ele poderá acompanhar seu café com esses pães. Desse modo, seu grau de satisfação total será maior, e com certeza poderá ser ainda maior do que o grau de satisfação consumindo só com café.
C O consumidor sempre buscará consumir uma combinação de produtos, ou seja, produtos e serviços complementares, no exemplo do café da manhã: café, leite, suco, pão de queijo, torrada, chá etc. Assim, a decisão de consumir será racional, fazendo com que suas escolhas sejam levadas em consideração. O grau máximo de satisfação é relativo, a ser obtido em cada um dos produtos, levando em consideração a sua renda disponível.
D Isso quer dizer que a satisfação pode ser mensurada em termos relativos para cada consumidor. Apesar de que cada consumidor possui gostos e preferências específicas, ele percebe um grau subjetivo de utilidade em cada um dos produtos e serviços a serem consumidos. Grau de utilidade que pode ser comparado e medido como o grau de utilidade atribuído para outros produtos semelhantes. 
2Com as constantes alterações de preços, o consumidor será sempre afetado pelo preço que desembolsará pelo produto. Entretanto, quando a oferta de um produto permanece praticamente inalterada, mesmo depois de mudanças significativas nos seus preços, pode-se afirmar que este produto apresenta:
A Uma oferta inelástica.
B Uma procura inelástica.
C Uma procura elástica.
D Uma oferta elástica.
3Em um processo de negociação natural do mercado, devemos avaliar como a dinâmica de mercado determina o preço de equilíbrio. Esta avaliação é realizada por meio da análise das situações extremas: comportamento da procura e da oferta quando o preço de um bem ou serviço estiver bem baixo e comportamento da procura e oferta quando o preço estiver bem alto. Sobre a oferta e a demanda, analise as sentenças a seguir:
I- Quando os preços forem altos em relação ao preço ideal, os consumidores compram menores quantidades em relação às quantidades que os empresários desejam vender, forçando-os a ofertar seus produtos/serviços em um preço menor.
II- Quando os preços forem muito baixos, os consumidores estão dispostos a comprar maiores quantidades. No entanto, nesse nível de preços, os produtores podem ter pouco estímulo em vender essas quantidades, levando essa condição para um desequilíbrio de mercado.
III- Quando a oferta de um produto ou serviço for maior que a demanda, os empresários procuram aumentar seus preços para que, com isso, alavancar suas vendas.  
IV- Quando a procura de um bem ou serviço for maior que a oferta os empresários procuram diminuir os preços dos produtos.
Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença I está correta.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.
4 O incentivo a produzir mais de um produto ou serviço está ligado à reação dos preços destes no mercado. Contudo, cada tipo de bem e/ou serviço tem uma reação diferente à variação de seus preços; portanto, existem vários tipos de elasticidade-preço da oferta. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Oferta Elástica.
II- Oferta de Elasticidade Unitária.
III- Oferta Inelástica.
(    ) Um aumento de 20% no preço de uma mercadoria implica uma expansão de 20% de sua oferta. Neste caso, E = 1,0.
(    ) Um aumento de 10% no preço de uma mercadoria implica um incremento de 20% na sua oferta. Neste caso, E = 2,0.
(    ) Um aumento de 40% no preço de uma mercadoria implica um incremento de 20% na sua oferta. Neste caso, E = 0,5.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A I - II - III.
B II - I - III.
C III - II - I.
D I - III - II.
5 A elasticidade-preço da procura apura o grau de sensibilidade das quantidades procuradas em função da variação no preço das quantidades. Matematicamente, esta análise pode ser interpretada por meio da função da elasticidade-preço da procura. Existem pelo menos três grandes grupos de elasticidade-preço da procura: Procura Elástica, Elasticidade Unitária e Procura Inelástica. Com relação a esses grupos, analise as sentenças a seguir:
I- Na procura elástica, a variação relativa das quantidades procuradas é menos do que o proporcional à variação relativa dos preços.  
II- Na procura inelástica, um aumento nas quantidades procuradas é mais do que proporcional à redução relativa dos preços.        
III- Na elasticidade unitária, a variação relativa das quantidades procuradas é exatamente proporcional à variação relativa dos preços.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e II estão corretas.
