Buscar

Resenha de artigo - FORMAS DE HUMUS EM FRAGMENTOS DE FLORESTA ATLANTICA DE TABULEIROS: EXTRATIVISMO

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO 
CURSO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA (BACHARELADO)
2021.3 EAD
RESENHA DE ARTIGO: FORMAS DE HÚMUS EM FRAGMENTOS DE FLORESTA ATLÂNTICA DE TABULEIROS - ES, BRASIL: EFEITO DO EXTRATIVISMO SELETIVO SOBRE O SUBSISTEMA DE DECOMPOSIÇÃO.
ERICA TUJI
MOGI DAS CRUZES/SP
2021
Universidade Estácio de Sá (UNESA)
Núcleo de Ensino à distância (NEAD)
Bacharelado em Ciências Biológicas
ATIVIDADE PARA PERÍODO DE ISOLAMENTO
SDE4578 Pedologia e Geopaleontologia (bacharelado)
1. Análise de artigo
Esta atividade é destinada aos alunos de bacharelado, da disciplina de PEDOLOGIA E GEOPALEONTOLOGIA PARA BIOLOGIA (SDE4578) devido aos problemas ocasionados pela pandemia de COVID-19 e a necessidade do isolamento social. Sendo assim, está sendo proposta a análise do artigo abaixo. Para isso você deve lê-lo e fazer uma resenha, de no Maximo 20 linhas, explicando as seguintes questões: 
1) Quais as diferenças encontradas entre as áreas impactadas e a área controle (Reserva de Sooretama), com relação ao acúmulo de matéria orgânica no solo, raízes finas e quantidade dos nutrientes analisados? 
2) O que essas diferenças estão indicando sobre o funcionamento do ecossistema e sobre os impactos que eles sofreram? Ou seja, o que eles indicam sobre a dinâmica da reciclagem de matéria orgânica? 
Irene Garay, Felipe Noronha, Roseli Pellens & Daniel Vidal Pérez. 2017. FORMAS DE HÚMUS EM FRAGMENTOS DE FLORESTA ATLÂNTICA DE TABULEIROS - ES, BRASIL: EFEITO DO EXTRATIVISMO SELETIVO SOBRE O SUBSISTEMA DE DECOMPOSIÇÃO. Oecologia Australis, 21(2): 129-146, dói: 10.4257/oeco.2017.2102.04, disponível em https://revistas.ufrj.br/index.php/oa/article/view/11914
Os estudos foram realizados em três sítios:
1 – área nuclear representada pela REBIO Sooretama (SOO Reserva);
2 – 2 fragmentos com histórico de extrativismo e diferente grau de impacto: Pasto Novo (PN) e Bionativa (BIO).
Em cada sítio foi delimitada uma área, datadas e subdvididas em:
- camadas L (folhas mortas inteiras); camadas F (fragmentos foliares); camada Ai camada superficial e camada horizonte A, pouco mais profunda.
A diferença de matéria orgânica encontrada são menores nas área de SOO em comparação às áreas impactadas no horizonte A. A qualidade do folhiço difere entre os sítios com menores proporções de cálcio e fósforo nos fragmentos. 
O padrão de acumulução de nutrientes nas camadas foliares se mantém nos três sítios, sendo a maior quantidade encontradas nos restos foliares em decomposição na camada F.
As estimativas de estoque entre as camadas Ai e horizonte A mostram uma concentração de nutrientes superiores no horizonte A em relação ao Ai. A explicação é a consequência das quantidades dos materiais que formam cada uma dessas camadas húmicas.
O solo de REBIO Sooretama, parece oferecer uma maior disponibilidade de bases de troca, especialmente de Ca+ enquanto, nos fragmentos, o acúmulo de matéria orgânica e de N sugere uma menor velocidade de decomposição. 
O conjunto dos resultados sugere uma menor reciclagem de cálcio e um menor “turnover” da matéria orgânica nos fragmentos onde houve extrativismo do que na área de controle.
Os fatores: clima, composição química das folhas e modalidade de decomposição dos restos foliares afetam as características dos horizontes pedológicos, determinando a qualidade do folhiço e sua evolução, com consequência direta sobre a reciclagem de nutrientes.

Continue navegando