Buscar

Introdução à administração de redes de computadores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução à administração de redes de computadores
1. O aumento da utilização e aplicação de redes de computadores tornou o gerenciamento delas um desafio. Para facilitar a administração de redes, a Organização Internacional de Padronização (ISO) define cinco áreas de gerenciamento. Assinale a alternativa que apresenta as áreas de gerenciamento padronizadas pela ISO.
A. Gerenciamento de configuração, de falhas, de desempenho, de segurança e de contabilização.
(A ISO define cinco áreas de gerenciamento, conhecidas como FCAPS: Fault, Configuration, Accounting, Performance e Security. Em português: falha, configuração, contabilização, desempenho e segurança.)
2. No contexto de redes de computadores, protocolos são regras que definem como determinados serviços devem ser implementados. Em relação à administração de redes de computadores, o protocolo base é o SNMP (Simple Network Management Protocol). Sobre esse protocolo, assinale a alternativa que apresenta o método correto para configurar os dispositivos gerenciados.
B. SET-request.
(O método correto aplicado para configurar dispositivos gerenciados com SNMP é o SET-Request, capaz de atualizar uma ou mais variáveis. O GET-request lê o valor de uma ou mais variáveis. O método trap é aplicado para enviar mensagens de trap entre os agentes de uma rede. Head e post não são métodos do SNMP.)
3. Existem diferentes versões do protocolo SNMP, e cada uma delas apresenta métodos diferentes. Assinale qual das alternativas a seguir apresenta o motivo pelo qual implementar a versão 3 do SNMP para o gerenciamento de redes pode ser mais vantajoso que implementar uma versão anterior.
E. Implementação na segurança, como privacidade, autenticação e controle de acesso.
(A versão 3 do protocolo SNMP foi desenvolvida para solucionar os problemas de segurança das versões anteriores. Essa versão fornece acesso seguro às informações de gerenciamento por meio de autenticação e criptografia de pacotes. A versão 2 do protocolo SNMP trouxe uma ampliação dos comandos de gerenciamento.)
4. Management information base (MIB, em português, base de informações de gerenciamento) é um banco de dados presente nos dispositivos gerenciados de uma rede, como, por exemplo, roteadores. As informações armazenadas no MIB são divididas em dois grupos. Assinale a alternativa que indica quais são esses grupos.
B. Estáticas e dinâmicas.
(O management information base (MIB, em português, base de informações de gerenciamento) armazena informações estáticas e dinâmicas. As informações estáticas são aquelas que não se alteram durante a operação da rede. Já as informações dinâmicas são derivadas das informações estáticas obtidas, sendo calculadas por meio de operações matemáticas.)
5. O simple network management protocol (SNMP, ou, em português, protocolo de gerenciamento simples) é composto por uma série de componentes. Assinale a alternativa que apresenta os três principais componentes de uma rede gerenciada SNMP.
B. Equipamento gerenciado, agente e software de gerenciamento de rede. 
(Os principais componentes em uma rede com gerenciamento SNMP são: equipamento gerenciado, agente e software de gerenciamento de redes. Todo equipamento gerenciado é importante para o protocolo SNMP, não somente o roteador. Cliente não é um componente importante neste contexto.)

Continue navegando