B Somente a sentença I está correta.
C Somente a sentença III está correta.
D Somente a sentença II está correta.
6 O mercado pode apresentar várias estruturas, que dependem de como está organizada a sociedade em geral e, às vezes, também através da estrutura específica de um produto ou serviço. Sobre as estruturas de mercados, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Concorrência Perfeita.
II- Monopólio.
III- Oligopólio.
(    ) Acontece quando há no mercado vários vendedores com uma grande quantidade ofertada.
(    ) Acontece quando existe apenas um vendedor de um determinado produto, ou seja, apenas uma empresa produz as mercadorias oferecidas no mercado.
(    ) É uma situação em que um pequeno número de empresas é responsável pela produção dos produtos destinados ao mercado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A I - II - III.
B II - I - III.
C I - III - II.
D III - II - I.
7 Uma única empresa tem condições de produzir e ofertar um determindao bem ou serviço à sociedade.A que o exposto se refere?
A Economia alternativa.
B Monopólio.
C Oligopólio.
D Economia fixa.
8 Considerando a teoria microeconômica, o preço de equilíbrio é determinado pelo mercado, por meio de uma dinâmica entre preços e quantidades a serem ofertadas e procuradas pelos agentes econômicos, processo conhecido como a Lei da Demanda e da Oferta. Com relação a esta lei, suponha a seguinte situação com o produto pão francês: o preço do quilo está em R$ 12,90. Em função deste preço, a quantidade procurada pelos consumidores é apenas de 900 quilos, já a quantidade ofertada pelos produtores é bem maior, 11.000 quilos. Considerando isso, analise as sentenças a seguir:
I- A demanda é menor que a oferta. Em função disso, há uma tendência de queda nos preços.
II- A capacidade de produção não vai dar conta da demanda; portanto, há tendência de elevação dos preços.
III- A quantidade procurada é igual à capacidade ofertada; os preços encontram-se num equilíbrio no mercado.
IV- Nesta situação, a procura é maior do que a oferta. Em função disso, há uma tendência de queda dos preços.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença I está correta.
B
As sentenças II e IV estão corretas.
C
As sentenças III e IV estão corretas.
D
Somente a sentença IV está correta.
9 A elasticidade-preço da oferta calcula a sensibilidade da quantidade ofertada de um determinado bem ou serviço em funçãoda variação do preço do bem ou serviço. Matematicamente, esta análise pode ser interpretada por meio da função da elasticidade-preço da oferta. Existem pelo menos três grandes grupos de elasticidade-preço da oferta: Oferta Elástica, Oferta de Elasticidade Unitária e Oferta Inelástica. Sobre esses grupos, analise as sentenças a seguir:
I- Na Oferta Elástica, a expansão relativa das quantidades ofertadas é mais do que proporcional ao incremento relativo dos preços.  
II- Na Oferta de Elasticidade Unitária, a expansão relativa das quantidades ofertadas é proporcional ao aumento relativo dos preços.        
III- Na Oferta Inelástica, a expansão relativa das quantidades ofertadas não é menor do que a proporcional ao incremento relativo dos preços.
  
Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença I está correta.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D Somente a sentença III está correta.
10 O lucro pode ser definido como a diferença entre a receita total e o custo total. Os custos, por sua vez, são divididos em custos fixos e custos variáveis. Para o empresário saber em que nível os lucros podem ser maximizados, ele deve observar também o comportamento dos custos fixos e variáveis. Sobre essas categorias de custos, analise as sentenças a seguir:
I- Os custos variáveis estão diretamente vinculados ao processo produtivo. Quanto mais quantidades de um produto forem produzidas, maiores serão os custos variáveis.  
II- Os custos fixos não aumentam em função do aumento da produção. São exemplos de custos fixos: aluguel e amortização de equipamentos.        
III- Os custos variáveis são necessários para manter o potencial produtivo pronto para ser utilizado a qualquer momento. Estes custos não se alternam conforme aumenta a produção.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentença II e III estão corretas.
B Somente a sentença III está correta.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentenças I e II estão corretas.

Continue navegando